Cortar ou não cortar? Eis a questão!
Conheça alguns mitos sobre cortes de cabelo e entenda qual
deles se adequa melhor ao seu tipo de rosto

Fernanda Leonel
Repórter
21/03/06


Saiba mais sobre cortes de cabelo e crescimento dos fios. As dicas são do cabeleireiro Felipe Franco. Clique no ícone ao lado e assista ao vídeo



Uma das frases mais ouvidas de todos os tempos seguramente pode ser essa: "O cabelo é a moldura do rosto". Moldura ou não, o fato é que que os cabelos possuem um papel fundamental na composição da nossa aparência.

Os cortes de cabelo estão aí. Cada dia mais ousados, sofisticados e com recursos extras. Necessidades para alguns, mundança para outros. Mas sempre como parte do cotidiano da grande maioria das pessoas.

Junto com o hábito, seguem as crenças. Há os que acreditam que cortar o cabelo renova o ciclo da vida, outros apostam na lua que rege o dia do corte. Os cabelereiros respeitam, mas adiantam a opinião unânime: não há nada cientificamente provado sobre nenhum desses mitos, há sim, pequenas ações cotidianas que se podem e se devem ser realizadas para se conseguir um cabelo mais bonito e mais saudável.

Nada de mito de Sansão e Dalila! Mas cortar o cabelo realmente traz benefícios para as madeixas, e o cabeleireiro Felipe Franco, explica o porquê. Ao retirar as partes mais "estragadas" do seu cabelo, você retira os pedaços que, por estarem mais danificados, sugam as proteínas em maior quantidade que as demais partes. Ou seja, ao fazer o corte, você retira cabelos mais "antigos", que precisam de mais proteína, e que por isso, acabam desequilibrando a "alimentação" dos mais novos, que são maioria.

Assim como na biologia se aprende que retirar a gema apical de uma árvore dá mais força á ela, os cabelos também precisam dessa "podada". Só assim, eles ganharão força e aumentarão a qualidade do fio para ganhos em beleza externa.

Mas uma coisa precisa ser ressaltada: o cabelo só cresce se com o corte for retirada alguma parte que está mais danificada. Somente cortar as pontas dos cabelos ou mesmo fazer um corte para mudar o visual, com o cabelo em estado "sadio", não dá força para que as madeixas aumentem de comprimento.

Os cortes ajudam muito no crescimento dos cabelos que receberam algum tipo de química ou tinta. Esse tipo de fio, sempre mais danificado por essas ações externas, reage melhor á ação da tesoura. O porque? É que como essa parte com química retirada do cabelo, requer sempre mais cuidado até mesmo do próprio corpo, com a sua retirada sobra mais "proteína livre" para o resto do cabelo utilizar.

Os especilistas afirmam que não há periodicidade correta para se cortar o cabelo. "Cada cabelo tem seu tempo", afirma Franco, "mas o certo é que se apare as pontinhas pelo menos a cada 45 dias".

Combine o cabelo com o seu rosto!

O corte de programação está cada vez mais em alta entre os salões juizforanos. Através dele é possivel identificar quais são os cortes mais adequados para cada tipo de rosto.

O cabeleireiro Felipe Franco, que é o responsável pelas dicas que vêm seguir, completa a importância do corte de programação. "A nossa profissão tem um pouco da psicologia também. Muitas vezes, a gente acaba conversando e fazendo alguma coisa no cabelo da pessoa que resolve até problemas de auto-estima", afirma.

Para o profissional, que enfatiza que estar de bem com o seu visual traz benefícios para o corpo e para a mente, o corte de programação é ideal para tentar minimizar e até mesmo extinguir toda e qualquer rejeição ao novo corte que o cliente possa ter.

Rosto Oval

Características:Queixo um pouco comprido e testa alta

Use: Repicados nas pontas das franjas e cortes curtos. Cortes "up" (criação de Franco): cabelos menores na parte de trás e maiores na frente

Rosto Triangular

Características:Queixo fino, testa larga e ombro saliente nas laterais

Use: Corte repicado em todo comprimento do cabelo, fios curtos, lisos e ondulados. O comprimento deve ser entre o queixo e o pescoço. Evitar volumes laterais.

Rosto Quadrado

Características:As mandíbulas são mais largas, em outros casos chegam a ter a dimensão das maçãs e da face.

Use: Fio reto com franjas levemente desfiadas, cabelos ondulados e cheios nas laterais. O Channel com franjas também causam um bom efeito. Os cabelos médios e longos favorecem esse tipo de rosto.

Rosto Redondo

Características:Passa a impressão de que se está acima do peso, mesmo não estando. A ilusão ocorre porque a face é larga. Testa curta e queixo pequeno

Use:Cabelos em fio reto sem muito volume. Muita ponta, muito topete. Nunca franja no olho.



Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.