Curta as tramas
Invista no visual das meias; elas são o curinga do inverno

Flávia Machado
22/06/2001

Aproveite o inverno para colocar as pernas de fora. Isso mesmo! Na estação mais chic do ano, as meias são uma tendência fortíssima e além disso, esquentam, enfeitam, alongam as pernas e podem revelar um visual inusitado. A moda está mais democrática e não exige mais que você use meias com sapatos ou sandálias fechadas. Aliás, o estilo agora é usar meias com sandálias. E vale-tudo! Meias-calças coloridas e rendadas, de bolinhas ou listrinhas, com sandálias abertas ou botas. Tem também as opacas, as listradas, as soquetes. Escolha qual delas combina mais com seu estilo e também com a ocasião. Mas é bom tomar alguns cuidados para não pecar pelo exagero.

Tipos

As vitrines das lojas especializadas estão repletas de meias de todos os tipos. O seu visual pode ficar completamente diferente, trocando apenas as meias. Com um vestido básico preto pode-se adotar um estilo clássico, optando por meias pretas, opacas ou rendadas, ou ainda, um estilo bem moderninha, com uma meia vermelha. A escolha é bastante diversificada e pode ser até complicada, devido ao tamanho de opções que variam nos tipos, nas rendas e nas cores.

Todos os tamanhos, ou seja, os comprimentos estão na moda: as meias-calças, as 7/8, as 3/4 e as soquetes. As três opções podem ser usadas com qualquer tipo de sandália ou mesmo com botas, caso das mais compridas. Depois disso, vem a escolha de textura, cor, bordado, renda, luminosidade e ainda a espessura de cada uma. As soquetes com brilho, tipo lurex, estão sendo muito usadas com sandálias. Fica um arraso, meio anos 70, época das danceterias!

Se você optar por uma meia-calça que chame a atenção, combine-a com uma roupa sem bordados ou rendas, do contrário, o visual fica carregado demais. Agora, se a sua roupa é cheia de detalhes, prefira as meias clássicas, que englobam as mais finas até as opacas fio 40, 60, 70 e 80.

Texturas

As meias rendadas são super sensuais! E ainda tem várias opções de cores, fazendo um jogo interessante entre textura e cor. Ou ainda podem incrementar um visual básico. As meias-calças são encontradas em diversos tipos: rendas, rede, arrastão, trama de bolinha, mescla, tweed, canelada, opaca, acrílica, bem como as 3/4 e 7/8. Em quase todas as opções é possível encontrar cores variadas. As mais comuns são o vermelho-rubro - que tem a cara da estação! - as amarelas-ocre, as azuis, as roxas e os tons de marrom.

A diferença além dos desenhos, é a espessura. Algumas delas parecem uma calça mesmo, caso das opacas fio 70 e 80, e da acrílica, que esquentam bastante e servem para ocasiões onde você não está a fim de passar frio e não abre mão de um look mais apurado. As de espessura mais grossas também são encontradas em tamanho 7/8. Aquelas que parecem meias de jogador de futebol e têm um visual bem despojado.

As 3/4 coloridas e rendadas estão sendo muito usadas com sandálias. As 7/8 podem fazer par com uma saia mais curta e uma bota de cano alto. Quando a bota e a saia são da mesma cor, vale completar com uma meia de cor contrastante, como o azul. As soquetes mais grossas caem bem com botinhas. E tem também as brilhosas, nas versões dourado e prata. Combinam com roupas mais elegantes e discretas.

Bom, escolhas existem infinitas, assim como as combinações. Os preços são bem acessíveis e vão de R$ 2,50 - a 3/4 canelada com relevo - até R$ 8,99 - a opaca fio 80 - em média, nas lojas especializadas.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.