Uma vida inteira de amor
Casais completam Bodas de Ouro e comprovam que nem
o tempo pode acabar com o romantismo

*Colaboração:
Renata Cristina
28/01/05

foto ilustração - http://www.hackwriters.com/images/wedding Em tempos de relacionamentos efêmeros, muitas vezes complicados, não há quem não admire um casal que chegue aos 50 anos de união. Desde a infância, nos vemos fascinados pela expressão "Eles foram felizes para sempre" e cultivamos esse desejo ao longo da vida.

Até mesmo os menos românticos, em algum momento de sua trajetória, buscam um companheiro, o aconchegante "cobertor de orelhas". Assim também acontece com os animais... na floresta, os pares vão se formando, leão-leoa, elefante-elefoa... Alguns vivem nos moldes das estórias infantis, como é o caso dos monogâmicos tigre, baleia, cisnei e raposa.

Mas nem no mundo animal, tudo tem um final feliz. Há casos registrados por biológos de "abandono de família" e até "rejeição de filhotes". Esses fatos se assemelham às tantas dificuldades do homem na vida conjugal. Apesar disso, há exemplos contrários, nos quais o amor é vitorioso. Esses casais mantêm a união por mais de meio século ou até mais, servindo de exemplo para pais, mães, filhos e netos.

Amor, eterno amor
foto ACESSA.com Os aposentados Aída e Edson Antunes (foto ao lado) estão casados há 56 anos e acreditam que o segredo para tantos anos de convivência está na compreensão. "Namoramos seis anos, casamos, temos sete filhos e 16 netos. Se o homem e a mulher não tiverem compreensão e paciência, não há uma boa convivência", diz Aída.

O casal aponta a independência feminina, a liberdade sexual e a crise econômica como os principais fatores para a pouca duração dos relacionamentos.

foto ACESSA.com Os primos de 1º grau, Henriqueta e Jorge (foto ao lado) não imaginavam que o namoro de adolescência iria se transformar em um relacionamento sólido que completou no último dia 08, 50 anos. "Após um ano de namoro, brigamos e ficamos separados por algum tempo. Quando resolvemos voltar já marcamos o casamento", recorda Henriqueta.



foto ACESSA.com Outro exemplo de cumplicidade é visível no casal Terezinha e José Tostes (foto ao lado). Eles vão comemorar suas Bodas de Ouro no dia 05 de fevereiro e estão preparando uma celebração religiosa, com direito a festa e exposição de fotos dos seus "melhores momentos". Tostes dá um show de romantismo ao revelar que está pronto para mais cinquenta anos. A esposa, como não poderia deixar de agradecer, retribui o depoimento com um beijo.

Relacionamentos modernos
Edson faz um parelelo dos relacionamentos de sua época e dos dias atuais. "O namoro é mais aberto. As esposas estão mais independentes e não precisam mais aguentar os homens", relata com bom humor. Já Tostes recorda: " O namoro muito avançado faz o relacionamento durar pouco. Os jovens mudaram, têm muito mais liberdade".

Como diz o velho e sábio ditado "a arte imita a vida e a vida imita a arte". O cinema não deixa de retratar essa mudança de comportamento nos relacionamentos modernos. Atualmente, está em cartaz o longa americano Closer - Perto Demais que conta um pouco da vivência amorosa do século XXI.

O enredo retrata a história de quatro estranhos, seus encontros inesperados, paixões instantâneas e pequenas traições. Mais ou menos aquilo que os maduros não conseguem compreender...

Para os casais mais jovens, os veteranos aconselham: "só casem quando já estiverem com uma carreira sólida e encontrarem alguém que amem de verdade", diz Aída. Solteiros de plantão: anotem a receita e preparem-se para os próximos 50 anos:

Tipos de Bodas

01 ano - Bodas de Algodão
02 anos - Bodas de Papel
03 anos - Bodas de Trigo
04 anos - Bodas de Cera
05 anos - Bodas de Madeira ou Ferro
06 anos - Bodas de Perfume
07 anos - Bodas de Lã
08 anos - Bodas de Papoula ou Cobre
09 anos - Bodas de Louça
10 anos - Bodas de Estanho
11 anos - Bodas de Coral ou Aço
12 anos - Bodas de Seda
13 anos - Bodas de Junquilho
14 anos - Bodas de Chumbo
15 anos - Bodas de Cristal
16 anos - Bodas de Safira
17 anos - Bodas de Rosa
18 anos - Bodas de Turquesa
19 anos - Bodas de Cretone
20 anos - Bodas de Porcelana
25 anos - Bodas de Prata
30 anos - Bodas de Pérola
35 anos - Bodas de Coral
40 anos - Bodas de Rubi
45 anos - Bodas de Platina
50 anos - Bodas de Ouro
60 anos - Bodas de Diamante
70 anos - Bodas de Cobre
75 anos - Bodas de Brilhante
80 anos - Bodas de Carvalho

*Renata Cristina é estudante do 8º período da Faculdade de Comunicação da UFJF

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.