[php]insere("tit_adrianaemariaaugusta")[/php]

Artigo
Drenagem linf?tica

:::28/01/2006

A drenagem linf?tica tem um lugar de destaque entre os tratamentos aplicados em Medicina Est?tica. Ela pode ser realizada isoladamente ou em associa??o com outros tratamentos. ? um procedimento que tenta auxiliar o organismo num processo natural para drenar os l?quidos que devem ser eliminados.

Seu benef?cio principal ? evitar a reten??o de l?quidos no organismo, mas tamb?m melhorar a circula??o sangu?nea e aliviar dores. Sua indica??o ? para celulite, obesidade, pr? e p?s-operat?rio de cirurgias pl?sticas, varizes, incha?os da gesta??o, al?vio nas dores musculares, pernas cansadas, na redu??o do edema da tens?o pr?-menstrual, etc.

A drenagem linf?tica ? realizada com movimentos suaves de deslizamento dos dedos sobre a superf?cie da pele, seguindo um trajeto que acompanha os vasos linf?ticos. Deve ser realizada por profissionais que realmente tenham um conhecimento de anatomia e do funcionamento do sistema linf?tico, pois se for realizada por m?os sem habilidade, pode trazer males ao organismo.

A finalidade da drenagem linf?tica ? cient?fica. N?o ocorre redu??o de gordura e sim redu??o de medidas por perda do l?quido retido. Quando a pessoa faz regularmente drenagem linf?tica, ela se sente mais saud?vel.

O sistema linf?tico
A linfa ? um l?quido claro, parecido com o plasma do sangue e que tem sua origem nos l?quidos produzidos entre as c?lulas do corpo. Este l?quido possui fragmentos de c?lulas, prote?nas e v?rias outras subst?ncias que necessitam ser eliminadas do organismo para que haja uma desintoxica??o.

Existe uma rede de capilares linf?ticos que s?o pequenos vasos, presentes em todos os tecidos do corpo, que v?o transportar esses dejetos celulares at? a corrente sangu?nea para serem eliminados. No trajeto deste sistema linf?tico, existem g?nglios que s?o pequenos n?dulos que ajudam na defesa do organismo. Quando ocorre uma infec??o a linfa transporta os microorganismos (v?rus e bact?rias) e levam at? os g?nglios para serem filtrados. Com isso eles aumentam de tamanho e se tornam dolorosos. S?o as ?nguas.

A rede linf?tica ? duas vezes maior que a sang??nea e com muitas ramifica?es. Sua circula??o ? lenta e perde velocidade com qualquer les?o sofrida pelo tecido (cirurgia, cortes, traumatismo). Por isso esses locais afetados incham.

Quando o incha?o se resolve em alguns dias estamos diante de um edema local, por?m, quando permanece por um longo per?odo ou n?o desaparece, ele pode ser causado por uma fal?ncia do sistema linf?tico. Neste caso temos um linfedema.

O linfedema pode ocorrer por diversas altera?es sendo a que mais encontramos na cl?nica di?ria ? o linfedema p?s-mastectomia (retirada da mama), onde se observa um edema persistente no bra?o do lado onde foi realizada a cirurgia. Isto ocorre principalmente devido a retirada dos g?nglios linf?ticos da axila e, por este motivo, a drenagem natural dos l?quidos do bra?o fica comprometida.

A drenagem linf?tica, nesses casos, fica contra-indicada. Alguns servi?os de oncologia em conjunto com a fisioterapia tem desenvolvido t?cnicas de drenagem linf?tica no p?s-cir?rgico imediato, por?m somente profissionais que est?o desenvolvendo esses estudos tem a capacidade de executar a t?cnica.

O edema ? muito comum em v?rias regi?es do corpo, principalmente nas pernas, coxas, abdome e bra?os. O m?dico deve fazer uma avalia??o criteriosa para saber qual doen?a pode estar causando esta reten??o de l?quidos. Estando a paciente saud?vel, a drenagem linf?tica tem sua indica??o.

O tratamento leva ao bem estar geral, desintoxicando o organismo, aumentando a freq??ncia urin?ria, reduzindo a sensa??o de peso nas pernas, diminuindo medidas corporais, permitindo que se restabele?a a circula??o linf?tica correta.

T?cnica
Como existe uma grande rede de vasos linf?ticos logo abaixo da pele, a drenagem deve ser feita superficialmente atrav?s do deslizamento dos dedos e m?os sobre as regi?es do corpo, com movimentos suaves, lentos seguindo o trajeto do sistema linf?tico, ou seja, dos membros para o tronco.

S?o realizadas compress?es e descompress?es sobre os g?nglios linf?ticos que est?o nas virilhas, axilas, abdome, etc, a fim de que se possa abrir os canais para que seja drenada a linfa que cont?m dejetos celulares, mol?culas grandes que estavam acumuladas nos tecidos.

O ideal ? que se fa?a uma sess?o de drenagem linf?tica semanal que dura cerca de 50 minutos. Mas nos casos de p?s-operat?rio de cirurgia pl?stica, ela pode ser feita diariamente para reduzir mais rapidamente o edema. O n?mero de sess?es ? vari?vel dependendo de cada caso. Uma outra vantagem deste tratamento ? que a pele fica mais hidratada pela utiliza??o de ?leos ou cremes.

Drenagem com aparelho Vacuoterapia

A drenagem pode ser feita manualmente ou utilizando aparelhos, onde se colocam nos membros inferiores placas de silicone que s?o ligadas a estes aparelhos e que mant?m uma press?o alternada dos p?s at? o abdome. A vacuoterapia e a endermoterapia tamb?m s?o utilizadas para mobilizar os l?quidos, pois promovem uma drenagem profunda, sendo seu uso indicado principalmente para tratamento de celulite.

Indica?es Contra-indica?es
Reten??o de l?quidos Infec??o aguda
Celulite Neoplasias (c?ncer)
Pr? e p?s-operat?rio
Cirurgia Pl?stica
Trombose
Edema - Tens?o pr?-menstrual Insufici?ncia Card?aca
Obesidade Press?o baixa
Gestantes -
Varizes -
Dores musculares -
Relaxamento -

A drenagem linf?tica tamb?m ? utilizada na face tanto no p?s-operat?rio de cirurgias pl?sticas quanto no tratamento de acne, ros?cea, olheiras e faces que apresentam-se inchadas e muitas vezes associada aos tratamentos em medicina est?tica.

Os benef?cios da drenagem linf?tica n?o deixam d?vidas. Os resultados s?o vis?veis logo ap?s a primeira sess?o. Indicada tamb?m para pessoas que est?o passando por momentos de excesso de estresse , baixa auto-estima e ansiedade j? que traz relaxamento e bem estar.


Clique aqui e mande sua pergunta
ou opini?o sobre este assunto

Adriana Ritti e Maria Augusta Torres
s?o m?dicas especialistas em Medicina Est?tica
Saiba mais, clicando aqui