Eles embelezam Conheça os tratamentos estéticos à base de chocolate

Foto: Fábio Heizenreder Dizem que os astecas já teriam conhecimentos das propriedades medicinais do chocolate. Eles usavam extratos da semente de cacau em banhos relaxantes e para hidratar a pele. Mas apenas as pessoas próximas ao rei desfrutavam do ritual. Ainda bem que nos dias atuais não é mais assim. O chocolate agora é exaltado por cosmetólogos e esteticista que defendem o uso desse alimento quase mítico nos tratamentos de pele.

De cosméticos com extrato de cacau aos tratamentos estéticos sofisticados em clínica especializadas, que usam o próprio chocolate para banhos e máscaras, tem para todos os gostos e bolsos.

Grandes marcas de cosméticos criaram linhas completas à base de chocolate: sabonetes, óleos de banho, cremes hidratantes, shampo. Inovadores, alguns assumem formas que se confundem com o próprio alimento.

A equipe do Portal ACESSA.com procurou alguns especialistas para mostrar todos os benefícios do chocolate que, aliás, hoje pode ser utilizado, como tratamento de beleza, por qualquer pessoa. Algumas clínicas de beleza da cidade oferecem tratamentos especiais com o produto. Clique abaixo para conferir:



Ofurô Outras sugestões

Propriedades do chocolate
A principal propriedade é do chocolate no seu uso cosmético é a alta capacidade de hidratação. O extrato vegetal do cacau, composto por ácidos graxos, evita o ressecamento da pele e a perda de água, ao formar uma barreira protetora natural. Daí a indicação dos produtos e tratamentos para peles secas e ressecadas. Além das propriedades hidratantes, os produtos são considerados relaxantes e sensuais, pois têm também outro grande atrativo: o aroma.

Fabrício Nolasco O olfato está diretamente ligado à região no cérebro que controla o nosso humor, as emoções e a memória, explica o terapeuta holístico, Armando Falconi. Um simples cheiro pode nos trazer à lembrança emoções diversas. Estudos provam que, no caso do chocolate, as lembranças que nos vem a memória são quase sempre familiares e prazerosas. "As propriedades aromoterápicas e cromoterápicas do chocolates estão relacionados a sua cor e ao seu aroma que nos remetem a memórias ancestrais positivas, emoções adormecidas", completa Falconi.

Os perfumicistas aderiram à tendência quando descobriram que esses aromas têm um forte apelo emotivo. Gerente de um perfumaria em Juiz de Fora, Fabrício Nolasco (foto ao lado) conta a onda teve início há uns atrás quando o estilista Thierre Mugler laçou o seu perfume Angel, que tem um aroma achocolatado. De lá para cá, uma série de empresas lançaram produtos seguindo a mesma linha.

Conhecido também como afrodisíaco, o chocolate deu origem a fragrâncias sofisticadas e provocativas. "São fragrâncias sensuais, para serem usadas à noite e devem ser evitados num clima muito quente", aconselha Fabrício.


Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.