Na semelhan?a e na diferen?a
Aprendendo a lidar com as diverg?ncias de gostos e de opini?es

Ana Let?cia Sales
26/07/02

Sexta-feira ? noite. Voc? teve um dia estressante no trabalho e s? quer saber de ver um v?deo e dormir. Seu parceiro se revolta: "ficar em casa em plena sexta-feira? Isso ? um absurdo". Para ele, nada melhor do que um fim-de-semana acampado em uma cidade serrana. Para ela, nada se compara ao conforto de um hotel na praia. Entre casais estas pequenas diferen?as sempre existem. Mas o que fazer quando as diverg?ncias de gostos e opini?es atrapalham a vida a dois? As diferen?as entre homens e mulheres pode ser uma das causas de separa?es de casais.

Quando os namorados ainda est?o se conhecendo, e o fogo da paix?o impera, ? dif?cil perceber algum defeito no parceiro. Mas quando o fogo abranda e a paix?o vai cedendo espa?o para o conv?vio cotidiano, a? sim a coisa muda de figura. Todos os defeitos e diferen?as s?o notados, analisados e o pior: geralmente um quer mudar o outro.

A diferen?a que complementa

O bom relacionamento ? uma arte onde ? preciso aprender a conviver com essas diferen?as. Elas podem ser at? positivas quando as pessoas entendem que uma complementa a outra. As diferen?as sempre incomodam. ? preciso aprender a tolerar. O psic?logo Antenor Salzer Rodrigues explica que as diferen?as s?o ben?ficas para um relacionamento. "As diverg?ncias de gostos e opini?es est?o presentes em tudo na vida. ? aprendendo a lidar com elas que as pessoas amadurecem", afirma.

Com mais de dois anos de relacionamento, Laura Dias Aguiar e Adnilson Ferreira Resende s?o um exemplo de como a harmonia ? poss?vel mesmo entre casais, visivelmente, desiguais. Laura explica que as diferen?as j? come?am na parte f?sica. "Ele mede 2,03m e eu 1,66m, mas ? claro que na hora de namorar a gente nem percebe essa diferen?a", se diverte. Ela diz que a diferen?a cultural e sentimental entre os dois ? maior, mas n?o intranspon?vel. "Ele ? caminhoneiro e eu jornalista. Mas n?s lidamos muito bem com essas caracter?sticas opostas. Eu estou sempre viajando com ele e acabando virando caminhoneira tamb?m. E ele ?s vezes vira jornalista", afirma. Laura s? n?o concorda com o jeito pouco rom?ntico do parceiro. "Eu sou mais sonhadora e ele mais gelad?o. Ent?o eu tento amolecer o cora??o dele e ele me d? um pouco da sobriedade que me falta", analisa. A dist?ncia entre os dois tamb?m ? uma aliada no relacionamento. "A dist?ncia nos d? possibilidade de avaliar mais friamente as coisas. E a saudade ajuda. Quando a gente se encontra n?o d? tempo de ficar reparando as diferen?as" afirma.

Suportar o outro

O psic?logo Antenor Salzer diz ainda que o maior problema ? a impossibilidade de suportar diferan?as. "Uma pessoa que n?o suporta diverg?ncias vai tentar mudar todos com quem ela se relaciona, desde o pai e a m?e, passando pelo marido (ou esposa), filhos e amigos", diz. Antenor afirma que qualquer relacionamento deste indiv?duo ser? insuport?vel. "Ele ser? sempre taxado pelos amigos ou familiares de intolerante e intransigente", demonstra. O aspecto principal que deve ser observado em qualquer relacionamento ? o respeito as diferen?as, pois, de acordo com Antenor, sempre h? a possibilidade de harmonia, mesmo quando as opini?es diferem, pois a elimina??o destas ? imposs?vel.

Jacqueline Glauber e Pablo Navarro est?o na fase em que tudo s?o flores, mas nem por isso as discord?ncias passam despercebidas. Com um m?s e meio de namoro Jacqueline conta que se sente um pouco insegura com o amado, j? que ? quatro anos mais velha que ele. "Eu sempre me pego pensando: tem tanta menininha mais nova para ele, ser? que ? isso que ele quer? Ele quer mesmo ficar comigo?" Ela diz ainda que o relacionamento dos dois se parece muito com a m?sica "Eduardo e M?nica", do grupo Legi?o Urbana. "Estamos vivendo fases muito diferentes em nossas vidas. Eu j? estou formada h? dois anos e ele est? iniciando o curso de Engenharia. J? estou trabalhando, tenho uma certa independ?ncia e acredito que para os homens isso seja dif?cil de encarar", explia. At? o jeito de vestir tamb?m ? um divisor de ?guas entre os dois. "O meu trabalho faz com que eu use roupas mais sociais e ele s? usa roupas esportivas", afirma. Jacqueline explica que os dois se encontram praticamente todos os dias e, com isso, aprenderam a se conhecer mais profundamente. "Acho que isso ajuda a n?o ter surpresas desagrad?veis ao longo do relacionamento", diz. Ela tamb?m explica que em todos os outros aspectos os dois combinam. "A come?ar pelo imenso respeito que ele tem por mim, o que eu admiro muito", explica.

Quando procurar ajuda
O psic?logo Antenor Salzer diz que a pessoa que n?o tolera as distin?es entre suas vontades e a dos outros, sabe que precisa de ajuda. "Quando a pessoa tenta mudar tudo e todos ao seu redor ela sabe que tem um problema e geralmente ela procura ajuda", afirma. O ideal ? realizar uma terapia individual, j? que este aspecto ? um tra?o caracter?stico do indiv?duo e a transforma??o do seu ser vir? de dentro para fora, com o tempo.