Patchwork

Com a mão na massa, ou melhor, no porta-retratos
Aprenda a fazer a capa de retalhos para o seu porta-retrato


Graça Mattos com camisa
em patchwork

O método tradicional começa pela união dos retalhos para depois colocar o acrilon e o forro. (Dica: quando for fazer este processo, passe a peça a cada novo remendo colocado, dobrando a costura para um lado em vez de abrí-la).

Mas a técnica que vamos aprender dispensa o quilt em separado, pois já prende os retalhos com o acrilon e forro. "É um jeito bem mais rápido e fácil de fazer o patchwork", avalia nossa instrutora, a professora de yoga, Graça Mattos. Ela vai mostrar o passo-a-passo de uma capa para porta-retratos e diz que não tem segredo. "Qualquer pessoa pode fazer, basta querer e ter muita paciência", ensina.

Você vai precisar de:

  • porta-retratos
  • tiras de tecido de algodão
  • acrilon de espessura média
  • linha de algodão forte (ela recomenda a marca Zebra) branca e da cor do tecido
  • tecido de algodão para o forro
  • viés largo
  • um pedaço de algodão colorido para fazer o aplique
  • entertela com cola
  • cola em bastão

    Modo de fazer

    Escolha os tecidos que podem ser coloridos ou de várias estampas da mesma cor (como é o caso).

    Depois, você corta tiras de larguras diferentes ou aproximadas (dependendo o efeito que quiser). Neste exemplo, as tiras têm, em média 3 cm de largura.

    Meça o porta-retrato na vertical e na horizontal (lembrando de deixar alguns centímetros para dentro dele, nos dois lados, para fazer as abas.

    Acrescente a margem de costura de, no mínimo, 0,5 cm de cada lado. No nosso caso, deu 46 X 20 cm.


    Corte o retângulo com as medidas uma vez no acrilon e duas vezes no forro. Alinhave, em sanduiche, o forro, o acrilon e o outro forro do centro para fora (para não enrugar). Aliás, tudo deverá ser feito de dentro para fora.

    Coloque uma tira de tecido na diagonal do sanduiche de forro e acrilon. Ponha a tira que vai ficar ao lado por cima, lado direito com lado direito e alfinete. Passe uma costura reta com a linha branca em uma das estremidades das tiras juntas. Repita o processo com as outras tiras do mesmo lado e, depois, do outro. Os extremos ficarão abertos.

    Vire do avesso e tire os alinhavos. Corte as sobras de tecido, seguindo rente ao forro, ainda do avesso.


    Para fazer o acabamento, primeiro coloca-se o viés da vertical. Coloque-o de costas para o tecido, unindo ponta com ponta.
    Aproveite a marca para fazer a costura com a linha da mesma cor.
    Vire o viés e costure com ponto invisível da esquerda para a direita, fazendo o acabamento. Separe.

    Faça o desenho do aplique, riscando com o molde no lado sem cola da entertela. Coloque o desenho de entertela com a cola (parte brilhosa) virada para o tecido. Ponha outro tecido do outro lado da entertela e passe com ferro quente. O tecido vai colar na entertela. Recorte-o, deixando 0,5 cm de margem. Vire esta sobra para dentro, prendendo com a cola em bastão.

    Meça as abas e marque com alfinete o local de dobra. Marque o local do aplique com alfinete.



    Prenda o aplique, no tecido de cima, com ponto invisível.

    Faça o quilt, o alinhavo, com linha da cor do tecido, pegando, de baixo para cima, desde o primeiro forro.


    Lembre de esconder o nó para debaixo do tecido.
    Para ficar com avesso caprichado, puxe o nó inicial, de modo que ele passe o primeiro forro. O aplique vai ficar com aparência fofa.

    Dobre as abas na marca de alfinete. Corte o viés horizontal, deixando sobra nos lados.

    Coloque o viés horizontal, com as abas fechadas.
    Novamente, coloque-o de costas para o tecido, unindo ponta com ponta. Aproveite a marca para fazer a costura com a linha da mesma cor. Vire o viés, primeiro a sobra para dentro e depois para trás, e costure com ponto invisível da esquerda para a direita, fazendo o acabamento.

    Vista o porta-retratos com a capa e está pronto! Com esta receita, você pode fazer capas para agendas e cadernos e fazer outros objetos como bolsas, almofadas, enfeites, colchas...

    Conteúdo Recomendado

  • Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.