Acupuntura estética Técnica preventiva e corretiva não faz milagres, mas proporciona
lifting natural da pele e equilíbrio orgânico


Sílvia Zoche
Subeditora
10/03/2008

Sentir-se equilibrada emocionalmente e de bem com o corpo físico. Quem procura chegar próximo a este estado, pode encontrar ajuda na acupuntura estética. Como dizem as médicas especialistas em estética, Adriana Ritti (foto abaixo, à esquerda) e Maria Augusta Torres (foto abaixo, à direita), não é um milagre, é uma técnica milenar que já era usada pelas imperatrizes chineses.

O resultado estético aparece porque a parte interna do corpo foi equilibrada através do desbloqueio de canais energéticos. "Em todo nosso corpo, existem pontos de acupuntura, que estão no trajeto dos canais ligados a órgãos e vísceras", explicam. Preocupação, tristeza, insônia, mágoa, raiva, medo são algumas das emoções que causam bloqueio nestes canais, assim como o clima e a alimentação também podem interferir.

Elas explicam que as disfunções são bloqueios energéticos. "A celulite, por exemplo, está ligada a uma disfunção energética do fígado. Quando se utiliza a acupuntura, desbloqueia-se a energia, que flui com mais facilidade", diz Maria Augusta.

"Nós vemos que a beleza vem de um bem-estar, de um equilíbrio energético. Ninguém consegue bem-estar se não tiver uma vida saudável", diz Adriana. "Caso alguma condição interna ou externa bloqueie o fluxo dessa energia, que percorre o corpo nos canais energéticos, surgem distúrbios que resultam nas mais diversas patologias", completa Maria Augusta.

Algumas indicações

Médicas Adriana e Maria Augusta aplicando agulhas de acupuntura no rosto de paciente Com a acupuntura estética é possível amenizar olheiras, rugas, manchas, estrias, para eliminar retenção de líquidos, entre outros pontos. Mas é importante ressaltar que a avaliação do paciente é completa. Antes de começar o tratamento de rugas, por exemplo, o médico examina a pessoa como um todo. "A mudança tem que vir de dentro para fora", afirmam.

Na acupuntura estética facial, vão ser localizados os pontos específicos da face que ajudam a fortalecer a musculatura, firmar a pele, diminuir manchas, reduzir inchaços, acnes, oleosidade excessiva. Portanto, o rosto vai receber diversas agulhas, porém, outras agulhas serão colocadas em outras partes do corpo. "No tratamento com a acupuntura, ocorre a colocação de agulhas em pontos locais e à distância, visando um tratamento geral", diz Maria Augusta.

Sessões

Na primeira sessão já é possível ver os resultados. "Uma paciente nossa chegou em casa e a filha perguntou o que ela havia feito nos lábios, porque estava diferente", conta Maria Augusta, que enfatiza que a técnica não altera a expressão facial.

A quantidade de sessões varia de pessoa para pessoa, mas é indicado uma média de dez para resultados satisfatórios.

Contra-indicações

As agulhas são ligadas a aparelhos específicos chamados eletroacupuntura, que potencializam a energia dos pontos de acupuntura. O tratamento é considerado quase indolor. "O mais importante é que não existem efeitos colaterais", comenta Adriana.

As contra-indicações são pequenas, só para quem possui feridas no local da aplicação. "Até porque se a pessoa apresenta uma doença sistêmica, ela será tratada pela acupuntura geral primeiramente", relata Maria Augusta. A aplicação das agulhas demora cerca de cinco minutos e o paciente fica relaxando por 30 minutos.

Em muitos casos, a acupuntura estética deve ser associada a outros tratamentos, como no caso de implantes em rugas mais profundas, aplicação de toxina botulínica, laser e até mesmo cirurgia plástica.

Vantagens

Médicas Adriana e Maria Augusta aplicando agulhas de acupuntura no rosto de paciente

  • Métodos menos agressivo à pele
  • Promove equilíbrio orgânico
  • Resultados duradouros
  • Lifting natural
  • Não altera expressão facial
  • Não é necessário uso de anestesia
  • Pode ser usada preventiva e corretivamente
  • Melhora o tônus
  • Ativa a circulação sangüínea, linfática e energética da pele
  • Suaviza rugas e marcas de expressão
  • Diminuição da gordura localizada
  • Drenagem linfática
  • Rejuvenescimento e aumento do viço da pele
  • Desintoxicação orgânica

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.