Meu bebê nasceu antes da hora
Hospitais oferecem programas especializados
às mães e seus bebês prematuros

Sílvia Zoche
15/04/04

Clique no ícone ao lado, para conhecer mais detalhes sobre os projetos "Mãe Canguru" e "Follow Up", disponíveis para os recém-nascidos. Confira!

Ouça! Ouça! Ouça!


Vovó Prudência De acordo com os "cálculos normais", faltariam poucas semanas para nascer o tão desejado filho. Mas, de repente a surpresa: o "apressadinho" resolve se antecipar. A chegada da mamãe ao hospital é um misto de alegria e preocupação. Afinal, o bebê é prematuro e terá que ficar por algum tempo numa incubadora.

Mas, hoje, isto não precisa mais ser sinônimo de tensão. A boa notícia é que os hospitais estão cada vez mais interessados na interação da família com o bebê, mesmo antes da alta da UTI Neonatal.

Alguns hospitais de Juiz de Fora já possuem programas de assistência à mãe e à família do bebê prematuro. As equipes neonatais são treinadas para que as mães ajudem nos cuidados de seus filhos. "No primeiro contato, a mãe coloca a mão no bebê como se tocasse em uma casca de ovo", diz a médica neonatologista e pediatra, Helidéia de Oliveira Lima. "Em pouco tempo, ela tem o desejo de participar e contribuir para a melhora do filho", conclui a psicóloga Laura de Souza Bechara Secchin.

Nos públicos e particulares
Tanto hospitais particulares quanto os públicos oferecem serviços de auxílio a mães que ganharam bebês com algum tipo de risco. Projetos como "Mãe Canguru", "Ambulatório de Follow Up", "SIS Prenatal" e "Cultive" são alguns dos programas oferecidos em Juiz de Fora, referências para mais de trinta municípios da região. A equipe do Portal ACESSA.com acompanhou o funcionamento de cada programa.

Para conhecer mais sobre eles, clique nas imagens abaixo

Projeto Mãe Canguru
O programa oferece às mães a oportunidade de participar dos cuidados de seu bebê, até que ele possa atingir o peso ideal.
(Leia mais!)
Ambulatório de Follow Up
Criado em março de 2002 pela UFJF, instalado no Hospital Universitário de Juiz de Fora (HU), o programa surgiu da verificação da saúde de prematuros saídos das UTIs Neonatais.
(Leia mais)
Programa Cultive
Os recém-nascidos da cidade, em todas as maternidades (públicas e particulares), são vacinados por uma equipe do SUS formada por duas enfermeiras e uma técnica de enfermagem.(Leia mais!)
Pré-Natal
Na suspeita de gravidez, a mulher deve fazer o exame o quanto antes. Nos hospitais públicos de Juiz de Fora, a gestante é cadastrada em uma das Unidades Básicas de Saúde. Em seguida, é encaminhada ao médico e faz os exames necessários.

Conteúdo Recomendado