Origami Tradi??o antiga transforma papel em arte. Basta ter muita criatividade

Daniele Gruppi
Rep?rter
12/04/2008

No ano em que se comemora o centen?rio da imigra??o japonesa no Brasil, muito tem se falado sobre a cultura do pa?s e por que n?o abordar a tradi??o de fazer Origami, j? que esta ganha, cada vez, mais adeptos em Juiz de Fora? Dobrando pap?is coloridos, de v?rios tamanhos, ? poss?vel transform?-los em p?ssaros, caixas, estrelas, borboletas e flores. Basta criatividade.

A artes? Cristina L?cia Campos (foto ao lado e no v?deo), h? quatro anos, se encantou pela a arte e, atualmente, faz os trabalhos como fonte de renda extra e, principalmente, como terapia. "Sempre gostei de fazer trabalhos manuais, j? fiz bordados, cer?micas e, atualmente, fa?o enxovais para beb?. Mas queria fazer algo diferente. Em Belo Horizonte, vi uma barraca expondo origamis, e logo quis aprender a fazer. Cheguei na cidade, fui procurar um curso e n?o parei mais de praticar".

Segundo ela, a complexidade est? em fazer as in?meras dobraduras. "N?o ? muito f?cil. Quando estava aprendendo, desmanchava um origami, tentava montar e n?o conseguia. Depois voltava, tentava novamente e l? pela terceira ou quarta vez fazia o objeto. Tem origami que exige at? 60 pap?is dobrados. S?o muitas possibilidades de faz?-los e quando voc? consegue mont?-lo, vem a gratifica??o".

Al?m da satisfa??o pessoal em criar formas apenas com um peda?o de papel, a pr?tica do Origami favorece a concentra??o, a presteza manual e a paci?ncia. "Pretendo viver s? fazendo origamis. N?o sinto que ? um trabalho. ?s vezes estou cansada, com dor nas costas, mas pego um origami para fazer e at? esque?o". Ela conta que no ?ltimo Natal faturou cerca de R$ 800 com a arte.

foto de origami foto de origamis foto de origami

Cristina afirma que em Juiz de Fora n?o se encontra material pr?prio para desenvolver a arte. "Tenho que ir a S?o Paulo comprar os pap?is. Uso tamb?m colas e, ?s vezes, tesouras". Ela utiliza a internet para aprender a fazer novas figuras. "Em sites de compartilhamento de v?deos existem diversos clipes ensinando passo-a-passo de como fazer origamis. Assisto sempre para diversificar o trabalho".

Para a artes?, trata-se de um bom presente. "Pode-se usar para decorar o ambiente. At? no carro o origami enfeita. Tem at? uns que s?o mais masculinos. Pode tamb?m ser usado como brincos". Ela ressalta ainda que faz muito cart?es e lembran?as de batizados e anivers?rios.

foto de origami foto de cart?o de origami foto de brinco de origami
Figura do Tsuru

foto de tsuru ? uma das mais populares no Origami. A sua forma serve de base para outras figuras, desde animal at? plantas. Acredita-se que os Tsurus tinham apenas a fun??o decorativa e depois foi associado ? rituais religiosos. Ele simboliza sa?de e fortuna. Costuma-se dizer que a ave ? o s?mbolo da longevidade. Quando uma pessoa se encontra hospitalizada, oferece mil dobraduras de Tsuru para que ela se restabele?a o quanto antes. Ao dobrar cada pe?a, a pessoa deposita toda f? e esperan?a na recupera??o do doente.

Fonte: Extra?do do livro "ORIGAMI" de Mari Kanegae e Paulo Imamura