Cortes e recortes
Franja, cabelos desfiados, tons mais escuros em alta neste inverno

Ludmila Gusman
27/02/02

Ap?s seis anos exclu?das da moda, as franjas voltam nesta temporada. No lugar de cortes lisos e sim?tricos, t?picos dos cabelos mais longos, os cortes irregulares est?o em alta no inverno. "A tend?ncia agora ? usar as franjas na altura do nariz", explica o cabeleireiro Andr? Pavam. Apesar disso, ele afirma que h? quem opte por um corte mais ousado em estilo Cleopatra, com franjas usadas acima das sombrancelhas.

Al?m da retomada das franjas, os cabelos ganhar?o mais movimento. A novidade s?o os fios super desfiados e com pontas espetadas. Nada que uma boa navalha ou tesoura afiada n?o possam fazer nos cabelos longos, m?dios ou curtos. ?O que mais importa ? dar vida e movimento ao corte. As mulheres querem se libertar de arrumar o cabelo e procuram cortes mais pr?ticos", afirma Pavam. Mas a mudan?a de visual pede t?cnica e senso est?tico bem apurados, pessoas que saibam o que est?o fazendo. Por isso, a escolha do profissional tamb?m deve ser observada.

Foto/Revista Marie Claire Foto/Revista Marie Claire Foto/Revista Marie Claire

Se voc? se prop?e a ficar mais bonita, deve acima de tudo respeitar o seu estilo de vida. O tipo de corte tem tudo a ver com o formato do rosto e o gosto da mulher. Andr? Pavam diz que o penteado, com ou sem franja, vai depender da personalidade de cada um. "A moda ? c?clica", afirma o cabeleireiro. Segundo ele, as inova?es s?o uma maneira de proporcionar vitalidade ? beleza e mais movimento aos cabelos. "Pode ter a certeza de que, daqui h? algum tempo, os cabelos longos v?o estar em evid?ncia novamente", garante.

Nada de vermelho intenso
O marrom com tons avermelhados ? uma das cores indicadas para esta temporada. O vermelho intenso perde for?as e cede espa?o ?s tonalidades mais escuras, em estilo de tom sobre tom. "Nem muito preto, nem loiro demais, a moda pede jogos de tons para dar mais movimento aos fios", aconselha Pavam.

Nos cabelos enrolados nada de franja. A n?o ser que voc? queira deix?-los sempre lisos e ter um pouco de trabalho todos os dias. Para quem gosta de valorizar os cachos, o ideal ? n?o desfiar e proporcionar um leve repicado. A altura ideal para os cabelos neste inverno s?o cortes na altura do ombro.