Pegador de Panelas em Patchwork Aprenda o passo-a-passo de utilit?rio bonito, pr?tico, e segundo a artes? que criou a pe?a, Mirene Pimentel, tamb?m muito f?cil de ser feito

Fernanda Leonel
Rep?rter
17/07/2007

Sua casa bonita da cabe?a aos p?s. Acredita que ? poss?vel? Pois a se??o artesanato deste m?s d? a dica de como deixar sua cozinha impec?vel, nos m?nimos detalhes.

Que tal fazer um pegador de panelas em patchwork? A t?cnica, em bom portugu?s, ? a arte de unir retalhos, de tamanhos e formas variadas, para transformar tudo em pe?as art?sticas, utilit?rias ou at? decorativas.

Como a mat?ria-base s?o os retalhos, ? uma arte barata. O fato ? que com criatividade e muito bom gosto, o barato pode virar sin?nimo de lucro, j? que as pe?as prontas s?o muito valorizadas.

Quem vai ensinar o passo-a-passo ? a artes? Mirene Pimentel Gomes (foto). A juizforana de cora??o ? tamb?m pedagoga, com p?s-gradua??o em Psicopedagogia.

Mirene descobriu cedo que tinha talento para o artesanato e para as outras dezenas de artes que ela tamb?m possui facilidade. Lembra que, desde crian?a, ficava de olho em tric?s, desenhos e pontos cruz.

Aprendeu, produziu e desde ent?o n?o parou mais. Al?m das aulas de patchwork, desenho e bordado simples, ela tamb?m achou tempo para em determinadas fases trabalhar com crian?as e adolescentes em projetos da Sociedade S?o Martinho, no Rio, na Casa Aconchego, em Juiz de Fora e para participar do projeto Fama da Faculdade Aberta ? Maturidade, em Cataguases.

foto de Mirene "Eu acredito que o artesanato pode ser objeto de transforma??o. Voc? n?o tem no??o de como as pessoas melhoram a sua auto-estima quando v?em um trabalho pronto. E s?o boas de servi?o. Meninos de rua, por exemplo, que eu trabalhei, n?o t?m censura, e isso para arte ? ?timo", diz.

E para quem ficou de olho no pegador de panelas em patchwork a criadora da pe?a vai logo avisando: vale a pena se aventurar. Al?m de bonito e muito pr?tico no dia-a-dia de quem ? boa de cozinha, segundo Mirene, a pe?a ? f?cil de fazer.

"? preciso ter habilidade e muita paci?ncia para trabalhar com patchwork. Mas vale e pena ver tudo pronto depois", resume.