Maquiagem de Inverno
Tons de azul e rosa estão em alta

Ana Letícia Sales
25/04/02

As tendências da maquiagem de inverno são bastante ecléticas. Mas alguns tons vão estar em alta na estação mais fria do ano, que vai de 21 junho a 23 de setembro.

O maquiador Flávio Santos explica que para as noitadas geladas, nada melhor do que acrescentar ao arsenal de maquiagem, um bom corretivo, rímel preto, lápis marrom (que vai bem durante o dia e à noite) e um batom cor de boca. E para entrar com o pé direito no inverno, uma escolha acertada são sombras em tons de azul, desde o violeta até o marinho.

Delineador, blush e batom
"O delineador também está com tudo. Ele pode ser usado bem marcante, no estilo 'Jade', mas sem tanto rebuscamento", afirma Flávio, que faz a maquiagem de inúmeros eventos de moda em Juiz de Fora.

Outro grande trunfo desta maquiagem é o blush, que está de volta à ativa. "As maçãs do rosto podem ser pintadas tanto em tons pastéis ou rosados, como com cores mais fortes, para dar um ar de Lolita à produção", diz.

Como a estação pede um realce para os olhos, a boca deve ser discreta. No máximo um batom cor de boca e contorno (que também está de volta) com lápis marrom. Ou mesmo um gloss incolor.

Maquiagem no seu tom
Flávio explica que a maquiagem também depende do tipo de pele de cada pessoa. "O azul e o lilás ficam muito bem em morenas de olhos escuros", diz. Já as louras não devem abusar dos vermelhos e as negras, das cores escuras, como preto ou marrom.



Passo-a-passo
Acompanhe, passo-a-passo, uma maquiagem para noite de Flávio Santos, com detalhes e dicas importantes:

Os primeiros três passos de qualquer maquiagem devem ser os seguintes: limpeza, tonificação e hidratação. Em seguida, deve ser feita a aplicação do corretivo para manchas, pintas ou espinhas (sempre em tom mais claro que o da pele). Depois é a vez da base, que deve ser aplicada em todo o rosto, de preferência com o dedo anular (que tem o toque mais delicado).

O pó facial deve ser aplicado com um pincel grosso. Ele serve para secar a pele e tirar o brilho. As sobrancelhas devem ser penteadas com uma pequena escovinha. Em seguida, retoque com rímel incolor. Agora é a vez de aplicar o "curvex". Este aparelho da forma curvada aos cílios.

Sombras: a mais clara perto da sobrancelha.
A de tom médio no meio da pálpebra.
E a mais escura nos cantos dos olhos.
Agora, é preciso mão firme. O delineador pede precisão e firmeza. Com traço forte ele marca a pálpebra superior dos olhos. O rímel aumenta os cílios e ajuda a levantar o olhar.
Flávio explica que a cor preta é mais utilizada.

O lápis marrom é usado na parte inferior dos olhos. O blush, de volta à moda, é aplicado com um pincel grosso. O contorno de lábios marrom e o batom cor de boca finalizam a maquiagem.




E o resultado. A atriz e professora,
Márcia Falabella, está pronta para uma noite
com maquiagem impecável.

Conteúdo Recomendado