?cido hialur?nico deixa mulheres mais jovens O pesco?o ? a primeira parte do corpo a denunciar a idade e o ?cido hialur?nico surge como uma excelente forma de atenuar os sinais do tempo

Marinella Souza
*Colabora??o
27/11/2008

N?o tem jeito o tempo passa e a pele sente mesmo. Marcas de express?o e rugas s?o sempre combatidas com cremes e os mais diversos tratamentos para o rosto. Mas o que a maioria das mulheres esquece ? que o pesco?o ? a parte do corpo que mais entrega os anos de experi?ncia.

A contadora e professora V?nia Campos Mazetti sabe bem disso. Olhando fotos de fam?lia percebeu o quanto estava envelhecida ao reparar as marcas em seu pesco?o. "A idade chega e a gente tem que cuidar mesmo", diz.

A m?dica especialista em medicina est?tica Adriana Ritti explica que com o avan?ar da idade e a a??o da gravidade, a espessura da derme dessa diminui provocando rugas, manchas, flacidez, ac?mulo de gordura embaixo do queixo e ressecamento j? que o pesco?o apresenta poucas gl?ndulas seb?ceas.

A sorte ? que a medicina evoluiu bastante e hoje j? existem muitos tratamentos ? disposi??o para que as mulheres possam manter rosto, pesco?o, colo e m?os sempre bonitos, saud?veis e - o melhor- jovens. "Antigamente n?o tinha muito tratamento, mas agora s?o muitas op?es e o resultado ? ?timo", comemora V?nia.

Al?m do tratamento domiciliar com cremes hidratantes e tensores ? base de demae, vitaminas A, E e C, ur?ia, nicotinamida e muitas outras subst?ncias que estimulam a produ??o de col?geno, algumas t?cnicas surgem como uma salva??o para as indesej?veis rugas e marcas de express?o no pesco?o.

A a??o do ?cido hialur?nico

Foto de Adriana Ritti O ?cido hialur?nico ? a bola da vez nesse quesito. Trata-se de uma subst?ncia que j? est? presente em nosso organismo, mas que com o passar do tempo sofre uma queda consider?vel na produ??o.

Essa subst?ncia ? respons?vel por conferir a beleza, o vi?o e o turgor da pele humana. "? um esqueleto que serve para segurar as fibras el?sticas e col?genas, dando sustenta??o ? pele", explica a m?dica.

Adriana comenta que 56% do ?cido hialur?nico do nosso corpo concentra-se na pele. O restante est? nos tend?es, ligamentos e m?sculos. Por isso, a queda na produ??o se faz sentir nitidamente na pele, em especial no pesco?o.

Para aplicar a subst?ncia ? utilizada uma seringa muito fina, n?o provoca alergias e a ?nica contra-indica??o ? a gravidez. "O ?cido hialur?nico natural absorve a ?gua do organismo. Ao aplic?-lo, a ?gua ? carreada para aquele local, a pele recebe uma hidrata??o profunda, recupera o vi?o, o turgor, a elasticidade e a maciez. Al?m disso, reduz as linhas finas e pequenas rugas", ensina.

Em uma semana j? se pode perceber a diferen?a e o efeito dura, em m?dia, um ano. No entanto, Adriana recomenda duas a tr?s aplica?es no ano, com intervalo m?nimo de 30 dias entre elas. "Isso garante um resultado melhor", diz. Todas as mulheres, a partir de 25 anos, podem fazer o tratamento, desde que j? apare?a algum sinal de pele desvitalizada ou ressecada.

V?nia est? prestes a se submeter ? primeira aplica??o do ?cido hialur?nico e est? muito otimista. "A gente precisa manter o corpo para melhorar a auto-estima, ? uma quest?o de cuidado com a gente mesmo. As rugas no pesco?o incomodam muito. ? uma regi?o que a gente n?o presta muito aten??o, mas quando se d? conta do estrago tem que dar um jeito", declara.

Foto de pesco?o
   antes do tratamento Segundo Adriana, situa?es como a de V?nia s?o muito comuns no dia-a-dia do consult?rio. "A queixa ? muito grande. As pessoas t?m que entender que ? importante tratar da face, mas sem esquecer do pesco?o, do colo, das m?os e do l?bulo da orelha", ressalta.

Outro aspecto para o qual a m?dica chama a aten??o ? para a necessidade de prote??o que envolve usar protetor solar todos os dias, evitar exposi??o excessiva ao sol e manter uma alimenta??o saud?vel.

Outros tipos de tratamento para o pesco?o

Peeling de cristal: esfolia e faz um atrito na pele, aumentando a absor??o dos produtos que ser?o aplicados.

Carboxiterapia:inje??o de g?s carb?nico medicinal na pele, estimulando a forma??o de col?geno.

Intradermoterapia facial: tratamento injet?vel com agulhas muito finas de aplica??o de medicamentos tensores.

Toxina botul?nica: relaxa a musculatura do pesco?o (m?sculo plastina) e o resultado ? percebido 72 h depois. Dura de seis a sete meses e ? a mais eficaz, segundo a m?dica especialista em medicina est?tica Adriana Ritti.

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o na UFJF