Anel com pingentes Se os de prata s?o muito caros, existe uma alternativa bonita e criativa
para voc? fazer em casa mesmo e presentear quem voc? gosta

S?lvia Zoche
Rep?rter
20/11/2006

Foto do anel com pingentes Se at? pouco tempo atr?s pingente era apetrecho de colares e pulseiras, agora virou "febre" este objeto aparecer tamb?m em an?is. Al?m de pedras, cora?es, estrelas e o que a imagina??o mandar. Mas o diferencial ? a mini placa para ser gravado o nome da dona do anel ou do namorado, noivo, esposo ou at? dos filhos, se preferir.

Parece moda de madame, mas muitas mulheres j? aderiram ao novo visual para as m?os que, diga-se de passagem, devem estar super arrumadas, afinal o anel chama a aten??o a qualquer movimento dos dedos. ? f?cil encontrar estas j?ias ou bijouterias nas lojas de Juiz de Fora. ? s? voc? percorrer os olhos pelas vitrines para encontrar modelos prateados ou dourados, mas nem sempre o pre?o ? t?o acess?vel quanto a variedade de an?is.

Carol Louren?o ? uma dessas mulheres que se surpreendeu com a nova moda e ficou com as m?os "co?ando" para comprar a novidade. "Mas ? caro", diz. At? que um dia, passeando pela cidade, viu um anel com pingentes que poderiam ser feitos por ela mesmo e que ficaria muito mais barato. "Olhei bem e vi que podia fazer um pra mim", explica.

Foto do anel com pingentes E foi o maior sucesso entre as amigas. "O meu anel tive que vender, porque uma pessoa viu e queria igual. Como nem sempre a gente encontra o mesmo pingente pra comprar, vendo o meu". Ela comprou mais material e produziu mais um e... vendeu mais uma vez. "O anel n?o p?ra no meu dedo", ri. Em tr?s semanas, ela j? fez 28 an?is! O pre?o fica bem mais acess?vel, menos de R$ 10.

N?o ? dif?cil, mas tem que ter paci?ncia para colocar as bolinhas na mola, porque nem sempre os orif?cios s?o do mesmo tamanho, como explica Carol.

Veja os materiais para produzir o seu pr?prio anel.

  • Alicate de corte
  • Alicate de bico fino (para virar o alfinete)
  • Mola para anel (prata ou bronze)
  • Pingente de estrela vazado, pingente de gota de vidro
  • Argolas pequenas e alfinetes para prender os pingentes
  • Bolinhas pequenas de metal prata ou bronze (de 10g a 15g por anel)
Passo-a-passo
Pegue a bola de cer?mica que foi misturada (branco, o bege e o amarelo), achate  entre as m?os. Pegue a outra cer?mica pura (branco transl?cido) e procure deixar  do mesmo tamanho que a outra massa. 1? passo
Coloque a cer?mica branco transl?cido sobre a outra cer?mica que est? misturada. 2? passo

1? passo - Coloque as bolinhas de metal na mola.

2? passo - Quanto estiver colocado todas as bolinhas, lembre-se de deixar um espa?o do metal sem preencher, nas duas pontas. Com o alicate de bico redondo, vire as extremidades de mola para que as bolinhas n?o saiam.

Pegue a bola de cer?mica que foi misturada (branco, o bege e o amarelo), achate  entre as m?os. Pegue a outra cer?mica pura (branco transl?cido) e procure deixar  do mesmo tamanho que a outra massa 3? passo
Coloque a cer?mica branco transl?cido sobre a outra cer?mica que est? misturada. 4? passo

3? passo - Alguns pingentes podem ser presos ao anel com argolas. Algumas pedrinhas s?o presas com alfinetes. Use o alicate para fechar a argola e o pingente no anel. N?o deixe o pingente muito frouxo.

4? passo - Seu anel est? pronto para usar e para ser vendido.