As temidas olheiras
Verdades e mitos no tratamento contra olheiras

S?lvia Zoche
29/09/04

Alcione Marocolo fala se as receitas caseiras como ch? de camomila e rodelas de batata s?o eficazes contra as temidas olheiras. Clique!

Ou?a!

Foto site: http://www2.uol.com.br/simbolo/raca/1099/pura.php Olheiras. De repente, voc? acorda, se olha no espelho e d? de cara com elas. O pior ? que tem dia que nem maquiagem d? jeito. Mas voc? sabia que cada pele exige uma cor de corretivo? E que algumas solu?es caseiras e at? feitas em cl?nicas est?ticas s?o puro mito?

Fique calma. Existem tratamentos paleativos que realmente d?o resultado. A equipe da ACESSA.com foi conversar com a esteticista Alcione Marocolo. Veja o que ela diz sobre este assunto.


Alcione Marocolo

ACESSA.com - O que s?o olheiras?
Alcione Marocolo - A olheira ? uma altera??o do tecido que pode apresentar reten??o de l?quidos e tamb?m ficar escurecido. Esse tecido ao redor dos olhos tem uma transpar?ncia, uma translusc?ncia que permite que se veja mais os vasos sang??neos. Se a pessoa tem uma heran?a gen?tica ou uma hist?ria familiar de pr?-disposi??o, naturalmente, ela vai apresentar. As mulheres, depois dos 25 anos, at? antes, em fun??o de alguns estados debilitados de sa?de, podem apresentar olheiras.

ACESSA.com - Quais s?o estes estados?
Alcione Marocolo - Por exemplo, a pessoa est? doente, gripada, com TPM (tens?o pr?-menstrual), no caso das mulheres. A pessoa que n?o dorme bem vai ter, obviamente, um cansa?o estampado nos olhos. E n?o ? s? olheira. Se voc? n?o dormiu bem, seus olhos ficam ardendo. O cansa?o ? geral. Dietas muitas severas tamb?m causam olheiras. Isso mostra, ent?o, que o organismo est? debilitado de alguma forma. A gente costuma dizer que a pessoa que est? descansada, saud?vel, possui um rosto luminoso, homog?neo e, normalmente, claro. Problemas digestivos tamb?m podem causar olheiras.

Foto site: http://www.blossonville.com.br/midia.php ACESSA.com - O que pode ser feito para diminuir as olheiras?
Alcione Marocolo - Esteticamente, corrigimos com pouca coisa. O mais efetivo, na minha opini?o, ? o uso do corretivo, que deve ser bem no tom de pele da pessoa, nada de muito claro. As revistas insistem em falar em dois ou tr?s tons mais claro que a pele. S? que se voc? usar um corretivo claro em uma olheira muita escura, vai ter um efeito cinza super anti-est?tico. Hoje em dia, temos que pensar que a nossa cliente est? sendo constantemente fotografada e filmada, principalmente, nos eventos que freq?entamos. Se voc? usar uma corre??o muito clara, na hora que a luz bate, ela estoura, amplia o efeito claro e fica, como costumo brincar, efeito "Pluft, o fantasminha". Para corrigir bem, um tom do corretivo deve ser bem o da sua pele.

ACESSA.com - Existem algumas cores de corretivos que v?o al?m do bege, como o verde e lil?s. Quando us?-los?
Alcione Marocolo - Eu gosto do bege para todo mundo, que vai do bege claro rosado ao bege queimado para as mais morenas, j? que no Brasil temos v?rios tons de pele morena.
No caso dos corretivos de cor, a? sim, voc? tem o verde, o amarelo e o lil?s. O lil?s ? para neutralizar tons amarelados, o verde para tons avermelhados e o amarelo para olheiras arroxeadas. Sobre eles, voc? deve espalhar delicadamente o corretivo no seu tom de pele.

Foto site: http://www.ssplendor.com/Skincareandtreatment1.php ACESSA.com - Receitas caseiras, como ch? de camomila gelada, batata, pepino nos olhos. Isso ajuda a diminuir as olheiras?
Alcione Marocolo - Eu n?o vejo sentido. Com esse tipo de a??o, conseguimos refrescar a regi?o, fazendo uma pequena vaso constri??o. A pele, at? que se prove o contr?rio, ? imperme?vel. Ela n?o ? um ?rg?o que permita a entrada de subst?ncias. Muito pelo contr?rio, ela ? uma barreira. Para voc? conseguir uma penetra??o, deve-se que vetorizar muito esse cosm?tico ou produto. Usam-se, ent?o, os lipossomas, as nanosferas, os fitossomas que s?o justamente membranas fosfolip?dicas. O que ? isso? ? um corpinho gorduroso, microsc?pico, que tem uma afinidade grande com a membrana celular e que, em contato com a pele, consegue liberar os ativos profundamente na camada epid?rmica. Se voc? colocar uma batata sobre a pele, dificilmente o ativo da batata vai conseguir fazer alguma coisa. Eu acredito que o ato de relaxar e colocar a compressa fria ? que tem uma a??o ben?fica. O ch? de camomila ? calmante, como todo mundo sabe. Quanto mais gelado for, melhor pelo mesmo motivo anterior. Agora, isso vai curar? N?o. ? somente paleativo.

Foto site: http://www.esppacoalpha.com.br/ ACESSA.com - Drenagem linf?tica feita em cl?nicas ? ben?fico?
Alcione Marocolo - ? ?tima, porque se voc? tem bolsa sob os olhos, a drenagem linf?tica tem como diminuir a reten??o de l?quidos. Ela tamb?m ? interessante, porque aumenta a imunidade do tecido. Se voc? tem menos toxinas no tecido, ele fica mais saud?vel.
O laser tamb?m tem sido usado. J? vi excelentes resultados, s? que ? um tratamento menos acess?vel a grande maioria das pessoas. A vitamina K-1 ? utilizada em cosm?ticos para melhorar essa regi?o que possui uma vasculariza??o delicada.

ACESSA.com - Existe algum mito, al?m do uso de batata, pepino...?
Alcione Marocolo - O mito ? achar que possa haver milagre. N?o h?. Esteticamente, no tratamento em cabine, n?o existe cura. Podemos melhorar o aspecto geral da pele. Mas dizer que a pessoa vai fazer cinco ou dez sess?es com a esteticista e que as olheiras sumir?o, ? mentira.

D?-se um jeito
Ign?z Cota Pereira Quem tem o problema com as olheiras, sempre d? algum jeitinho. A recepcionista, Ign?z Cota Pereira, diz sofrer com as olheiras depois de noites mal-dormidas, mas, principalmente, que s?o o sinal certo de que a menstrua??o est? pr?xima. "? certo. Se elas aparecem, j? sei que vou menstruar logo".

Por isso, ela n?o dispensa uma boa limpeza de pele em casa. "Lavo meu rosto com um produto espec?fico para minha pele, tonifico e, em seguida, passo um creme hidradante". E diz nunca esquecer de passar um demaquilante para n?o deixar restos de maquiagem, "principalmente, o l?pis de olho", conta Ign?z.

Ela diz que na fam?lia, as pessoas n?o possuem tend?ncia a olheiras. "Atualmente, tenho dormido mal, por isso estou com olheiras". Usar corretivo ela n?o gosta. "N?o gosto do resultado na pele. Prefiro n?o usar", diz. Ela conta tamb?m que a m?e sempre indica umas receitas caseiras, como colocar rodelas de batata, pepino e at? bife. "Eu morro de nojo, n?o coloco nada. A ?nica coisa que fa?o ? compressa com ch? gelado de camomila. Sinto a pele macia", afirma.