Tran?ado com fita
Voc? pode decorar toalhas de banho, de rosto e panos de prato com lindos tran?ados de fita. Use sua criatividade!


Ludmila Gusman
Editora
21/06/05

Clique no ?cone ao lado para ver algumas id?ias de tran?ado em toalhas de rosto. Mas lembre-se: a criatividade depende de voc?!

Aprenda!

A professora aposentada, Tania Maria Braga, encontrou nesta t?cnica uma terapia para o dia-a-dia. "Nem sinto a hora passar, quando vi j? fiz v?rias. Uma simples toalhinha fica valorizada tal qual obra de arte, basta paci?ncia e boa vontade", comenta.

Al?m de proporcionar distra??o a quem aprende, o tran?ado em fita, exercita a criatividade e pode lhe render um dinheirinho extra no final do m?s. Qualquer pessoa pode fazer e utilizar a t?cnica de diversas maneiras. Tania vai ensinar como decorar uma toalha de rosto branca com fitas azuis.

A partir desta t?cnica, que voc? vai aprender, ? poss?vel fazer as demais e criar a sua variando as cores e as formas diferentes de tran?ar. Aproveite!

Voc? vai precisar de:

  • toalha de rosto branca
  • fita de cetim azul clara e azul escura n? 1
  • agulha
  • tesoura
  • pin?a para puxar ou outros utens?lios que v?o facilitar puxar a fita como, por exemplo, esp?tula de afastar cut?cula. Mas somente se necess?rio.
  • Passo-a-passo do tran?ado:

    O primeiro passo ? contar os fios da toalha e dividir em tr?s carreiras. Com a a tesoura desfie tr?s carreiras de quatro fios cada uma ? preciso paci?ncia e muita aten??o para n?o cortar a toalha

    Puxe os quatro fios da primeira carreira, usando uma pin?a e esp?tula de cut?cula fazendo de puxadores Puxe os quatro fios da segunda carreira, usando uma pin?a e esp?tula de cut?cula fazendo de puxadores Puxe os quatro fios da terceira carreira, usando uma pin?a e esp?tula de cut?cula fazendo de puxadores
    Vai ficar assim. Agora voc? vai come?ar a passar a fita na toalha. Comece pela cor mais escura Com ajuda da agulha passe a fita. Na primeira e ?ltima carreira passe a fita escondendo tr?s fios e deixando de fora tr?s Na carreira do meio passe a fita escura escondendo nove fios e deixando de fora tr?s. (A foto acima ? da primeira carreira)

    Comece tran?ar pela carreira do meio com a fita azul claro. Passe a fita por baixo dos fios da ?ltima carreira, suba para a carreira do meio naqueles tr?s fios que est?o aparecendo, voltando para os tr?s fios que est?o de fora da ?ltima carreira e assim por diante (passa por baixo e desce, passa por baixo e sobe) Fa?a o mesmo tran?ado na parte superior. Passe a fita por baixo dos fios da primeira carreira, suba para a carreira do meio naqueles tr?s fios que est?o aparecendo, voltando para os tr?s fios que est?o de fora da primeira carreira e assim por diante at? o final da carreira (passa por baixo e sobe, passa por baixo e desce) O tran?ado pode ser feito usando uma agulha grossa ou mesmo um alfinete de press?o. Existe tamb?m um passador de fita pr?prio. O arremate ? feito em cada carreira quando tudo estiver pronto. Sempre pelo av?sso da toalha. Dica importante: fa?a o arremate com a linha da cor da fita para o trabalho ficar bem feito
    Fazendo o arremate pelo avesso com a linha da cor da fita Fazendo o arremate pelo avesso com a linha da cor da fita Est? pronta a sua toalha. Incremente com bordado ingl?s e boa sorte!