Curta as tramas
Invista no visual das meias; elas s?o o curinga do inverno

Fl?via Machado
22/06/2001

Aproveite o inverno para colocar as pernas de fora. Isso mesmo! Na esta??o mais chic do ano, as meias s?o uma tend?ncia fort?ssima e al?m disso, esquentam, enfeitam, alongam as pernas e podem revelar um visual inusitado. A moda est? mais democr?tica e n?o exige mais que voc? use meias com sapatos ou sand?lias fechadas. Ali?s, o estilo agora ? usar meias com sand?lias. E vale-tudo! Meias-cal?as coloridas e rendadas, de bolinhas ou listrinhas, com sand?lias abertas ou botas. Tem tamb?m as opacas, as listradas, as soquetes. Escolha qual delas combina mais com seu estilo e tamb?m com a ocasi?o. Mas ? bom tomar alguns cuidados para n?o pecar pelo exagero.

Tipos

As vitrines das lojas especializadas est?o repletas de meias de todos os tipos. O seu visual pode ficar completamente diferente, trocando apenas as meias. Com um vestido b?sico preto pode-se adotar um estilo cl?ssico, optando por meias pretas, opacas ou rendadas, ou ainda, um estilo bem moderninha, com uma meia vermelha. A escolha ? bastante diversificada e pode ser at? complicada, devido ao tamanho de op?es que variam nos tipos, nas rendas e nas cores.

Todos os tamanhos, ou seja, os comprimentos est?o na moda: as meias-cal?as, as 7/8, as 3/4 e as soquetes. As tr?s op?es podem ser usadas com qualquer tipo de sand?lia ou mesmo com botas, caso das mais compridas. Depois disso, vem a escolha de textura, cor, bordado, renda, luminosidade e ainda a espessura de cada uma. As soquetes com brilho, tipo lurex, est?o sendo muito usadas com sand?lias. Fica um arraso, meio anos 70, ?poca das danceterias!

Se voc? optar por uma meia-cal?a que chame a aten??o, combine-a com uma roupa sem bordados ou rendas, do contr?rio, o visual fica carregado demais. Agora, se a sua roupa ? cheia de detalhes, prefira as meias cl?ssicas, que englobam as mais finas at? as opacas fio 40, 60, 70 e 80.

Texturas

As meias rendadas s?o super sensuais! E ainda tem v?rias op?es de cores, fazendo um jogo interessante entre textura e cor. Ou ainda podem incrementar um visual b?sico. As meias-cal?as s?o encontradas em diversos tipos: rendas, rede, arrast?o, trama de bolinha, mescla, tweed, canelada, opaca, acr?lica, bem como as 3/4 e 7/8. Em quase todas as op?es ? poss?vel encontrar cores variadas. As mais comuns s?o o vermelho-rubro - que tem a cara da esta??o! - as amarelas-ocre, as azuis, as roxas e os tons de marrom.

A diferen?a al?m dos desenhos, ? a espessura. Algumas delas parecem uma cal?a mesmo, caso das opacas fio 70 e 80, e da acr?lica, que esquentam bastante e servem para ocasi?es onde voc? n?o est? a fim de passar frio e n?o abre m?o de um look mais apurado. As de espessura mais grossas tamb?m s?o encontradas em tamanho 7/8. Aquelas que parecem meias de jogador de futebol e t?m um visual bem despojado.

As 3/4 coloridas e rendadas est?o sendo muito usadas com sand?lias. As 7/8 podem fazer par com uma saia mais curta e uma bota de cano alto. Quando a bota e a saia s?o da mesma cor, vale completar com uma meia de cor contrastante, como o azul. As soquetes mais grossas caem bem com botinhas. E tem tamb?m as brilhosas, nas vers?es dourado e prata. Combinam com roupas mais elegantes e discretas.

Bom, escolhas existem infinitas, assim como as combina?es. Os pre?os s?o bem acess?veis e v?o de R$ 2,50 - a 3/4 canelada com relevo - at? R$ 8,99 - a opaca fio 80 - em m?dia, nas lojas especializadas.