Quinta-feira, 11 de outubro de 2012, atualizada às 09h00

HU abre inscrições para atender mulheres no climatério

Da Redação
climaterio

O Hospital Universitário da Universidade de Juiz de Fora (HU/UFJF) abriu as inscrições para as mulheres interessadas em participar do ambulatório de climatério. O grupo acontece durante seis segundas-feiras das 8h às 9h30, no Hospital Universitário, na Unidade Santa Catarina. A próxima reunião será no dia 5 de novembro, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (32) 4009-5345 ou 4009-5364.

O projeto é coordenado pelo médico ginecologista Álvaro Polisseni, e visa atender à mulher climatérica, abordando aspectos emocionais, biológicos e sociais de sua saúde, deixando de lado a intervenção convencional, de enfoque exclusivamente biomédico e ajudando as mulheres a entender e compreender um pouco dessa fase.

Além disso, de acordo com a assessoria do HU, o projeto pretende avançar em direção a uma prática de promoção da saúde global, prevenção de doenças e, consequentemente, a busca de uma melhor qualidade de vida, a partir da troca de informações, de vivências, da problematização de conceitos e da aquisição de novos conhecimentos. O climatério conta com a abordagem em diversas áreas profissionais (Medicina, Serviço Social, Psicologia, Nutrição e Educação Física).

O climatério

Também conhecido por menopausa, é a fase de vida da mulher que começa por volta dos 40 anos de idade e é caracterizado pela diminuição fisiológica da função ovariana durante a qual existem alterações endócrinas, somáticas e psíquicas. Um momento marcante do climatério é a menopausa, que significa a última menstruação.

O déficit hormonal no organismo pode provocar uma série de sintomas físicos (ondas de calor, cansaço, insônia, palpitações, zumbidos, entre outros sintomas) e emocionais (depressão, irritação e nervosismo em excesso), que, em conjunto, recebem o nome de síndrome climatérica. Nem todas as mulheres desenvolvem estes sintomas, mas varia de acordo com fatores socioculturais que determinam a maneira como estes sintomas são percebidos.

ACESSA.com - HU abre inscri?es para atender mulheres no climat?rio