Passo-a-passo de um coelho da páscoa de tecido Com originalidade você pode presentear quem gosta sem gastar mais do que R$ 5**. Confira a dica de artesanato!

Renata Solano
*Colaboração
05/03/2008

Na época da páscoa surgem opções de enfeite e de presente cada vez mais originais e bonitas. Tem gente que não curte comer chocolates nesse período e prefere receber lembrancinhas diferentes, por isso, a melhor coisa é tornar seu presente especial e fazê-lo você mesmo!

Por isso, quem quer inovar e pôr à prova as habilidades manuais, pode aprender com as dicas da professora de artes, Rosângela Delgado Pires. Além de tornar sua páscoa mais econômica e charmosa, você presenteia as pessoas com o coelhinho de tecido que é um lindo enfeite para sua casa. "O coelhinho de páscoa é um presente que alegra tanto às crianças quanto aos adultos, eu aprendi através de pesquisas na internet e em revistas", comenta.

Rosângela dá aulas de artesanato para crianças carentes e diz que sempre procura trabalhar com artigos relacionados com as datas especiais e comemorativas. "As meninas aprendem o ofício e podem ganhar seu próprio dinheiro com a arte que fazem, por isso, é sempre bom trazer novidades e se apropriar ao que o mercado procura. Na páscoa, por exemplo os coelhinhos ficam em alta", defende.

A artesã confessa que o gasto médio para fazer o presente é de R$ 5**, mas que é um presente que agrada todo mundo e que, às vezes, sai mais barato que o próprio chocolate. "Eu me sinto realizada trabalhando com o artesanato, por isso, o trabalho que dá, é muito pequeno perto da satisfação que sentimos depois de ver a peça pronta", afirma.

Anote os materiais que você vai precisar:
  • Agulha para costurar;
  • Alfinetes para auxílio durante a costura (somente se for necessário);
  • Duas miçangas na cor preta para fazer os olhos;
  • linha para bordar de novelo na cor vermelha (para boca e nariz), na cor preta (para pregar os olhos) e na cor do feltro;
  • tesoura sem ponta
  • cola quente
  • algodão acrílico para preenchimento do coelho
Passo-a-passo
foto do corpo Corpo costurado - Passo 2
foto do olho, nariz e boca Nariz, boca e olhos - Passo 3
foto de cola Colar - Passo 4
foto de orelha Orelhas - Passo 6
foto de rabinho Rabinho - Passo 7
foto de mão Mãos - Passo 7

Passo 1: Corte o feltro conforme os moldes:

  • Orelha: quatro vezes o molde, que deve ter, aproximadamente, 11 centímetros de comprimento
  • Corpo: duas vezes, que deve ter cerca de 16 centímetros de comprimento
  • Rabinho: uma vez, com diâmetro de oito centímetros
  • Mãos: duas vezes, com diâmetro de seis centímetros

foto de molde foto de molde
foto de molde foto de molde

Passo 2: Una as partes do corpo, alinhave e costure caseando. Deixe uma abertura para encher com o algodão acrílico. Na região do pescoço e dos pés deixe com menos algodão para facilitar a dobra. Feche a abertura.

Passo 3: Faça o nariz e a boca dando pontos de costura com a linha vermelha em forma de "V". Aplique os olhos de trás para frente com a linha preta e puxe um pouco para dar profundidade.

Passo 4: Dobre a região do pescoço para formar a cabeça e cole com a cola quente. Segure por uns segundos até fixar bem.

Passo 5: Dobre os dois pés para frente e cole com a cola quente, segurando por alguns segundos até fixar bem.

Passo 6: Costure dois moldes da orelha ao redor delas e deixe um buraco para encher com o algodão. Coloque apenas uma bolinha de algodão na ponte de cada orelha e feche com a linha. Depois de pronta, cole as orelhas na cabeça do coelhinho com a cola quente.

Passo 7: Para as mãos e o rabinho, faça um fuxico com os círculos, costurando ao seu redor e encha com o algodão. Arremate e fixe no corpinho com a cola quente.

O seu coelho está ponto, mas você pode usar a imaginação um pouco mais, seja usando a peça como um chaveiro, para isso é preciso colocar um mosquetão. Ou então, a outra dica é usar o enfeite em cestas de páscoa, ou simplesmente como um presente para enfeitar o quarto, por exemplo.

*Renata Solano é estudante de Comunicação Social da UFJF

**Preço sugerido pela artesã em março de 2008


Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.