Gin?stica Passiva Quem faz o movimento ? a m?quina. A modalidade ? indicada para
condicionamento f?sico de idosos, p?s-operat?rio e gordura localizada

S?lvia Zoche
17/01/2005
Alva Isis Padilha Ennes explica o que ? a gin?stica passiva e para quem ela ? indicada. Veja, tamb?m, os v?deos de algumas m?quinas.
Confira Confira Confira Confira

Foto: ACESSA.com Essa modalidade de gin?stica ? chamada de passiva, porque n?o ? a pessoa quem faz os movimentos e sim a cama em que ela se deita. Como assim? A gente explica.

Existem v?rias camas que fazem movimentos repetitivos, para determinado grupo muscular: pernas, gl?teos e abd?men. O ?nico esfor?o de quem se deita nesta m?quina, ? contrair os m?sculos para ajudar no trabalho.

De acordo com a gerente de um centro de est?tica de Juiz de Fora, Alva Isis Padilha Ennes (fotos), a gin?stica passiva ? indicada tanto para o condicionamento f?sico quanto para diminuir as gorduras localizadas, celulite e flacidez.

Parace m?gica? N?o ? e nem faz milagre. Essa t?cnica n?o diminui calorias, ela ajuda a diminuir a reten??o de l?quidos no organismo, que colabora para o ac?mulo de gordura localizada. "Para perder calorias, s? mesmo reduzindo a alimenta??o e fazendo uma atividade aer?bica. Nem massagem diminui o peso de uma cliente. A massagista somente reduz as medidas, por eliminar l?quidos retidos", explica.

Quem pode e quem n?o pode
Para os idosos, ? uma ?tima op??o para manter a forma e a sa?de. Alva lembra que o idoso que precisa de uma atividade f?sica, mas est? h? muito tempo parado, pode fazer a passiva. "Para quem tem osteoporose ? ?timo", garante. Mas antes ? preciso fazer uma avaliza??o m?dica, porque a t?cnica ? contra-indicada para quem possui problema de rins e de coluna.

Foto: ACESSA.com E n?o s? a 3? idade deve fazer uma avalia??o m?dica, os jovens tamb?m devem apresentar um laudo positivo para iniciar a gin?stica. Alva conta que os jovens (normalmente, mulheres) fazem a passiva por dois motivos: pregui?a de "puxar ferro" na muscula??o e por est?tica (celulite e flacidez).

Mas a pergunta que n?o quer calar ?: d? resultado? Alva diz que s? se consegue um bom resultado quem faz a gin?stica passiva durante tr?s vezes por semana, no m?nimo, e muito importante: n?o esquecer de contrair os m?sculos. "Se voc? fechar os olhos e pensar em outras coisas e n?o se concentrar, n?o adianta. ? preciso ter consci?ncia dos movimentos", diz.

Os movimentos
Na cl?nica de est?tica em que Alva ? gerente existem seis m?quinas. A primeira ? para alongar o corpo, assim como todo exerc?cio f?sico exige. A ?nica parte do corpo que n?o ? trabalhada ? o bra?o. "N?o adianta. O bra?o s? na muscula??o. O m?sculo do "tchau" s? consegue ser trabalhado com carga", explica.

Antes de come?ar, ? importante saber a roupa que se deve usar. "Deve ser confort?vel, de prefer?ncia, que n?o seja sint?tica", ensina Alva. E nada de usar t?nis. S? uma meia ? o suficiente. Como a m?quina possui regulagem de velocidade dos movimentos, ? poss?vel intensificar o trabalho dos m?sculos.

Clique nas fotos para v?-las ampliadas e
saber como as m?quinas funcionam

Foto: ACESSA.com Foto: ACESSA.com Foto: ACESSA.com Foto: ACESSA.com

Foto: ACESSA.com Foto: ACESSA.com Foto: ACESSA.com Foto: ACESSA.com

Quanto custa?
O valor correspondente a tr?s vezes por semana gira em torno de R$ 40 por m?s. Quem quiser fazer cinco vezes na semana, pode pagar at? R$ 60, por m?s.