As temidas olheiras
Verdades e mitos no tratamento contra olheiras

Sílvia Zoche
29/09/04

Alcione Marocolo fala se as receitas caseiras como chá de camomila e rodelas de batata são eficazes contra as temidas olheiras. Clique!

Ouça!

Foto site: http://www2.uol.com.br/simbolo/raca/1099/pura.php Olheiras. De repente, você acorda, se olha no espelho e dá de cara com elas. O pior é que tem dia que nem maquiagem dá jeito. Mas você sabia que cada pele exige uma cor de corretivo? E que algumas soluções caseiras e até feitas em clínicas estéticas são puro mito?

Fique calma. Existem tratamentos paleativos que realmente dão resultado. A equipe da ACESSA.com foi conversar com a esteticista Alcione Marocolo. Veja o que ela diz sobre este assunto.


Alcione Marocolo

ACESSA.com - O que são olheiras?
Alcione Marocolo - A olheira é uma alteração do tecido que pode apresentar retenção de líquidos e também ficar escurecido. Esse tecido ao redor dos olhos tem uma transparência, uma transluscência que permite que se veja mais os vasos sangüíneos. Se a pessoa tem uma herança genética ou uma história familiar de pré-disposição, naturalmente, ela vai apresentar. As mulheres, depois dos 25 anos, até antes, em função de alguns estados debilitados de saúde, podem apresentar olheiras.

ACESSA.com - Quais são estes estados?
Alcione Marocolo - Por exemplo, a pessoa está doente, gripada, com TPM (tensão pré-menstrual), no caso das mulheres. A pessoa que não dorme bem vai ter, obviamente, um cansaço estampado nos olhos. E não é só olheira. Se você não dormiu bem, seus olhos ficam ardendo. O cansaço é geral. Dietas muitas severas também causam olheiras. Isso mostra, então, que o organismo está debilitado de alguma forma. A gente costuma dizer que a pessoa que está descansada, saudável, possui um rosto luminoso, homogêneo e, normalmente, claro. Problemas digestivos também podem causar olheiras.

Foto site: http://www.blossonville.com.br/midia.php ACESSA.com - O que pode ser feito para diminuir as olheiras?
Alcione Marocolo - Esteticamente, corrigimos com pouca coisa. O mais efetivo, na minha opinião, é o uso do corretivo, que deve ser bem no tom de pele da pessoa, nada de muito claro. As revistas insistem em falar em dois ou três tons mais claro que a pele. Só que se você usar um corretivo claro em uma olheira muita escura, vai ter um efeito cinza super anti-estético. Hoje em dia, temos que pensar que a nossa cliente está sendo constantemente fotografada e filmada, principalmente, nos eventos que freqüentamos. Se você usar uma correção muito clara, na hora que a luz bate, ela estoura, amplia o efeito claro e fica, como costumo brincar, efeito "Pluft, o fantasminha". Para corrigir bem, um tom do corretivo deve ser bem o da sua pele.

ACESSA.com - Existem algumas cores de corretivos que vão além do bege, como o verde e lilás. Quando usá-los?
Alcione Marocolo - Eu gosto do bege para todo mundo, que vai do bege claro rosado ao bege queimado para as mais morenas, já que no Brasil temos vários tons de pele morena.
No caso dos corretivos de cor, aí sim, você tem o verde, o amarelo e o lilás. O lilás é para neutralizar tons amarelados, o verde para tons avermelhados e o amarelo para olheiras arroxeadas. Sobre eles, você deve espalhar delicadamente o corretivo no seu tom de pele.

Foto site: http://www.ssplendor.com/Skincareandtreatment1.php ACESSA.com - Receitas caseiras, como chá de camomila gelada, batata, pepino nos olhos. Isso ajuda a diminuir as olheiras?
Alcione Marocolo - Eu não vejo sentido. Com esse tipo de ação, conseguimos refrescar a região, fazendo uma pequena vaso constrição. A pele, até que se prove o contrário, é impermeável. Ela não é um órgão que permita a entrada de substâncias. Muito pelo contrário, ela é uma barreira. Para você conseguir uma penetração, deve-se que vetorizar muito esse cosmético ou produto. Usam-se, então, os lipossomas, as nanosferas, os fitossomas que são justamente membranas fosfolipídicas. O que é isso? É um corpinho gorduroso, microscópico, que tem uma afinidade grande com a membrana celular e que, em contato com a pele, consegue liberar os ativos profundamente na camada epidérmica. Se você colocar uma batata sobre a pele, dificilmente o ativo da batata vai conseguir fazer alguma coisa. Eu acredito que o ato de relaxar e colocar a compressa fria é que tem uma ação benéfica. O chá de camomila é calmante, como todo mundo sabe. Quanto mais gelado for, melhor pelo mesmo motivo anterior. Agora, isso vai curar? Não. É somente paleativo.

Foto site: http://www.esppacoalpha.com.br/ ACESSA.com - Drenagem linfática feita em clínicas é benéfico?
Alcione Marocolo - É ótima, porque se você tem bolsa sob os olhos, a drenagem linfática tem como diminuir a retenção de líquidos. Ela também é interessante, porque aumenta a imunidade do tecido. Se você tem menos toxinas no tecido, ele fica mais saudável.
O laser também tem sido usado. Já vi excelentes resultados, só que é um tratamento menos acessível a grande maioria das pessoas. A vitamina K-1 é utilizada em cosméticos para melhorar essa região que possui uma vascularização delicada.

ACESSA.com - Existe algum mito, além do uso de batata, pepino...?
Alcione Marocolo - O mito é achar que possa haver milagre. Não há. Esteticamente, no tratamento em cabine, não existe cura. Podemos melhorar o aspecto geral da pele. Mas dizer que a pessoa vai fazer cinco ou dez sessões com a esteticista e que as olheiras sumirão, é mentira.

Dá-se um jeito
Ignêz Cota Pereira Quem tem o problema com as olheiras, sempre dá algum jeitinho. A recepcionista, Ignêz Cota Pereira, diz sofrer com as olheiras depois de noites mal-dormidas, mas, principalmente, que são o sinal certo de que a menstruação está próxima. "É certo. Se elas aparecem, já sei que vou menstruar logo".

Por isso, ela não dispensa uma boa limpeza de pele em casa. "Lavo meu rosto com um produto específico para minha pele, tonifico e, em seguida, passo um creme hidradante". E diz nunca esquecer de passar um demaquilante para não deixar restos de maquiagem, "principalmente, o lápis de olho", conta Ignêz.

Ela diz que na família, as pessoas não possuem tendência a olheiras. "Atualmente, tenho dormido mal, por isso estou com olheiras". Usar corretivo ela não gosta. "Não gosto do resultado na pele. Prefiro não usar", diz. Ela conta também que a mãe sempre indica umas receitas caseiras, como colocar rodelas de batata, pepino e até bife. "Eu morro de nojo, não coloco nada. A única coisa que faço é compressa com chá gelado de camomila. Sinto a pele macia", afirma.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.