• Assinantes
  • Autenticação
  • Casa

    Espante a alergia da sua cama! Anote as dicas para cuidar bem de travesseiros, roupas de
    cama e colchões e dar um "chega pra lá" nos ácaros

    Fernanda Leonel
    Repórter
    24/07/2007

    Se você fizer as contas, vai perceber que é na cama que passa a maior parte do seu dia. No ambiente de trabalho, você sai e conversa com um ali e aqui, e, mesmo em casa, no dia de maior "bode" ou preguiça, acaba se movimentando um pouco.

    Já enquanto dorme, não. São horas dedicadas ao descanso no mesmo lugar. Tudo certo, se não fosse um pequeno detalhe: caso você não cuide bem desse ambiente, enquanto descansa, tem gente que trabalha, e que tende a fazer a festa para levantar as alergias: os ácaros.

    O problema é ainda maior durante o inverno, porque a grande maioria das pessoas acaba deixando os ambientes mais fechados e, por isso, perfeitos para a proliferação de fungos. Nesta época do ano, é preciso ter cuidado em dobro para não acabar dormindo com o inimigo.

    O alergologista Ricardo Bedineli lembra que mesmo quem garante que mantém o ambiente muito limpo e longe de poeira deve ser preocupar com os ácaros, também causadores de alergia.

    Os ácaros são como pequenos carrapatos que se alimentam de partículas da pele humana, que naturalmente se desprendem a cada 20 ou 25 dias. "Como passamos oito horas, por exemplo, dormindo, nada tem mais 'alimentos para ácaros' que nossos colchões, por exemplo", acrescenta.

    Dicas para não dormir com o inimigo

    foto de colchão De acordo com Bedineli, o colchão deve ser o principal foco de quem quer escapar de alergias. Primeiro, porque é o local que acaba recebendo maior descamação do epitélio e segundo porque hoje em dia, é também alvo fácil de restos de comida - os dois maiores prazeres dos ácaros.

    Então, claro, nada de comidas na cama! E como a descamação da pele não está sob seu controle, passe também um pano úmido em toda a superfície do seu colchão, pelo menos, uma vez por semana.

    Os mais indicados contra "ácaros" são aqueles do tipo ortopédicos. Deixe mesmo para trás colchões de qualquer outro material, além de sempre trocar as suas roupas de cama, também, pelo menos uma vez na semana.

    foto de colchão foto de colchão

    Nada de deixar sapatos, bolsas ou qualquer outras coisa embaixo da cama. Tudo isso só serve para acumular poeira e dar menor vida útil ao seu sistema respiratório. O mesmo vale para roupas de cama. Deixar tudo bagunçado só vai prejudicar a sua saúde.

    foto de colchão Na hora de guardar roupas de cama e travesseiros, é preciso escolher um lugar fechado, mas que também tenha brechas de ventilação. Confira se seu guarda-roupa tem pequenos furos para entrada de ar ou então opte por modelos do tipo "persiana".

    Preste também muita atenção na parede que está atrás do guarda-roupa ou móvel escolhido para guardar sua roupa de cama. Se a parede estiver com mofo, por exemplo, não adianta manter o guarda-roupa impecável - vai sobrar para ele também.

    Passe sua roupa de cama e, detalhe importante, nunca se esqueça de deixar tudo secar muito bem. De vez em quando, leve cobertores, edredons e travesseiros para dar um passeio, principalmente agora no inverno: tomar sol é essencial. Além de não tolerarem a luz, a temperatura ajudar a diminuir a quantidade deles no nosso dia-a-dia.

    foto de colchão Os travesseiros ideais devem ser de espuma ou de látex, já que os de pena, grande mania do mercado, são mais difíceis de serem lavados.

    Vale também usar uma capa protetora por debaixo da fronha, para ajudar no controle das impurezas diárias que acabam indo parar no objeto. Segundo Bedineli, a vida útil dos travesseiros deve ser de, no máximo, cinco anos.


    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.