[php]insere("tit_adrianaemariaaugusta")[/php]

Artigo
Cuidados no ver?o

:::28/12/2005

Chegou o ver?o, ?poca de f?rias, quando as pessoas procuram o contato maior com a natureza: praias, clubes, piscinas, campos, montanhas ...

O Brasil situa-se geograficamente numa ?rea de clima tropical, com um litoral maravilhoso, que faz com que as pessoas queiram aproveitar essas belezas naturais.

A presen?a do sol estimula o uso de roupas mais frescas, leves e com isso o corpo fica mais ? mostra. O bronzeado ? associado freq?entemente ? beleza e em busca dessa cor dourada muitos acabam agredindo a sua pele.

Desde a inf?ncia at? a idade adulta os efeitos mal?ficos do sol v?o se acumulando. A longo prazo aparecem manchas, rugas , sardas, diminui??o da elasticidade, levando ao envelhecimento precoce e aos c?nceres de pele. ? importante aproveitar os momentos felizes com os amigos, parentes, etc. Mas n?o podemos pensar s? no presente, ? preciso conhecer um conjunto de medidas preventivas para evitar os efeitos nocivos do sol.

O sol
A luz do sol promove s?ntese de Vitamina D necess?ria para fortalecer os ossos e evitar o raquitismo.

Radia??o: A luz solar que atinge a Terra emite radia?es ultravioletas que penetram na pele. Essa radia??o ? conhecida como Radia??o Ultravioleta A (UVA) e Ultravioleta B (UVB).

Quanto maior a altitude em rela??o ao n?vel do mar mais intensa ? a radia??o UV. Estas radia?es causam rea?es na pele imediatas e tardias. As imediatas s?o vermelhid?o, alergia e o bronzeado. As tardias ocorrem pelo efeito cumulativo da radia??o solar durante toda a vida, levando ao envelhecimento e a altera?es nas c?lulas da pele que provocam o c?ncer de pele.

Radia??o UVA
• Presente o dia inteiro sem hor?rios espec?ficos
• ? constante em todo o ano, em todas as esta?es
• N?o ? mais forte entre 10 e 16 horas
• Penetra profundamente na pele. Com isso causa: envelhecimento (rompem as fibras de col?geno e el?sticas), alergia solar e c?ncer de Pele
• N?o causa vermelhid?o na pele. Por isso existe a preocupa??o com o tempo nublado, que mant?m esta radia??o constante sem que seja sentida na pele.
• Induz ao bronzeamento
• Presente nas c?maras de bronzeamento
• A dose nas c?maras pode ser muito superior a radia??o proveniente do sol
• Os m?dicos desaconselham a utiliza??o pelo risco de les?o nas c?lulas da pele

Radia??o UVB
• Maior incid?ncia no ver?o, especialmente entre 10 e 16 horas
• Atinge a camada superficial da pele
• Causa vermelhid?o (queimaduras solares)
• Principal respons?vel pelo c?ncer de pele

A pele apresenta uma c?lula chamada melan?cito, respons?vel pela produ??o de melanina que ? um pigmento que d? cor a pele. O n?mero de melan?citos na esp?cie humana ? o mesmo, o que faz a diferen?a na cor da pele entre negros, mulatos e brancos ? a melanina ser mais ou menos ativa.

A melanina absorve os raios ultravioletas. O melan?cito da pele produz mais melanina quando nos expomos ao sol, por isso ficamos bronzeados.

Informa?es
• Os mais branquinhos, louros, de olhos claros e sardas tem a pele mais sens?vel ao sol
• As pessoas que n?o tem costume de se expor ao sol s?o as maiores v?timas das queimaduras solares e desenvolvem mais c?ncer (mesmo as mais morenas)
• Pessoas que se exp?em diariamente ao sol como trabalhadores rurais, oper?rios, carteiros, etc, tem risco aumentado de les?es nas c?lulas da pele devido ao tempo prolongado de exposi??o
• Crian?as se exp?em tr?s vezes mais ao sol do que adultos. As crian?as deveriam ser orientadas pelos adultos como se proteger do sol, mas os pr?prios adultos tem dificuldade de acreditar nos efeitos agressivos do sol.
• At? aos 18 anos a pessoa j? tomou, em m?dia, 50 % do sol que tomar? durante toda a sua vida
• Os jovens e crian?as de hoje tem que se proteger do sol, pois, o n?mero de casos de c?ncer de pele tem aumentado a cada ano. ? a melhor forma de evitar os c?nceres de pele no futuro

Medidas Preventivas
1) Filtro Solar

- O Filtro Solar tem um n?mero que determina o seu fator de prote??o solar (FPS). ? importante que ele seja de amplo espectro e que proteja contra as radia?es UVA e UVB. O fator m?nimo que se deve usar ? o 15.
- Em peles mistas ou oleosas utilizar as f?rmulas oil free com textura gel ou lo??o para evitar a forma??o de acne.
- Para peles normais e secas usar formula?es em creme. A sua aplica??o deve ser feita 30 minutos antes da exposi??o solar e ser repetida a cada 2 horas ou sempre ap?s cada mergulho ou sudorese intensa.
- Utilizar produtos resistentes ? ?gua. Aplicar o produto no corpo, rosto, orelhas, pesco?o, nuca e peito do p?. Devem ser usados protetores para os l?bios evitando assim o ressecamento e o aparecimento do herpes, queimaduras ou fissuras.
- Os cabelos quando expostos ao sol tornam-se ressecados por perda da prote?na (queratina). Devem ser protegidos com filtros solares para cabelos somente nos fios e n?o nas ra?zes.

2) Uso de chap?us com abas largas.

3)?culos de boa qualidade com lentes que filtram os raios solares.
- Evitar compr?-los quando estiverem expostos ao sol pois a curvatura das lentes fica modificada.

4) Evitar o hor?rio de 10 ?s 16 horas pela grande incid?ncia de raios UVB.

Cuidados

Ingerir l?quidos para manter-se hidratado

Banhos mornos com sabonete glicerinado

Utilizar hidratantes corporais a base de azuleno, aloe vera, cal?ndula, camomila,vitamina C, ?leo de uvas, maracuj?, etc.

Alimenta??o a base de vegetais ricos em vitamina C (acerola, laranja, lim?o, kiwi),vitamina E (br?colis, espinafre, cereais integrais) e betacaroteno (cenoura, beterraba e ab?bora ); carnes magras.

Utilize essas informa?es durante as f?rias, descanse e aproveite o ver?o. N?o deixe o sol se transformar de amigo a vil?o !


Clique aqui e mande sua pergunta
ou opini?o sobre este assunto

Adriana Ritti e Maria Augusta Torres
s?o m?dicas especialistas em Medicina Est?tica
Saiba mais, clicando aqui