Cuidados pré bisturi
Dicas para quem pretende se submeter a
uma plástica: os pré-operatórios e a melhor idade

::: Ludmila Gusman
23/07/02

Quem não quer ficar mais bonita e atraente? Para corrigir imperfeições e "drenar" aquela gordurinha que vem se acumulando no corre-corre do dia-a-dia, a solução mais imediata é a cirurguia plástica. Mama, nariz, abdômen, orelhas, pálpebras... não importa. O desejo é um só: sentir-se bonita e de bem com a vida. O cirurgião plástico, João Mansur (foto abaixo), garante que a operação pode ser feita com segurança e faz algumas recomendações.

O primeiro passo é reservar a vaga em um médico de confiança. Para evitar problemas, é preciso ter muito cuidado com a escolha do médico. Procure referências com pessoas que já foram operadas para ter a certeza de que o resultado foi satisfatório. Feito isso, o cirurgião escolhido pedirá os exames de sangue, glicose, urina e o parecer cardiológico. Dez dias antes da cirurgia a paciente passa por uma consulta pré-anestésica. Nela, o médico anestesista analisa os exames pedidos pelo cirurgião plástico e examina a paciente. Todas as dúvidas que surgirem poderão ser esclarecidas pelos médicos. "Além do cirurgião, o anestesista está presente o tempo todo na cirrugia, o que oferece ainda mais segurança", diz João Mansur.

Outra recomendação importante é ser sincera com o médico. Os problemas durante a cirurgia podem ser evitados se todas as informações forem passadas com clareza. Se o paciente, por exemplo, usa cocaína ou antidepressivos, não deve esconder isso dos médicos, pois a resposta aos medicamentos aplicados durante a cirurgia poderá ser nula. Aprovado nos exames pré-operatórios e com todas as dúvidas esclarecidas, o paciente estará em condições de entrar na sala de cirurgia.

A partir de que idade

  • Mamoplastia
    • Diminuição dos seios - indicada para mulheres acima de 15 anos. Pode ser estética ou para corrigir um defeito postural da coluna cérvico lombar devido a sobrecarga de peso, podendo gerar fortes dores lombares ou defeitos graves de postura. Pode ser feita com anestesia local. Dura em média duas horas.

    • Aumento dos seios - A solução é o implante de silicone. A paciente juntamente com o médico escolhe o tamanho ideal. Atualmente as mamas volumosas estão em evidência e os implantes utilizados variam de 165 a 300 cc. Os implantes atuais são seguros e não causam rejeição. São compostos por material inerte com revestimento externo especial que impede o problema do endurecimento. Em muitos casos a cirurgia é feita com cicatrizes inaparentes através da aréola, sulco sub-mamário ou axila. A paciente não precisa ficar internada no final do dia está de alta. Anestesia pode ser local, peridural ou geral. Em sete dias a paciente retorna a vida normal.

  • Lipoaspiração e lipoescultura
    Para eliminar excesso de gordura na barriga, culotes, na parte interna da coxa, braços e papada. Esta técnica consiste em retirar gordura por aspiração. Para chegar a essa gordura faz-se uma incisão na pele e é introduzida uma fina cânula que faz a aspiração. A paciente precisa fazer uma avaliação clínica e laboratorial antes da cirurgia. A anestesia pode ser local, peridural ou geral. No caso de querer corrigir alguma depressão ou aumentar alguma região, parte dessa gordura pode ser separada e colocada nas regiões desejadas. A lipoescultura não provoca nenhum tipo de reação alérgica ou rejeição, já que a gordura é do paciente. A recuperação é rápida com dois dias de repouso até retirar os curativos e usar um modelador corporal para diminuir o inchaço. Dependendo da extensão da região tratada, o retorno às atividades normais duram de cinco a sete dias.

  • Rinoplastia - plástica de nariz
    Indicada para mulheres ou homens acima de dezesseis anos. É procurado tanto para corrigir dificuldades respiratórias quanto estética (complexos principalmente na adolescência). Anestesia local com alta hospitalar no mesmo dia.

  • Pálpebras
    Indicada para pessoas que têm excesso de pele na região dos olhos ou bolsas palpebrais que as deixam com aspecto de cansada e envelhecida. A procura deste procedimento ocorre tanto em homens quanto em mulheres com mais de 35 anos. Não é necessária internação, podem ser realizadas no consultório com anestesia local.

  • Ortoplastia - orelhas em abano
    Os cirurgiões aconselham que a cirurgia seja feita na época da pré-escola antes que seja dado algum apelido que pode interferir no perfil psicológico da pessoa. O procedimento é rápido, seguro e indolor. Usa-se anestesia local acompanhada ou não de sedação leve. O procedimento dura em média uma hora e meia com alta no mesmo dia. Pontos são retirados em uma semana e são imperceptíveis. No pós operatório a paciente dorme com uma faixa para que não ocorra torção no travesseiro. Evite ficar ao sol ou em calor intenso para evitar inchaços.

    Conteúdo Recomendado

  • Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.