Muria? tem mutivão de prevenção do câncer de colo de ?tero

Por

Sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011, atualizada às 16h

Muriaé tem mutirão de prevenção do câncer de colo de útero 

Da Redação

Muriaé vai sediar um mutirão de prevenção do câncer de colo de útero. A ação começa neste sábado, dia 12 de fevereiro. O evento consiste na realização gratuita de exames preventivos destinados, preferencialmente, a mulheres com idade entre 25 e 59 anos. A expectativa é de que cerca de 300 pessoas sejam atendidas.

Os exames podem ser agendados por telefone ou pessoalmente nas unidades de saúde referenciadas pelo Programa Saúde da Família (PSF). Os resultados estarão disponíveis nas unidades no prazo de dois meses.

Veja as datas e  os locais onde ocorrerão o mutirão
  • 12/2 - Santana; Planalto; policlínica do Porto
  • 16/2 - Joanópolis
  • 19/2 - Barra II; Itamuri; Vermelho; São Gotardo; Boa Família / Macuco; Padre Tiago / Inconfidência
  • 25/2 - Belisário
  • 26/2 - São Pedro; Dornelas; São Cristóvão; Barra I; Safira; Gaspar; Santa Terezinha
Saiba mais sobre o câncer de colo de útero
  • Fatores de Risco

Vários são os fatores de risco identificados para o câncer do colo do útero, sendo que alguns dos principais estão associados às baixas condições sócio-econômicas, ao início precoce da atividade sexual, à multiplicidade de parceiros sexuais, ao tabagismo (diretamente relacionados à quantidade de cigarros fumados), à higiene íntima inadequada e ao uso prolongado de contraceptivos orais. Estudos recentes mostram ainda que o vírus do papiloma humano (HPV) tem papel importante no desenvolvimento da neoplasia das células cervicais e na sua transformação em células cancerosas. Este vírus está presente em mais de 90% dos casos de câncer do colo do útero.

  • Sintomas

Existe uma fase pré-clínica (sem sintomas) do câncer do colo do útero, em que a detecção de possíveis lesões precursoras é através da realização periódica do exame preventivo. Conforme a doença progride, os principais sintomas do câncer do colo do útero são sangramento vaginal, corrimento e dor.

  • Estratégias de Prevenção

A prevenção primária do câncer do colo do útero pode ser realizada através do uso de preservativos durante a relação sexual. A prática do sexo seguro é uma das formas de evitar o contágio pelo HPV, vírus que tem um papel importante no desenvolvimento de lesões precursoras e do câncer. A principal estratégia utilizada para detecção precoce da lesão precursora e diagnóstico precoce do câncer (prevenção secundária) no Brasil é através da realização do exame preventivo do câncer do colo do útero (conhecido popularmente como exame de Papanicolaou).

Fonte: Inca