Cabelo e corpo bonito Dermatologista diz que malhar faz mal para os cabelos.
Cabeleireira d? as dicas para reverter a situa??o

Fernanda Leonel
Rep?rter
30/10/06

Quer ter um cabelo saud?vel? As sugest?es s?o da cabeleireira M?rcia Fajardo, para quem freq?enta o ambiente de malha??o ou n?o. Clique para ver o v?deo, ao lado


Imagem
de uma mulher na academia Ir para a academia ? sin?nimo de preocupa??o com a sa?de. Mas para muita gente, tamb?m pode ser preocupa??o com a est?tica e a beleza. Quem sua, transpira e dedica horas de seu dia em busca de melhora no visual, s? precisa ficar ligado em uma coisa: cuidar do corpo pode estragar o cabelo.

? que segundo o dermatologista Cristiano Pinheiro, malhar faz bem para o corpo e para mente em grandes quantidades, o que n?o acontece com o cabelo. Para o profissional, o ambiente da academia e as "rotinas" do culto ao corpo s?o inimigos dos fios sedosos e cheios de vida.

Como explica Cristiano, o sal do cabelo produzido durante o exerc?cio pode deixar o cabelo opaco, sem brilho e quebradi?o. "? claro que a manifesta??o da quantidade de sal colocado para fora e at? de maneira que a pessoa transpira contribui para a perda menor ou maior do vi?o do cabelo". O sal do suor suor somado ? oleosidade natural da malha??o acabam prejudicando quem est? super a? para o visual.

"O cabelo longo ? o mais prejudicado, porque inevitavelmente toca os ombros, a bochecha e as costas e absorve todo o sal que o corpo joga para fora", afirma Cristiano, lembrando que ? preciso sempre ir para a academia com os cabelos presos para minimizar os problemas.

Outro fator ainda ? determinante para que os freq?entadores de academia fiquem mais ligados nos cuidados com a "moldura do rosto". As impurezas do ambiente fitness como poeira, o ?lcool usado para limpar o equipamento, desinfetante nos colchonetes s?o agentes externos que colaboram para danificar os fios.

A cabeleireira M?rcia Fajardo (foto abaixo), concorda com o dermatologista, mas tem uma opini?o que abranda o cora??o de quem gosta de um corpo bacana, mas se preocupa com o cabelo tamb?m. Para ela, os desgastes do cabelo na academia existem, mas causam danos de efeitos parecidos com outras atividades que realizamos.

foto da cabeleireira Marcia Fajardo "N?o h? motivos para ficar preocupado demais. ? bom saber dos desgastes para se preocupar em cuidar das defici?ncias que a academia causou. Mas h? muitas formas de repor isso", alivia.

Para quem ficou interessado, M?rcia d? as dicas: hidrata??o ? a palavra de ordem. Se voc? desgasta seu cabelo de alguma forma, deve devolver e ele o que ele perdeu. Esse tratamento pode ser de 10, 15 em 15 dias e at? mesmo de m?s em m?s para quem faz academia freq?entemente e acaba transpirando muito e lavando o cabelo demais tamb?m.

Para a cabeleireira, ? preciso que as pessoas entendem que hidrata??o n?o ? s? aquele processo de ir ao sal?o e as vezes pagar um pre?o alto para ver os cabelos macios novamente. Ela ressalta que h? diferen?as na hidrata??o caseira e na profissional, mas que a pessoa que sofre algum tipo de perda de brilho ou maciez constante, como ? o caso de quem vai muito ? academia, deve lembrar que a hidrata??o deve ser constante. E a? j? depende do "bolso" de cada um para manter a hidrata??o como rotina.

"Quando a gente est? desidratado n?o precisa de ?gua? Ent?o, com o cabelo ? parecido. A primeira necessidade da desidrata??o ? simples. Se outras coisas puderem vir, ? lucro", brinca M?rcia, comentando os benef?cios de uma hidrata??o caseira para quem precisa de estar em dia com a sa?de dos cabelos.

Outra dica: mantenha os cabelos presos na hora de ir para a academia e tome cuidado com o que voc? vai usar para prend?-los. A cabeleireira alerta que os prendedores de metal, s?o uma armadilha da est?tica moderna, j? que s?o servem ? regra de "bonitinhos e ordin?rios". Esses prendedores, quebram os fios do cabelo e fazem marcas que v?o demorar para sair.

O ideal ? usar "buchinhas" feitas com meia-cal?a, silicones ou ent?o buchinhas tipo "xuxa" na defini??o de M?rcia. Esses prendedores s?o aqueles baratos, encontrados em v?rias cores. S?o esses materiais que n?o agridem o cabelo a ainda absorvem o suor, n?o deixando "po?as" enquanto voc? malha.

Transpirei na academia. Lavo o cabelo?

foto de cabeleireira lavando o cabelo da cliente Quem nunca ouviu dizer que lavar o cabelo demais estraga os fios que atire a primeira chapinha. Assim como deve atirar a primeira escova quem n?o costuma dizer que nada melhor que lavar os cabelos depois de transpirar bastante. Nessa d?vida, quem transita pelo ambiente da academia, fica mesmo na d?vida do que fazer. E a?, qual a solu??o?

Antes de dar a resposta, a cabeleireira M?rcia Fajardo orienta. N?o ? que verdade que lavar o cabelo demais apodrece os fios ou qualquer outra coisa do tipo. Nada ? t?o mal quanto parece. Mas ela lembra que lavar o cabelo e n?o deix?-lo secar pode fazer mal sim.

Para explicar as diferen?as do mito, M?rcia usa a met?fora de lavar roupas para analisar a quest?o. A cabeleireira diz que a gente pode lavar a roupa da gente quantas vezes achar bom, s? que tem que deixar secar para n?o mofar. No cabelo, esse "mofo", segundo M?rcia, ? a caspa.

Na quest?o academia, o conselho da profissional ? que n?o ? bom lavar os cabelos demais, mas que isso h? vai da necessidade de cada um.

"Tem cabelo que vai para a academia e volta inteiro. Outros n?o. Assim como tem gente que precisa estar com ele arrumado todos os dias. A minha dica como profissional ? que a pessoa analise com calma seu caso e tente n?o lavar o cabelo demais. Mas se lavar, que hidrate ele com freq??ncia".