Competi??o profissional
Quando um n?o consegue lidar com o sucesso do outro

Ludmila Gusman
27/08/02

Voc? est? bem profissionalmente e o seu parceiro (ou parceira) est? desempregado e n?o tem condi?es de dividir as despesas como gostaria. Um dos dois acaba assumindo as contas at? que a situa??o se regularize. At? a? tudo bem. O problema se agrava quando o servi?o nunca aparece ou quando surge, por exemplo, uma promo??o no seu emprego que ao inv?s de deix?-la feliz acaba gerando ci?mes e crises no relacionamento.

A competi??o profissional ? comum hoje em dia, j? que as mulheres est?o conquistando cada vez mais seu espa?o e alguns homens n?o aceitam esse progresso da parceira no casamento. "Muitos homens convivem ainda com o machismo e n?o admitem que sua mulher esteja melhor profissionalmente, que ganhe mais ou que sustente a fam?lia", diz a psic?loga e terapeuta familiar, Ana Stuart. Por outro lado, a mulher tamb?m n?o concorda em ficar em casa cuidando dos filhos e sai em busca de um emprego que tamb?m a realize. Segundo Ana Stuart, essas crises s?o mais comuns entre casais cultos e intelectuais de classe m?dia ou classe m?dia-alta. "Quando o casal tem uma condi??o de vida inferior ? mais comum que os dois acabem torcendo um pelo outro, incentivem-se mais. Isso nem sempre acontece com quem tem um padr?o de vida melhor", opina Ana Stuart.

Por que tanto ci?me?
Para a psic?loga, o problema come?a com o tipo de educa??o. "A crian?a cria seu pr?prio modelo que pode ser adoecido ou n?o, resultado do aprendizado na fam?lia", explica. Um dos principais motivos para a competi??o entre os casais, segundo Ana Stuart, est? na baixa auto-estima da pessoa. Desta forma, por se achar inferior ao parceiro, ao inv?s de ficar feliz com o sucesso do outro a situa??o acaba gerando uma ofensa desencadeando as brigas.

A terapeuta comenta que em alguns casos o parceiro com auto-estima baixa pode acabar contaminando o outro ou, ao contr?rio, gerando uma rea??o que provoca a instabilidade familiar. "Ambos podem vir adoecidos para a rela??o, podendo at? desencadear o narcisismo por parte de um dos c?njuges. A partir da?, eles n?o formam mais a cumplicidade saud?vel de intera??o com di?logo. Ele passam a jogar, competir, um enfretando e anulando o outro formando uma fam?lia disfuncional", diz.

Em busca de ajuda
Para evitar o desgate do relacionamento o ideal ? buscar ajuda o mais r?pido poss?vel. Ana Stuart diz que o resultado s? ser? satisfat?rio se ambos tiverem consci?ncia da mudan?a e optarem por ela. "Procurar ajuda terap?utica ? o mais indicado para detectar a origem do problema e ent?o possibilitar o "recasamento", ou seja, um novo contrato de uni?o com a certeza de viver uma vida melhor". A psicol?ga acredita que todas as tentativas devem ser feitas para salvar o casamento. Caso nenhuma tenha sucesso satisat?rio, o afastamento amig?vel deve ser a op??o mais indicada.

Voc? j? passou por esse problema ou conhece algum casal que j? viveu uma situa??o como essa? Envie sua hist?ria para a equipe do portal JF Service/ACESSA.com pelo endere?o jornalismo@jfservice.com.br