Alisamento japon?s
T?cnica deixa os cabelos lisos e bem cuidados.
Veja o antes e depois de quem experimentou o alisamento japon?s

Djenane Pimentel
02/08/04

Adriana conta sua rotina antes do alisamento. Regina fala das vantagens e quem pode fazer
Confira  Ou?a  Ou?a  Veja

Foto ilustrativa Claro que os ondulados s?o charmosos e, vira-e-mexe, escolhidos como tend?ncia e ideal de beleza nas passarelas. Mas os lisos s?o realmente a prefer?ncia nacional, tanto para homens como para mulheres.

Desde que a apresentadora do Jornal Nacional, F?tima Bernardes, resolveu alisar definitivamente suas madeixas, causando pol?mica entre os telespectadores, o alisamento japon?s continua sendo o assunto predileto entre as mulheres nos sal?es de beleza.

O assunto ? pol?mico, talvez, em fun??o de alguns detalhes: o alto custo, o longo tempo exigido para realiza??o do procedimento e o medo de entrar numa fria. Isso somado ao fato de que uma grande legi?o de interessadas, que possuem cabelos crespos ou ondulados e gastam horas na frente do espelho entre escovas e chapinhas, sonham em ter cabelos lisos.

Esta t?cnica, de deixar os fios lis?rrimos, ? definitiva (s? sai quando os fios crescem) e utiliza produtos qu?micos fortes, por isso, jamais deve ser feita em casa. Os profissionais que a aplicam passam por estudos e testes e fazem, antes de tudo, uma avalia??o rigorosa para saber se os cabelos comportam tanta qu?mica e s? depois aplicam o produto e a prancha alisadora (piastra). Hoje em dia, com a evolu??o da t?cnica, j? ? permitido que cabelos tingidos recebam os produtos qu?micos e fiquem com um resultado satisfat?rio.

Foto ilustrativa O alisamento
Para esclarecer as d?vidas que ainda sobem ?s cabe?as femininas, a cabeleireira Regina Maria de Gouv?a e Lopes revelou os segredos de tanta pol?mica. Adriana Silveira C?ndido foi nossa modelo durante as seis horas de tratamento.

"Este ? o terceiro retoque que Adriana faz, depois de oito meses. O cabelo dela era muito cheio, enrolado e ela perdia quase duas horas por dia, tentando arrum?-lo. Agora, tudo est? muito mais pr?tico. Ela n?o precisa mais lavar os cabelos todos os dias e nem molh?-los durante o dia, como a maioria das pessoas com cabelo enrolado fazem", afirma Regina.

Para entender o processo ? preciso saber que um cabelo crespo pode ser comparado a um asfalto cheio de falhas - na realidade, falhas na distribui??o de queratina. O alisamento distribui a queratina, torna os fios male?veis e com a a??o t?rmica das pranchas faz a reestrutura??o dos fios, que se tornam permanentemente lisos.

A economia vem a curto prazo. O cabelo que demorava horas para arrumar em um sal?o de beleza, j? fica pronto ao acordar. Mesmo com chuva, umidade e banhos de mar ou piscina, o cabelo se mant?m liso.

Passo a passo

  • Etapa 1 - O primeiro passo ? fazer uma avalia??o da resist?ncia da fibra capilar ao produto que ser? utilizado.
  • Etapa 2 - Repartir todo o cabelo.
  • Etapa 3 - Como o cabelo de Adriana est? sendo retocado, o alisante deve ser passado somente na raiz crescida (10 cent?metros). Deixar cinco minutos no alisante.

  • Etapa 4 - Enluvar (massagear) o cabelo e deixar mais cinco minutos, para depois enxaguar.
  • Etapa 5 - Enxaguar todo o cabelo, para retirar o alisante.
  • Etapa 6 - Repartir o cabelo novamente, para aplica??o da queratina e piastra, a 180 graus. Dependendo do volume do cabelo esse processo pode durar mais de tr?s horas.

  • Etapa 7 - Molhar o cabelo novamente e neutraliz?-lo, deixando o produto por 10 minutos. Depois de retirar o neutralizante, pass?-lo novamente e deixar mais 10 minutos.
  • Etapa 8 - Ap?s a segunda passagem do neutralizante, a cabeleireira aplica uma m?scara hidratante, deixando cerca de 20 minutos.
  • Etapa 9 - Depois de lavado, ? feito uma escova natural no cabelo, finalizando o alisamento.

Antes Depois