Os desafios de morar sozinho

Dicas básicas para quem vai morar sozinho

Planejando os gastos

Antes de sair de casa, ponha todos os gastos no papel - supermercado, luz, telefone, água, gás, aluguel, condomínio, IPTU, faxineira etc.

Para você ter uma idéia, converse com algum amigo que já mora sozinho e pergunte quanto ele gasta por mês. A ajuda dos pais também é bem-vinda. É sempre bom chutar pra cima.

E não se esqueça dos gastos de sempre como festas, viagem, roupas, carro, aniversário dos amigos, curso de inglês, academia de ginástica.

Lembre-se também de guardar um dinheirinho para o fator surpresa: máquina de lavar que quebra, conta de telefone que veio alta demais, taxa extra de condomínio...

Alugando

Geralmente, para alugar um imóvel com a intervenção de uma imobiliária, é solicitado um fiador. O fiador deve ser proprietário de um imóvel e serve como garantia para a imobiliária - o nosso pai, por exemplo, é uma ótima opção como fiador.

Se você não conseguir um fiador (ele deve morar na mesma cidade do imóvel a ser alugado), negocia-se o pagamento de um valor equivalente a um número determinado de aluguéis adiantados. No contrato, o prazo para locação é sempre de 30 meses. Mas você pode pedir para incluir uma cláusula que dá o direito, tanto para você quanto para o proprietário, de rescisão contratual após o 12º mês de locação.

Esteja com todos os documentos em dia (os seus e os do fiador). Vão vasculhar o seu nome em todos os cartórios da cidade, para ter certeza de que seu nome está limpo.

Depois vem a lengalenga: assina, vai ao cartório, reconhece firma, assina aqui, assina ali, reconhece firma de novo, etc. Se tudo der certo, em uma semana você está com o contrato lindo, assinado e carimbado. Depois é só ocupar o imóvel segundo a data que consta no contrato.

Open House

Para conseguir juntar todas as coisas necessárias para o lar, uma boa idéia é fazer um Open House com os amigos.

A proposta do Open House é você bancar a festa, as bebidas e petiscos e os amigos darem presentinhos (utensílios domésticos).

Mas pensa bem... Mudança, gastos, início de vida nova... Tudo isso quer dizer uma coisa: falta de grana. Então, não precisa de se preocupar em bancar a festa. Os amigos levam, além dos presentes, a cerveja e os petisco. Se preferir, faça em um bar.

Faça uma listinha dos utensílios e distribua aos amigos íntimos. Dê uma olhada nas listas de presentes de chá de cozinha e de bar e peça somente o básico do básico. Sua mãe pode ser muito útil nessa hora.

E esqueça o rolo de macarrão e a balança para cozinha. Morando sozinho, pode ter certeza de que essas quinquilharias vão virar entulho...

Para dar uma mãozinha, o JF Service preparou para você duas listas com utensílios de bar e de cozinha. Escolha entre as opções os objetos mais indicados para a sua casa.


Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.