Rituais da P?scoa

Por


Mudan?as de rituais Com o passar do tempo alguns rituais na P?scoa
v?o se perdendo na sociedade cada vez mais consumista

*Colabora??o: Thaiene Riani
Edi??o: Ludmila Gusman
Design: Laura Martins Ferreira
Abril/2007

Dona Maria Josepha (foto) tem 86 anos e recorda os tempos da P?scoa quando era menina. "Durante a Semana Santa n?o se podia ouvir o r?dio, n?o convers?vamos muito em casa, n?o pod?amos cantar, n?o existia baile no s?bado de Aleluia. Na sexta-feira Santa quando levant?vamos n?o pod?amos varrer a casa, era um dia de tristeza e sil?ncio", diz.

Segundo ela, o Domingo de P?scoa era tamb?m um dia muito esperado pelas crian?as, assim como nos dias atuais. "Eu e meus irm?os faz?amos os ninhos na horta. N?s quase n?o dorm?amos para poder ganhar os ovos. ?ramos t?o inocentes que cheg?vamos a ver o coelhinho. Minha av? levantava de madrugada para colocar os ovos pra gente. N?o tinha gosto de ovo n?o, tinha gosto de coelhinho", relembra com saudades.

Dona Josepha comta que os ovos, de galinha ou de pata, eram pintados e decorados, e explica o modo de preparo especial dos ovos de p?scoa: "Primeiro n?s pass?vamos a clara por fora e coloc?vamos folhinhas de avenca, depois embrulh?vamos o ovo em um pano branco e amarr?vamos com a linha e coloc?vamos para cozinhar com casca de cebola ou com alguma coisa que tingisse os ovos. Era lindo! Eu fiz muitos anos para meus filhos."

Sentido da P?scoa
Mas qual ? o verdadeiro sentido da P?scoa? Que rituais devemos celebrar? Padre Expedito Castro (foto) ressalta que a Quaresma ? o tempo em que os crist?os buscam a convers?o. "A P?scoa significa vida nova ? a maior festa crist? que celebramos porque proclamamos a Ressurrei??o, a vida nova de Nosso Senhor Jesus Cristo", explica.

Segundo o padre, os principais rituais cat?licos referentes ? P?scoa ainda s?o celebrados com grande participa??o da comunidade. "Os fi?is participam muito da Semana Santa, especialmente na missa da Quinta-feira Santa, que ? a missa de lava-p?s, da Institui??o da Eucaristia; na Sexta-feira Santa quando temos o Serm?o do Descendimento da Cruz e a prociss?o do enterro; na Vig?lia Pascal na noite de s?bado para domingo, e no Domingo da P?scoa, justamente porque celebramos a Ressurrei??o de Jesus".

A mudan?a de antigas tradi?es se deve, segundo o padre, ao surgimento de uma nova mentalidade, um novo modo de ver e pensar a Igreja, que parte tanto dos fi?is como dos pr?prios padres. Padre Expedito cita tamb?m o consumismo que acontece por ocasi?o de todas as grandes celebra?es religiosas como a P?scoa e o Natal. "Na verdade, muitas pessoas acabam se preocupando com os presentes, ovos, e muitas outras coisas, e acabam esquecendo o verdadeiro sentido da P?scoa". Ele acredita que s? a conscientiza??o das pessoas, a partir do cora??o, ? capaz de resgatar o verdadeiro significado das festas religiosas.

Mais consumo, menos religi?o
Atualmente, os rituais de consumo como a compra dos ovos de P?scoa e do bacalhau contam com maior participa??o da sociedade do que os rituais cat?licos. A antrop?loga, Teresa Bellosi (foto), Doutora em Estudos Culturais, explica que isso ocorre porque a mudan?a dos ritos pascais se d? baseada na mudan?a da pr?pria sociedade. "N?s estamos vivendo numa sociedade extremamente consumista, inclusive nos nossos rituais crist?os, como a P?scoa e o Natal. As festas, hoje, passam por uma rela??o de consumo, porque nossa sociedade est? completamente pautada no consumo".

A antrop?loga destaca tamb?m que esses rituais s?o importantes, mas devem ser repensados: "As pessoas hoje est?o carentes de valores, est?o carentes de auto-estima, est?o carentes de pertencimento. Talvez esses rituais possam ressurgir com uma grande for?a, mas eles devem ser repensados pelo contexto em que ser?o inseridos. Ent?o, se esses rituais s?o mais consumistas, devemos repens?-los pra dar outra abordagem, a abordagem da f?", conclui.


*Thaiene Riani ? estudante de Jornalismo da UFJF. A mat?ria foi realizada
como atividade do processo de sele??o para est?gio no Portal ACESSA.com