[php]insere("tit_adrianaemariaaugusta")[/php]

Artigo
Dicas para o inverno

:::29/05/2006

O clima exerce uma influ?ncia grande sobre o nosso organismo, tanto sobre a pele pelos fatores externos, quanto no humor. O inverno ? a ?poca ideal para fazer tratamentos est?ticos de a??o mais profunda. ? a esta??o prop?cia, pois vindo em seguida a uma ?poca de muito sol, o corpo est? mais necessitado de cuidados espec?ficos.

No ver?o, devido ao calor, h? uma exposi??o, muitas vezes, exagerada aos raios solares. Muitos ainda n?o se preocupam com os perigos causados pela radia??o solar, freq?entando praias e piscinas em hor?rios inapropriados, sem o uso de protetor solar, utilizando fatores de prote??o insuficientes e at? mesmo se esquecendo de reaplic?-lo, acreditando ser necess?ria apenas uma aplica??o.

Essas a?es deixam em curto prazo seq?elas como queimaduras, descama??o, desidrata??o e manchas na pele e em longo prazo o envelhecimento. A pele do corpo tamb?m sofre esses efeitos.

Com a chegada do inverno os dias tornam-se mais frios, secos, nebulosos e se observarmos bem, nossa pele se modifica com essas varia?es clim?ticas. O vento frio, as baixas temperaturas e a pouca ingest?o de l?quidos colaboram para que a pele do rosto e do corpo se apresente manchada e sem brilho, tornando-se tamb?m mais ressecada, podendo at? mesmo apresentar uma leve descama??o.

Essas altera?es, se n?o tratadas corretamente, podem piorar. Por isso ? importante dedicar um cuidado especial para o rosto e o corpo. ? indicado iniciar nesta esta??o um tratamento est?tico em uma cl?nica especializada, com o intuito de esfoliar, hidratar e nutrir a pele.

Momento prop?cio para se tratar as manchas, pois pode ser usado uma variedade de produtos clareadores que s?o fotossens?veis (podem manchar a pele se a pessoa se expuser ao sol). Como a incid?ncia dos raios solares ? menor, podemos fazer tratamentos mais agressivos como os peelings de m?dia intensidade como os de ?cido tricloroac?tico, resorcina, uso de ?cidos com maior poder de penetra??o como tamb?m os laseres.

A falta de vi?o e a textura um pouco mais ?spera da pele mostram a necessidade de retirada de pequenas camadas superficiais, eliminando as c?lulas mortas e propiciando uma melhor penetra??o dos produtos de tratamento, que passam a agir com mais facilidade. O uso de hidratante ? importante e o correto ? que estes produtos, utilizados para hidratar a pele do rosto, possuam tamb?m subst?ncias como as vitaminas C e E, coenzima Q10, DMAE , argireline e tantas outras.

Para quem quer se preparar para o ver?o ? a ?poca tamb?m ideal para iniciar ou continuar um tratamento de corpo. Os tratamentos que visam melhorar a celulite, estrias, gorduras localizadas, flacidez e secar vasinhos das pernas requerem, no m?nimo, oito semanas de tratamento. Estes tratamentos est?ticos podem causar pequenas manchas roxas (equimoses) nos locais onde s?o aplicados, mas que desaparecem em pouco tempo. Nada melhor do que fazer nesta esta??o quando usamos roupas bem fechadas.

As ?reas mais comumente afetadas pelo ressecamento s?o as extremidades do corpo, como m?os, p?s, joelhos e cotovelos. Por isso, devemos utilizar hidratantes mais potentes, pois s?o ?reas de atrito e acumulam muitas c?lulas mortas. Recomenda-se o uso de um esfoliante nestes locais antes da aplica??o do hidratante ou durante o banho. Por?m, este uso deve ser restrito a duas aplica?es quinzenais.

Para as m?os, os hidratantes devem conter em sua formula??o silicones que promovem um filme protetor sobre a pele para que ela n?o resseque, uma vez que as m?os s?o partes que ficam mais expostas. Prefira sabonetes l?quidos, pois eles t?m um ph mais compat?vel.

Os p?s tamb?m t?m que ser tratados com aten??o j? que durante o inverno usamos cal?ados fechados com meias, o que predisp?e a um aquecimento e umidade maiores no seu interior, fazendo aparecer ou piorar os quadros de micoses nas unhas ou entre os dedos.

Por isso nesta ?poca n?o devemos usar o mesmo par de sapatos todos os dias. Em casa eles devem ficar em local ventilado e n?o guardados em gavetas ou sacos pl?sticos. Para evitar que eles sofram a a??o do mofo, pode ser aplicado no interior do sapato um pouco de produto desinfetante (tipo pinho) em um pano seco. Mas, aten??o: pessoas al?rgicas n?o devem fazer este procedimento.

O banho quente e mais longo que o habitual, embora seja muito relaxante, deve ser evitado, pois provoca um ressecamento maior da pele, tirando sua oleosidade natural.

O uso da bucha vegetal tem que ser criterioso, pois sua utiliza??o juntamente com o sabonete pode diminuir a camada do manto hidrolip?dico da pele, que ? uma cobertura formada por gordura e suor que nos protege de agentes externos como v?rus, bact?rias e fungos. Se quiser usar a bucha n?o a utilize com o sabonete.

T?o importante quanto lavar o nosso corpo ? saber enxug?-lo bem.

Com estes cuidados, a pele estar? mais bem preparada para enfrentar as altera?es do inverno, de modo que ela se mantenha sempre bonita, hidratada e saud?vel.


Clique aqui e mande sua pergunta
ou opini?o sobre este assunto

Adriana Ritti e Maria Augusta Torres
s?o m?dicas especialistas em Medicina Est?tica
Saiba mais, clicando aqui