Chinelos Bordados Aproveite a chegada do calor e enfeite seus chinelos de forma rápida e bonita

Renata Cristina
Repórter
16/09/2006

A artesã Leide Moreira de Oliveira ensina passo-a-passo de uma técnica para fazer chinelos bordados. Clique no ícone ao lado e faça você também!

Aprenda!

Chinelo bordado com miçangas

Pés à mostra! Quem é que não gosta de colocar os pezinhos de fora no verão? À medida que a temperatura vai subindo, deixamos de lado os sapatos e caímos no conforto das sandálias e chinelos. Para quem não quer ficar de fora, sem deixar a originalidade de lado, a artesã Leide Moreira de Oliveira (foto abaixo) dá as dicas.

Leide ensinou à equipe ACESSA.com como fazer um chinelo bordado de miçangas. Segundo ela, a técnica é fácil, porém exige força para perfurar o plástico das sandálias. Mas não desanime! A artesã garante que as dificuldades vão sendo superadas com a prática.

Além de uma opção de beleza para os dias quentes, os chinelos bordados podem se transformar em uma fonte de renda! As sandálias variam de preço, mas dependendo da localidade podem ser vendidas por até R$ 50.

Foto da artesã Leide Moreira de Oliveira E atenção! Não adianta fazer uma sandália bonita e ficar com os pés mal cuidados. Nada de frieiras, unhas encravadas, ressecamento, micoses e calos. Aproveite esse momento para cuidar do seu corpo, mesmo que seja em uma horinha do seu dia. Você pode começar com um escalda pés, incrementado com essências perfumadas e, quem sabe, tentar fazer as próprias unhas. Não tente retirar toda a cutícula, pois elas servem como uma película protetora para os seus pés.

Se você quer investir nesse trabalho, comece o treinamento, pois o verão já está próximo. Chinelo e agulha nas mãos e vamos ao passo-a-passo!



    Material

  • 1 chinelo de borracha
  • fio de nylon nº 25 ou 30
  • tesoura
  • 20 gramas de pedras pequenas azul escuro
  • 20 gramas de pedras pequenas transparentes
  • 24 gramas de pedras grandes azul claro
  • 1 agulha média

Como sempre lembramos, os preços desses materiais variam de loja para loja e de cidade para cidade. Portanto, não hesite em fazer uma pesquisa.

Passo-a-passo

Meça cinco voltas de fio 
de nylon ao longo da tira do chinelo. Logo em seguida, dê cinco nós na ponta do nylon Coloque o nylon 
na agulha e as pedras na seguinte seqüência: uma pedra azul clara (costure), 4 pedras azuis escuras (costure cruzando as pedras), na parte de cima, coloque a pedra transparente
1º Passo 2º Passo

1º passo - Meça cinco voltas de fio de nylon ao longo da tira do chinelo. Logo em seguida, dê cinco nós na ponta do nylon.

2º passo - Coloque o nylon na agulha e as pedras na seguinte seqüência: 1 pedra azul clara (costure), 4 pedras azuis escuras (costure cruzando as pedras), na parte de cima, coloque a pedra transparente.

Costure do centro do chinelo para as bordas. Vá fazendo as flores na mesma seqüência. Dê os nós para o lado de cima, evitando o desconforto na hora de calçar Quando atingir a borda lateral do chinelo, corte o nylon e dê o nó também
para o lado de fora. Para ficar bem firme, coloque um pouco de fogo na ponta
do nylon e derreta-o. Cuidado para não se queimar!
3º Passo 4º Passo

3º passo - Costure do centro do chinelo para as bordas. Vá fazendo as flores na mesma seqüência. Dê os nós para o lado de cima, evitando o desconforto na hora de calçar.

4º passo - Quando atingir a borda lateral do chinelo, corte o nylon e dê o nó também para o lado de fora. Para ficar bem firme, coloque um pouco de fogo na ponta do nylon e derreta-o. Cuidado para não se queimar!

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.