[php]insere("tit_adrianaemariaaugusta")[/php]

Artigo
Toxina botulínica

:::28/03/2006

A primeira imagem que vemos em uma pessoa é o rosto. Ele apresenta características que acabam dando um estilo próprio a cada um. A pessoa pode assim ter uma aparência cansada, brava, tensa ou alegre, bem disposta ou tranqüila.

A face apresenta vários músculos que se entrecruzam. Quando expressamos nossos sentimentos e emoções como sorrir, ficar bravos ou espantados, ocorrem contrações de vários grupos musculares .

Como as contrações ocorrem milhares de vezes durante a vida, a face vai formando linhas que se tornam mais acentuadas, ficando mais visíveis com o passar dos anos. São as chamadas rugas de expressão.

É importante salientar que existe uma diferença entre as rugas formadas pela contração da musculatura e as rugas que se formam na pele pelo envelhecimento provocado por vários fatores, como a exposição exagerada ao sol, fumo, hidratação inadequada que são rugas mais finas e superficiais.

A toxina botulínica é usada nas rugas de expressão. Estas rugas se formam principalmente na região da testa, entre as sobrancelhas, na lateral dos olhos (pés-de-galinha) e na lateral da boca.

Até a década de 90 não existiam tratamentos estéticos que conseguissem um bom resultado nestas rugas. Médicos oftalmologistas que tratavam alterações dos músculos das pálpebras, estrabismo e outras doenças oftálmicas com toxina botulínica, observaram que a medicação que eles aplicavam na região dos olhos atuava também sobre as linhas de expressão do rosto, diminuindo ou amenizando as marcas da face. .

A Neurologia também vem aplicando a toxina botulínica na musculatura de vários pacientes que apresentam patologias, como paralisia cerebral, traumatismo craniano, derrames, lesões de medula, com o intuito de amenizar os quadros de espasticidade da musculatura, que é a contração exagerada de certos grupos musculares com movimentação difícil. Não existe limite de idade para a sua aplicação, inclusive é utilizada em crianças menores de 12 anos.

A toxina botulínica também pode ser usada no tratamento da hiper-hidrose, que é o suor excessivo nas palmas das mãos, plantas dos pés, axilas. Os resultados são satisfatórios, duram de 3 a 12 meses dependendo do local aplicado. Sua aplicação é dolorosa.

Estudos foram se expandindo e hoje a aplicação da toxina botulínica (Botox, Dysport, Prosigne - marcas registradas) na estética médica é uma das técnicas mais procuradas e realizadas no mundo.

A toxina é uma proteína de uma bactéria chamada Clostridium botulinum. Apesar de ser uma aplicação de toxina é um procedimento extremamente seguro. Inúmeros estudos científicos já comprovaram sua eficácia e segurança.

A intenção é levar o rosto a ter uma aparência mais jovial e descansada. É uma técnica simples, realizada em consultório, com uma sessão. O procedimento não deixa cicatrizes, não realiza cortes sendo quase indolor. A aplicação dura em média 10 minutos.

Sempre deve ser realizada por um médico treinado e experiente, que tenha um grande conhecimento da anatomia facial e domínio da técnica de preparo e aplicação do produto. Na consulta o paciente é convidado a fazer movimentos de contração e relaxamento dos músculos para um estudo da localização e marcação dos pontos ideais. Essa marcação é bastante individual. Por isso a aplicação não é a mesma para todas as pessoas.

Na semana que antecede a aplicação deve-se evitar o uso de aspirina, ginkgo biloba, antiinflamatórios, vitamina E.

Indicação
A maioria das aplicações é feita nas rugas faciais da testa, entre as sobrancelhas e pés-de-galinha. Também podem ser feitas aplicações nos lábios, pescoço e colo . Como em 80 % das mulheres após 50 anos ocorrem diferenças na altura das sobrancelhas, utilizando essa técnica é possível equilibrar pequenas alterações, harmonizando mais a face.

É também o tratamento mais procurado pelos homens dentro da área estética visto que as rugas diminuem sem mudar a expressão facial. Não há limite de idade tanto para começar quanto para deixar de fazer essas aplicações. O comum é após os 35 anos.

Este tratamento é contra-indicado para grávidas, mães que estão amamentando, pessoas que estão apresentando infecções no local da injeção. Deve sempre ser aplicado em pessoas saudáveis. Pode ser usado como um procedimento único ou como complemento pós-cirurgia plástica facial, associado ao laser, peelings ou preenchimentos faciais.

O intervalo entre as aplicações é de, no mínimo, 4 meses. A cada nova aplicação a duração dos resultados é mais longa. A tendência é que com a repetição freqüente do tratamento os resultados sejam mais duradouros.

Técnica de aplicação

O paciente pode ficar sentado ou inclinado durante a aplicação.
Os pontos de aplicação são marcados.
Pode ser utilizado anestésico em pomada 30 minutos antes.
Utilizam-se seringas e agulhas finíssimas descartáveis.
A aplicação é feita no músculo em micro gotas.
A sensação da picada é leve e rápida.


Após aplicação

  • O paciente pode retornar as suas atividades diárias imediatamente.
  • Deve-se evitar exercícios físicos pesados nas primeiras 48 horas.
  • Evitar deitar ou manipular o local durante quatro horas.
  • Não há restrições para a exposição ao sol.
  • Os efeitos colaterais são raros como: dores de cabeça , pequenas manchas roxas, inchaço, dificuldade de foco visual (reversíveis).
  • Abaixamento da pálpebra e sobrancelhas também são reversíveis.
  • Os resultados começam a aparecer em 48 horas.
  • A durabilidade é de 3 a 8 meses. Em média, 4 meses.
  • A permanência do resultado varia de paciente para paciente, pois a força de contração da musculatura é diferente.
  • Os resultados são muito satisfatórios. Os pacientes, na maioria das vezes, se sentem mais felizes, com melhora da auto-estima, pois além da diminuição das rugas, a face apresenta uma aparência mais suave e harmônica, com efeito de levantamento da expressão.


    Clique aqui e mande sua pergunta
    ou opinião sobre este assunto

    Adriana Ritti e Maria Augusta Torres
    são médicas especialistas em Medicina Estética
    Saiba mais, clicando aqui

    Conteúdo Recomendado

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.