Pitanguy faz palestra em JF O professor e cirurgi?o pl?stico fala sobre a import?ncia da cirurgia pl?stica

S?lvia Zoche
Rep?rter
25/10/06

Leia a entrevista exclusiva que a ACESSA.com fez com o professor e cirurgi?o pl?stico Ivo Pitanguy um dia antes de sua palestra em Juiz de Fora sobre a import?ncia social sobre a cirurgia pl?stica.

Clique e leia a entrevista com o cirurgi?o pl?stico Ivo Pitanguy!

Foto do cirurgi?o pl?stico Ivo Pitanguy
Foto: Frederico Mendes
Reconhecido no mundo todo pelo seu trabalho em cirurgia pl?stica, Ivo Pitanguy ? chamado de professor em sua cl?nica. N?o ? ? toa. Afinal, se dedicou ? especialidade, estudando na d?cada de 1950 fora do Brasil em uma ?poca dif?cil de se conseguir conhecimento na ?rea para a pr?tica da profiss?o.

Pitanguy criou o curso de p?s-gradua??o em cirurgia pl?stica na PUC-Rio, lan?ou diversos livros, publicos v?rios artigos, foi eleito imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) em 1990, recebeu o Pr?mio Cultura pela Paz do Papa Jo?o Paulo II, entre outros feitos.

Isso tudo porque sua maior preocupa??o ? mostrar que a cirurgia pl?stica deve trazer "harmonia e paz com a pr?pria imagem" e proporcionar a reitengra??o social. E ? este tema que o traz ? Juiz de Fora, nesta quinta-feira, 26 de outubro, ?s 20h30, convidado pela Sociedade Universit?ria para o Ensino M?dico (SUPREMA) para proferir uma palestra sobre A import?ncia social da cirurgia pl?stica.

Em entrevista exclusiva ? equipe ACESSA.com, por telefone, o professor e cirugi?o pl?stico, Ivo Pitanguy, abre uma espa?o em sua agenda para falar um pouco sobre sua trajet?ria e ressaltar a import?ncia da cirugia pl?stica. Leia abaixo:

Entrevista com Ivo Pitanguy

ACESSA.com - Qual foi a influ?ncia que os livros, a pintura, a poesia, a natureza e o esporte execerceram em sua escolha pela cirurgia pl?stica?

Ivo Pitanguy - O contato com os bichos, com a natureza desde cedo e com a criatividade que n?s estamos envolvidos por ela em todos os aspectos, numa ?rvore, num rio, num animal e a criatividade do homem tamb?m, o contato com a parte de Arte... Tudo isso ? uma coisa que nos d? um sentimento de humildade e, ao mesmo tempo, nos inspira a fazer alguma coisa.

Agora, o que n?o se pode confundir ? o sentido do artista e do cirurgi?o, o sentido de beleza pra mim tem muitas limita?es que o corpo me conduz, que anatomia me impede e, ao mesmo tempo, me dirige e, ao mesmo tempo, tem uma forma, que tem uma ortodoxia em certa ?poca, tem um personagem, tem um senhor que pensa. Uma s?rie de fatores que fazem com que a gente tenha que sentir que a procura nossa ? pelo bem-estar.

ACESSA.com - O senhor foi buscar mais conhecimento sobre a cirurgia pl?stica a partir da d?cada de 1940. Em 1960, o senhor fundou o curso de p?s-gradua??o em cirurgia pl?stica da PUC do Rio. Em 1962, foi fundada a 38? Enfermaria da Santa Casa, tamb?m no Rio. Quais as dificuldades encontradas pelo senhor ao longo dos anos at? concretizar sua vontade de mostrar a import?ncia da cirurgia pl?stica?

Ivo Pitanguy - Eu passei quase seis anos fora do Brasil aprendendo. E mesmo fora, naquela ?poca, a difus?o da Medicina, da Cirurgia Pl?stica... tinha que aprender em outro pa?s. Ent?o, fui para os Estados Unidos, depois fui pra Fran?a, depois fui pra Inglaterra...

E fui aprendendo ao poucos e como eu senti aquele conhecimento adquirido, em vez de eu guardar, eu senti que era minha responsabilidade difundir com outros para que a especialidade fosse mais aprendida e criar uma Escola, que era meu desejo. E isso eu fiz criando a [38?]Enfermaria na Santa Casa, ganhando a C?tedra na Universidade Cat?lica [do Rio de Janeiro], na Carlos Chagas criando os cursos.

E passei, ent?o, atrav?s na minha vida - como hoje estou voltando da Santa Casa - uma parte integrante, at? mais nos dias de hoje, o oposto do que na ?poca eu tinha encontrado, colocar toda a popula??o, dentro do poss?vel, com cirurgi?es bem treinados para poder atend?-la.

E, ao mesmo tempo, tamb?m atender a popula??o carente com a cirurgia pl?stica e desmistificar ao transform?-la uma coisa para todos e n?o s? para os ricos. Foi isso que eu criei na Santa Casa, na 38?.

Foto do cirurgi?o pl?stico Ivo Pitanguy
Foto: www.pitanguy.com
ACESSA.com - O senhor falou sobre a popula??o menos favorecida que ? atendida tanto para cirurgia de deformidades cong?nitas ou seq?elas de trauma, queimaduras e tumores, mas tamb?m para cirurgias est?ticas.

Ivo Pitanguy - Eu procurei sempre dar ? cirurgia est?tica um car?ter importante, como a cirurgia reparadora, embora a reparadora seja mais evidente, o sofrimento n?o se mede s? pelo tamanho da deformidade. ? uma coisa individual, muito ?ntima, isso ? de cada um. Isso criou uma filosofia diferente no sentido de est?tica, n?o s? no Brasil, como no mundo todo.

ACESSA.com - Qual a import?ncia da cirurgia pl?stica para quem se submete a ela?

Ivo Pitanguy - Uma pessoa n?o se submete a uma pl?stica. Quando uma pessoa tem uma deformidade, ? importante para atenu?-la, seja pela ortopedia, seja pela cirurgia pl?stica, dependendo do tipo de deformidade. As pessoas querem estar parecidas com as outras do seu grupo. O importante da cirurgia pl?stica ? a sua reintegra??o social. ? sobre isso que eu vou falar [lembrando sobre a palestra que vai ministrar em Juiz de Fora].

ACESSA.com - A chefe da equipe m?dica da Cl?nica Ivo Pitanguy, Dra. B?rbara Helena Barcaro Machado, ? formada pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Como o senhor v? a forma??o acad?mica nem Minas Gerais?

Ivo Pitanguy - A forma??o acad?mica em Minas Gerais ? boa, porque o mineiro ? bom. ? bom em muita coisa e ? bom de bisturi tamb?m (risos).