Aprenda a fazer um porta-retrato
Simples e sofisticado, é um ótimo presente


Sílvia Zoche
09/09/04


As artesãs Débora e Sueli ensinam a técnica para se fazer um porta-retrato em alto relevo. Simples e fácil, é só clicar e ver como se faz!

Aprenda!

Fazer um presente original, sofisticado e que agrada a todos os gostos. Este é objetivo deste artesanato. Para sair dos porta-retratos convencionais que encontramos por aí, a equipe da ACESSA.com conversou com duas artesãs, Débora Trevenzoli de Rezende e Sueli Souza. A idéia surgiu depois que elas viram um móvel numa revista e resolveram adaptar a técnica para o porta-retrato. Veja como é tranqüilo de se fazer!

Materiais necessários
O material é fácil de encontrar. As tintas você acha em lojas especializadas e a madeira para o porta-retrato você pode pedir a um marceneiro que a faça na medida que desejar, ou comprar em alguma loja (pode ser até em lojas de R$ 1,99).



Clique nos nomes para ver os materiais

Modo de fazer


  • O primeiro passo é lixar a peça crua com uma lixa fina nº 220. Depois, não se esqueça de remover o pó.

  • Em seguida começa a pintura da peça, frente e verso, com a tinta preta acrílica. Pode ser feita com rolinho ou pincel. A dica é pintar sempre no mesmo sentido. Passe duas mãos de tinta. Deixe um intervalo de secagem de, mais ou menos, vinte minutos. Não se esqueça de repetir todo o processo no verso do porta-retrato

  • Depois que a peça estiver seca (pode secar ao sol ou com secador de cabelo), com a 220, lixe novamente, tomando o cuidado para ser sempre no mesmo sentido.
  • Tire o pó e passe uma terceira camada de tinta acrílica. Lembre-se dos vinte minutos de secagem. Depois de secar, o porta-retrato está pronto para o grafismo, feito com a cola dimensional (também chamada de tinta de relevo). Fica a seu critério os desenhos que irá fazer.
  • Para finalizar, depois de seco, passe o verniz. Você pode escolher passar o verniz acrílico com o pincel ou verniz em spray. Não é preciso usar os dois. Deixe secar e sair o cheiro.

Pronto! Só falta um belo embrulho (veja a matéria) e dar de presente. E quem disse que você mesma não pode se presentear? Mãos à obra!

As artesãs sugerem outras duas cores para a peça: marrom e branca, que também tornam o porta-retrato mais sofisticado. Mas, se o presente for para um bebê ou adolescente, nada impede que se use outras cores.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.