Pegador de Panelas em Patchwork Aprenda o passo-a-passo de utilitário bonito, prático, e segundo a artesã que criou a peça, Mirene Pimentel, também muito fácil de ser feito

Fernanda Leonel
Repórter
17/07/2007

Sua casa bonita da cabeça aos pés. Acredita que é possível? Pois a seção artesanato deste mês dá a dica de como deixar sua cozinha impecável, nos mínimos detalhes.

Que tal fazer um pegador de panelas em patchwork? A técnica, em bom português, é a arte de unir retalhos, de tamanhos e formas variadas, para transformar tudo em peças artísticas, utilitárias ou até decorativas.

Como a matéria-base são os retalhos, é uma arte barata. O fato é que com criatividade e muito bom gosto, o barato pode virar sinônimo de lucro, já que as peças prontas são muito valorizadas.

Quem vai ensinar o passo-a-passo é a artesã Mirene Pimentel Gomes (foto). A juizforana de coração é também pedagoga, com pós-graduação em Psicopedagogia.

Mirene descobriu cedo que tinha talento para o artesanato e para as outras dezenas de artes que ela também possui facilidade. Lembra que, desde criança, ficava de olho em tricôs, desenhos e pontos cruz.

Aprendeu, produziu e desde então não parou mais. Além das aulas de patchwork, desenho e bordado simples, ela também achou tempo para em determinadas fases trabalhar com crianças e adolescentes em projetos da Sociedade São Martinho, no Rio, na Casa Aconchego, em Juiz de Fora e para participar do projeto Fama da Faculdade Aberta à Maturidade, em Cataguases.

foto de Mirene "Eu acredito que o artesanato pode ser objeto de transformação. Você não tem noção de como as pessoas melhoram a sua auto-estima quando vêem um trabalho pronto. E são boas de serviço. Meninos de rua, por exemplo, que eu trabalhei, não têm censura, e isso para arte é ótimo", diz.

E para quem ficou de olho no pegador de panelas em patchwork a criadora da peça vai logo avisando: vale a pena se aventurar. Além de bonito e muito prático no dia-a-dia de quem é boa de cozinha, segundo Mirene, a peça é fácil de fazer.

"É preciso ter habilidade e muita paciência para trabalhar com patchwork. Mas vale e pena ver tudo pronto depois", resume.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.