Qual a melhor idade para ser mãe?
Na adolescência, após os 30 anos... qual é a melhor idade para ser mãe? Mulheres contam suas experiências

Rita Couto
*colaboração
28/09/05


Qual a melhor idade para ser mãe? Dê a sua opinião participando da enquete. Para responder, basta clicar no ícone "enquete"

Ser mãe é um sonho da maioria das mulheres, mas que, muitas vezes, pode ser adiado por muitos anos ou até se concretizar muito cedo. Grávida adolescente ou na faixa do 40 anos, será que existe a idade certa para ter um filho?

Há mulheres que preferem se dedicar aos estudos e à profissão, estabilizarem-se financeiramente e aí sim, após os sonhos concretizados, realizar o maior dels: ser mãe. Isso, geralmente, ocorre quase sempre depois dos 35 anos. Outras, ficam grávidas ainda na adolescência e precisam abdicar muitas coisas, deixam a escola e o trabalho para viver para o filho.

Mas, qual a idade favorável?
Logo após a primeira menstruação, a mulher está pronta fisiologicamente para ser mãe, mas a preparação psicológica, segundo o médico ginecologista Álvaro Polisseni, independe da idade. "Mulheres muito jovens têm maior instabilidade emocional", ressalta.

Segundo o médico, é favorável para a mulher evitar os extremos da vida reprodutiva (adolescência e climatério), pois, "como não há queda de fertilidade, a gravidez será obtida mais facilmente e evoluirá com menor risco de complicações".

O médico explica que as grávidas mais velhas correm o risco de apresentarem DHEG (pressão alta, edema e perda de proteína na urina e, em alguns casos, crises convulsivas) e diabetes, além de complicações hemorrágicas no puerpério (resguardo).

Além disso, a criança pode desenvolver cromossomopatias, sendo a mais comum a síndrome de Down. As grávidas muito jovens também podem ter complicações como DHEG e o bebê pode nascer prematuro, com baixo peso e até morrer antes do parto.

Para quem já passou da faixa etária indicada para a maternidade e apresenta dificuldade para engravidar, Álvaro aconselha procurar um especialista, conhecido como esterileuta, para pesquisa das causas e realização de tratamento específico.

Mas uma coisa é certa: não é regra que as complicações aconteçam, existe mães que tiveram filhos mais jovens, outras com a idade mais avançada e que hoje são felizes com o filhote, sem complicações. Além disso, a felicidade de SER MÃE não tem preço. Seja como ele vier, o filho é sempre muito bem-vindo é sinônimo de renovação, de vida nova!

Abaixo, você vai ler a história de duas mães que tiveram
seus filhos antes dos 20 anos e depois dos 40. Clique na imagem para ler!






Qual a melhor idade para ser mãe?
      Antes dos 20 anos
      Entre 20 e 30 anos
      Entre 30 e 40 anos
      Depois dos 40 anos
   

ATENÇÃO: o resultado desta enquete não tem valor de amostragem científica e se refere apenas a um grupo de visitantes do Portal ACESSA.com

*Rita Couto é estudante do quarto período de Comunicação da UFJF

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.