"Amigos, amigos. Times ? parte" Escolher um time ? mais do que vestir a camisa, ? assumir as conseq??ncias da escolha e aceitar a "zoa??o" dos amigos e dos familiares

Renata Solano
*Colabora??o
06/05/2008

Futebol! Uma paix?o nacional que transforma desconhecidos em melhores amigos, mas que tornam amigos e pessoas queridas em rivais. O esporte atrai milh?es de torcedores e movimenta a economia nacional, principalmente durante os principais campeonatos. E torcer por um time ? mais do que vestir a camiseta com o emblema, ? assumir a paix?o mesmo com a derrota.

O torcedor M?rio L?cio Guerra (foto abaixo) comenta que escolheu seu clube em 1948. "Meu pai era botafoguense, mas meu irm?o era vasca?no. A decis?o do campeonato de 48 foi entre os dois times e eu escolhi o vitorioso para ser a equipe para a qual eu iria torcer. Hoje, independente dos resultados sou alvinegro de cora??o e nunca vou largar esse meu time", afirma.

Guerra comenta que a equipe do Vasco, na ?poca, era melhor que a do Botafogo. "Tanto que em 1950 a sele??o Brasileira era composta em sua maioria por atletas do cruzmaltino. Mas eu tinha apenas seis anos de idade e o que me importava era ver o time campe?o", lembra.

Foto de M?rio L?cio e Raquel com camisa do Botafogo Atualmente, ele comenta que adora futebol, mas n?o somente o que passa na televis?o, mas tamb?m quando est? com a bola nos p?s dentro de um gramado. "Participo de todos os campeonatos do clube que sou associado. Jogo todas as quarta-feiras, os s?bados e os domingos e acompanho o desempenho de diversos times, n?o somente do meu fog?o".

Guerra diz que escolher um time ? muito simples de acordo com os crit?rios que se leva em conta. A pessoa pode simpatizar com algum jogador ou com o dirigente, a pessoa pode escolher o time por causa da fam?lia, dos amigos ou mesmo do namorado. "Quando todo mundo da fam?lia torce por um mesmo clube fica mais unida e mant?m sempre a harmonia", acrescenta.

Talvez seja por isso que sua filha mais nova, Raquel Guerra (foto acima) tenha escolhido o Botafogo para torcer. "? legal porque assisto aos jogos com meu pai e quando era mais nova a gente ia no Maracan? juntos. Al?m disso, por ser do mesmo time dele, fica mais f?cil ganhar camisas e brindes do time", comenta.

Mas o motivo n?o ? s? esse. Raquel comenta que adora o alvinegro por causa de sua garra e credibilidade. "Amo torcer pelo Botafogo, n?o trocaria por nada no mundo. ? um clube com dirigentes honestos, um time que trabalha muito e que sempre se dedica ao m?ximo. O Botafogo faz boas contrata?es, tem uma boa equipe de base e um excelente t?cnico", enumera.

Fan?tica pelo time, a mo?a diz que n?o perde um jogo e cita os jogadores que mais gosta: Jorge Henrique e L?cio Fl?vio. "Quando quero ir ao Maracan? posso ir, mas tamb?m gosto de assistir em bares com os amigos e em casa com meu pai que ? roxo pelo time. Sobre o ?ltimo jogo, achei que o primeiro tempo foi muito bom para o alvinegro, mas que o segundo tempo foi mesmo do Flamengo. O Jorge Henrique me decepcionou com sua atua??o na disputa", afirma.

E quando a hist?ria ? diferente?

Foto de N?mora Pouco menos entendedora do assunto, a estudante N?mora Maiara (foto ao lado) diz que torce pelo Botafogo h? uns tr?s anos. "N?o gosto de futebol carioca, mas desde que entrei na faculdade comecei a torcer pelo Fog?o por causa das minhas amigas. No entanto, meu namorado fica muito bravo com a minha op??o, porque ele ? flamenguista de carteirinha", comenta.

O namorado Thiago Farias (fotos abaixo, ? esquerda e direita) afirma que N?mora fez uma escolha muito ruim e que, no fundo, ele sabe que ela ? torcedora do urubu. "Foi muito divertido ver a final entre os nossos times. Fui ao Maracan? e ela n?o quis ir comigo, mas foi emocionante demais estar l? e ver o meu time vencer. Quando cheguei de viagem perturbei a N?mora e as amigas por causa do resultado", lembra.

O resultado de 3 a 1 que deu ao Flamengo o 30? t?tulo de campe?o carioca fez com que o flamenguista, h? 25 anos, festejasse e convencesse a namorada de pendurar uma bandeira na sacada do apartamento. "A gente mora junto, n?o pude brincar muito com ela sobre a derrota sen?o ela me expulsava de casa, mas preguei a bandeira do meu tim?o na janela e ela nem reclamou", afirma.

A escolha do time pode prejudicar alguns relacionamentos, seja entre amigos, entre familiares ou entre namorados, mas o casal comenta que ? preciso muita seriedade e respeito. "A gente pode n?o torcer para o mesmo time, mas o mais importante ? que brincamos um com o outro, mas sem exageros para n?o magoar ningu?m. At? porque sei que no fundo o time da N?mora ? o Meng?o", comenta Farias.

Foto de Thiago Foto de galera no Alto dos Passos Foto de Thiago

*Renata Solano ? estudante de Comunica??o Social na UFJF