Escova progressiva Cabelos lisos por um m?s, mas a t?cnica ainda n?o foi autorizada pela Anvisa.
Os sal?es de JF garantem que n?o faz mal ? sa?de

S?lvia Zoche
Rep?rter
27/12/2004
A cabeleireira Geralda Rocha fala do processo da escova progressiva e o cabeleireiro Juan Sartini fala sobre a f?rmula usada na t?cnica.
Confira  Ou?a   Veja  Leia

Foto site: http://www.artchique.com.br/cabelos.php Quem disse que n?o tem como deixar os cabelos ao vento, igual aqueles que voc? v? nas propagandas de shampoo? Agora ? poss?vel. Isso ? o que prometem os sal?es de beleza que, h? alguns meses, aderiram ? t?cnica da chamada escova progressiva.

Por ser um m?todo que usa formol no tratamento, a t?cnica tornou-se muito pol?mica, apesar de alguns sal?es da cidade, garantirem que se a porcentagem estiver abaixo de 3,5% n?o existe perigo. Mas, de acordo com a Anvisa, o uso de formol, ?cido f?rmico, em alisantes capilares ? proibido por ser prejudicial ? sa?de. Independente da pol?mica causada, nesta mat?ria voc? vai conferir quem optou por fazer a escova progressiva mais de uma vez e quem garante que n?o quer fazer mais. Veja as diferentes opini?es.

Primeiro: o passo-a-passo da t?cnica

Fomos conferir o procedimento em um sal?o de beleza, em Juiz de Fora, e acompanhamos o cabelo da cliente at? uma semana depois. Quem foi respons?vel pela aplica??o do produto foi a cabeleireira Geralda Rocha de Jesus (foto ? esquerda). O cabeleireiro, Juan Sartini, explica que nesta t?cnica o sal?o utiliza um produto com 2% de formol, queratina hidrolisada e emolientes. "A escova progressiva n?o vai danificar nem o cabelo, nem o couro cabeludo da cliente", garante.

Antes de mais nada, "? preciso que a pessoa v? a um dermatologista e veja se n?o tem alergia ao produto", lembra Geralda. Al?m disso, se os cabelos forem pintados, ? preciso um intervalo de dez dias para fazer a escova progressiva. "Se a cliente pintar o cabelo e fizer a progressiva, os cabelos v?o ficar manchados", alerta.

A cliente do nosso passo-a-passo ? Aline Rocha de Jesus (fotos abaixo). Ela gostou tanto da t?cnica que faz a escova progressiva pela segunda vez. "Adorei fazer. A primeira vez, foi h? dois meses. N?o gosto dos meus cabelos enrolados", diz Aline. Abaixo, est?o as fotos do antes, depois (no mesmo dia) e depois de uma semana. Confira como ficou:

Clique nas fotos para ver o passo-a-passo da escova progressiva

Foto: ACESSA.com - Antes Foto: ACESSA.com - Depois Foto: ACESSA.com - Depois
Antes Depois - mesmo dia 1 semana depois

Depois de terminada a t?cnica, que demora entre uma hora e meia a tr?s horas - depende do tamanho e da quantidade de cabelo -, quem se submete ? escova progressiva precisa ter alguns cuidados importantes. Durante tr?s dias, os cabelos n?o podem ser lavados, presos, nem colocados atr?s da orelha. Se a pessoa lavar antes do tempo, a qu?mica vai "literalmente pelo ralo". Se prender, os fios ficar?o marcados. Na hora de dormir, um cuidado especial: durma em fronha de seda ou cetim. "Os cabelos deslizam e n?o marcam durante o sono", explica Geralda. "Com esses cuidados, o cabelo ficar? mais liso por mais tempo".

Vale o quanto custa?

Foto: ACESSA.com O valor de uma escova progressiva varia de sal?o para sal?o e, tamb?m, de comprimento e volume de cabelo. O mais importante ? que seja um local de confian?a. Mas nem por isso voc? vai deixar de pesquisar os componentes usados pelo sal?o e o pre?o.

A equipe da ACESSA.com fez uma pesquisa de pre?os em cinco sal?es de Juiz de Fora referente ao cabelo da foto ao lado.

O pre?o de uma escova progressiva varia de
R$ 100 a R$ 250. Em um dos sal?es a t?cnica foi chamada de reestrutura??o t?rmica e o cabeleireiro afirmou que nesta t?cnica n?o ? usado o formol, mas que o cabelo tamb?m fica liso. Outro t?pico importante: a promessa de cabelos hidratados e sedosos, somente depois de uma an?lise capilar detalhada.

Mas qual a diferen?a entre o alisamento japon?s o a escova progressiva? A explica??o ? que a progressiva vai saindo com as lavagens do cabelo. J? o alisamento s? sai com o crescimento da raiz. Ent?o, quanto mais se lava os cabelos, menos tempo dura a progressiva. "A escova pode durar dois, tr?s meses ou um m?s. Depende do cabelo", diz Geralda.

Agora, quem fez e n?o faria de novo

Conversamos com Carolina Fernandes Braga que tamb?m fez a t?cnica de escova progressiva e respondeu ? ACESSA.com o que achou do resultado. Ela, que possui cabelos lisos na raiz e encaracolados nas pontas, experimentou a t?cnica, mas n?o faria de novo. Clique aqui e veja o porqu?.