Sai sujeira! Deixe suas roupas limpas, sem usar a máquina de lavar

Sílvia Zoche
Repórter
03/10/2006
Depois de ler as dicas da produtora de moda, Tarcila Cajazeira, envie sua sugestão para lavar bem uma roupa. Clique no ícone ao lado.

Opine!


Foto de uma pessoa despejando, em uma tampinha, um pouco de álcool em um balde com água e sabão. O objetivo é clarear a roupa branca No fim do dia, as roupas usadas vão direto para o cesto de roupas sujas. Depois de acumularem, a rota é diretamente para a máquina de lavar, certo? Errado. Muitas peças devem ser lavadas à mão. Até calça jeans, que é um tecido mais grosso, merece uma atenção especial.

 

A produtora de moda Tarcila Cajazeiras (foto abaixo) comenta algumas dicas que aprendeu em uma lavanderia para tingimento e lavagens de roupas para confecções. Toda e qualquer peça deve secar a sombra. "O sol desbota as cores, com o tempo. Não tem jeito".

Na hora de escolher o tipo de sabão, use sabão neutro e sabão de coco. "Eles têm menos soda caústica e o teor de gordura é menor que o outros. E a nossa pela já libera gordura o dia inteiro. Não dá pra lavar com um sabão gorduroso". E quem acredita que o sabonete é uma boa opção, vai ter que mudar os hábitos. "Ele também tem gordura".

 

Roupas coloridas
Foto da produtora de Tarcila Cajazeira em entrevista  para ACESSA.com Com a tecnologia, há muitos tecidos sintéticos no mercado, que não absorvem tão bem o suor, que fica mais impregnado na roupa, como as malhas frias.

 

Com água e sabão neutro, lave bem as blusas embaixo dos braços, na gola e na barra. Depois passe sabão em toda a extensão da blusa e esfregue com cuidado para não danificar ou esticar o tecido.

Antes de enxaguar, coloque a peça de molho no balde por cinco minutos. Passado o tempo, retire bem o sabão, deixe de molho no amaciante. "A cada dois litros ed água, coloque uma tampa de amaciante", indica Tarcila. Deixe também por cinco minutos e passe uma água, de leve.

 

Roupas brancas
Foto de uma pessoa despejando, em uma tampinha, um pouco de álcool em um balde com água e sabão. O objetivo é clarear a roupa branca Para deixar suas roupas brancas sempre brancas, a dica de Tarcila é lavá-las com sabão de coco.

 

Da mesma forma, ates de tirar o sabão, colocar a roupa de molho com uma tampinha de álcool. "Isso vai clarear e dar brilho". E pode ser me qualquer tecido.

Deixe de molho por uma ou duas horas. Enxagüe bem, deixe um pouco no amaciante com água e passe uma água novamente. "Gosto muito de sabão de coco, porque ele deixa a roupa bem limpa e não fica cheiro na roupa", diz Tarcila.

Mais conselhos para deixar suas roupas brancas ainda mais claras.

Tecidos nobres
Roupas em tecidos nobres, como o percal, crepe e musseline, por exemplo, além de seguirem o mesmo processo de lavagem manual acima, devem ser colocados em cabides e levados ao varal para secar.
Tecidos pesados
Em um primeiro momento, pensar em lavar uma calça jeans com as mãos, já fazem doer os braços. Mas fique tranqüila que não será uma tarefa árua como parece. O conselho de Tarcila é lavar com as mãos partes da calça que mais sujam, como a barra e o cós. "Molhe só estas partes e esfregue bem. Depois, jogue na máquina", explica.

 

As roupas de lã devem ser lavadas na mão também. Siga o processo de lavagem das roupas coloridas. Mas na hora de secar, coloque em uma superfície lisa, na horizontal. "Se não tiver espaço, coloque de uma forma que dê para ficar sobre o tanque". Quando estiver quase seca, deixe próximo de um local onde bate sol ou que vente bastante.

Roupas que soltam tinta
Você lava a primeira vez, a segunda, a terceira... e a roupa continua liberando tinta ralo abaixo. Conseqüentemente, a peça que era azul escura, vai ficando com um tom alterado... para não dizer desbotado.

 

Neste caso, lave bem a roupa com sabão neutro e enxágüe. Em seguida, coloque um pouco de vinagre e uma colher (chá) de sal em 1/2 balde ou meio tanque. "O tecido solta a tinta, porque a fixação foi artesanal", explica Tarcila.

Se depois da quarta lavagem, mesmo usando a técnica do vinagre com o sal, o problema persistir, é sinal de que não houve fixação da tinta. Se o sal corrói o tecido? "Não. A quantidade é muito pequena e não é o sal igual da água do mar".

Meias e lingerie
"Meia só se deve usar uma vez e lavar". Para deixá-la super higienizada, anote aí. Lave bem com sabão de coco ou sabão neutro, coloque em uma água em banho-maria com um pouco de vinagre, por pouco tempo. "Tira qualquer odor e não fica com o cheiro do vinagre". Enxágüe bem.

 

Mas não pense que por levar as meias em banho-maria, você vai fazer a mesma coisa com as lingeries. "Calcinha e sutiã devem ser lavados em água fria". A água quente acaba com o elástico. No caso de biquínis e sungas, lave imediatamente com sabão neutro ou de coco para retirar o sal ou o cloro.

Roupas de cama e banho x tapetes
Foto de uma cama com edredon e travesseiros Lençóis, fronhas, cobertores, edredons, colchas... tudo isso fica mais difícil de se lavar com as mãos. Neste caso, use a máquina de lavar. Antes, confira até quantos quilos o equipamento agüenta, no caso de cobertores e edredons.

 

Quando for lavar as roupas de cama, lembre-se: não misture. "A gente pode até lavar com a roupa de banho junto, mas nunca com tapetes de banheiro e outros tipos de panos de chão". Neste caso, é preferível ter um "tanquinho elétrico" com o objetivo de lavar estes tipos de pano.