Bijouteria estilizada
Aprenda a fazer um colar de corrente fina com contas de metal e plásticas

Sílvia Zoche
Repórter
10/03/06

Maria Carolina da Mota Dornelas ensina o passo-a-passo de um colar de corrente fina com contas de metal e plásticas. O resultado é um luxo. Clique no ícone ao lado e veja!

Se a moda pede colares e pulseiras, pode reparar: a "mulherada" vai se enfeitar com estes acessórios, com certeza! E as ruas da cidade ficam coloridas com tantos materiais diferentes. Madeira, metal, correntes, plásticos... (veja matéria).

Existem roupas, por exemplo, que só de mudar os acessórios ficam com uma "cara" nova. Por isso, tem gente que prefere criar suas próprias bijuterias. O que não falta na cidade são lojas que vendem peças pra montagem.

Quem é que já não fez ou, pelo menos, já tentou fazer uma bijuteria em vez de comprar? Se você ainda não, essa é uma chance. Maria Carolina da Mota Dornelas (foto abaixo) que faz bijuterias há seis anos e dá aulas há um, ensina o passo-a-passo de um colar de correntes finas, com contas prateadas e plásticas e um pingente de níquel com strass. "Eu penso em alguma coisa e faço. Hoje em dia, isso é mais natural", conta.

Só que antes de começar, é preciso ter o material em mãos, certo? Neste caso, você vai precisar de três tipos de alicates indispensáveis para um bom trabalho: um de bico fino para virar alfinetes, outro de bico chato para apertar peças e um alicate de corte.

O material do colar: dois metros de correntes prateadas finas, duas contas (ou entremeios) trabalhadas prateadas, duas contas lisas prateadas, duas contas plásticas, seis alfinetes contrapino prata, elos para corrente fina prateados, um pingente, uma pedra que encaixe no pingente e alguns strass - o número de strass vai depender do pingente que escolher. Para a pedra, é preciso cola adesiva epóxi e pra o strass, uma cola específica de strass.

Difícil não é, mas é preciso um pouco de paciência e prestar atenção nos detalhes. Como este colar é grande, não é necessário usar fecho para arematar.

Siga os passos e faça


1º passo 2º passo

1º passo - Na embalagem da cola adesiva epóxi vêm dois tubos diferentes e uma placa pra que você as coloque e misture na mesma quantidade. Seja ágil, porque ela seca bem rápido.

2º passo - Passe a cola com a espátula no pingente...

3º passo 4º passo

3º passo - ... e cole a pedra.

4º passo - Passe a cola de strass no orifício que a pedrinha será colocada com um alfinete contrapino. Aproveite a cola do alfinete e "agarre" o strass.

5º passo 6º passo

5º passo - Cole no local desejado.

6º passo - Pegue a corrente e meça cerca de 10 cm. Una quatro pedaços deste mesmo tamanho sem precisar cortá-los.

7º passo 8º passo

7º passo - Passe um elo e feche com o alicate de bico chato.

8º passo - Corte a última corrente emendada. Aproveite e iguale, com alicate de corte, as pontinhas que ainda não foram emendadas com elo.

9º passo 10º passo

9º passo - Coloque mais um elo na outra ponta para unir as correntes.

10º passo - Passe as correntes pelo elo do pingente.

11º passo 12º passo

11º passo - Veja como fica.

12º passo - Agora, você vai preparar as contas (ou entremeios) para uni-las na corrente. Pegue um alfinete contrapino e passe por dentro da conta.

13º passo 14º passo

13º passo - Com o alicate de bico fino, vire o alfinete.

14º passo - Pegue o alicate de corte e quebre o alfinete rente ao seu dedo, como na foto.

15º passo 16º passo

15º passo - De novo com o alicate de ponta fina, vire o alfinete de forma arredondada (não se preocupe, porque o alicate já tem a ponta redonda) e feche.

16º passo - Olha como vai ficar. É importante que a conta fique justa no alfinete. Passe os alfinetes em todos os entremeios.

17º passo 18º passo

17º passo - Abra o elo de cada lado da corrente e coloque um pingente trabalhado de cada lado.

18º passo - Faça mais correntes emendadas (sempre de mesmo tamanho) de cada lado e junte as contas de plástico, de cada lado.

19º passo 20º passo

19º passo - A última conta é a prateada lisa. Atenção! Agora, é a hora de arremate do colar. Faça duas fileiras de corrente (que serão maiores, porque vão ligar o colar) e emende na conta lisa. Pegue a outra ponta e meça atrás do pescoço. Assim você deixa as contas lado a lado.

20º passo - Antes de cortar, emende a conta que falta.

21º passo 22º passo

21º passo - Só depois corte o resto que sobrou da corrente.

22º passo - Veja como vai ficar sua bijuteria estilizada.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.