Bab?s para toda hora Psic?loga realiza curso para bab?s, visando minimizar problemas existentes entre patr?es e empregados, para o melhor desenvolvimento das crian?as

Renata Cristina
Rep?rter
08/12/06

Clique no ?cone ao lado para ouvir as recomenda?es da psic?loga Bianca Fortes que criou um curso voltado para baby sitter

Foto de Leise Lima com o filho Ter um beb? n?o ? tarefa das mais f?ceis. Fraldas, mamadeiras, sono perdido e muito choro! Embora esses detalhes deixem a vida dos pais mais ?rdua, h? tamb?m aquele rostinho fofo, o choro manhoso, a bagun?a na hora das refei?es e as tantas boas recorda?es da crian?a. Para muitos casais, a d?vida surge quando a m?e tem que sair de casa e voltar para o trabalho. As quest?es mais recorrentes s?o: "Com quem vou deixar meu beb??", "Vou optar pela creche integral ou uma bab??".

A op??o de Leise Lima de Assis foi a creche integral para o filho (foto ao lado), j? que ela trabalha durante todo o dia. "Acho a creche mais preparada para as necessidades do meu beb?", justifica sua decis?o, embora sua crian?a tenha apenas dois anos. Dentre as vantagens apontadas por Leise, est?o a conviv?ncia com outras crian?as e o profissionalismo das recreadoras e professoras. "Ele desenvolveu bastante depois que foi para a creche", diz.

Foto de Aline Goretti com o filho Para quem n?o acredita na creche ou tem inseguran?a, existe uma alternativa muito comum entre os brasileiros: eleger um parente ou amigo da fam?lia para cuidar da crian?a. Esta foi a escolha da comerciante, Aline Goretti (foto ? esquerda), que deixa o filho de um ano com a m?e para trabalhar. "Quando era crian?a, tive alguns traumas com bab?s e n?o tenho confian?a em ningu?m", reconhece. Por esse motivo, ela prefere pagar a m?e do Foto de Patr?cia Lima com o filho que confiar a responsabilidade a uma outra pessoa. Ainda assim, Aline se impressionou com os recentes casos de viol?ncia com crian?as, mostrados pela televis?o, e somou mais um motivo para n?o colocar um estranho dentro de casa.

H? quem prefira conjugar meio expediente na creche e o restante do dia com a bab?. Mesmo sem ter feito a experi?ncia, a dona de casa Patr?cia Teodoro (foto ? direita) prefere apostar nesta op??o. Ainda sem trabalhar, ela passa todo o dia com a filha, mas pretende voltar ao mercado no pr?ximo ano. "Ela vai demorar a se acostumar", teme a m?e zelosa. Para contratar uma bab?, Patr?cia pretende pesquisar muito, antes de deixar a filha sozinha em casa. "Quero ter refer?ncias e vou tentar passar um tempo com a bab? para conhec?-la melhor", diz.

Vencendo a inseguran?a
Foto de Leise Lima com o filho

Foi pensando nos casais inseguros em rela??o a contratar um profissional para olhar seus filhos, que a psic?loga Bianca Fortes criou um curso voltado para baby sitter. Algumas bab?s recorrem a profissional especializada em desenvolvimento humano por indica??o de seus patr?es. Outras, v?o voluntariamente ao curso para adquirirem um "q" a mais no concorrido mercado de trabalho.

De acordo com a psic?loga, o curso objetiva capacitar as bab?s para as diversas fases do desenvolvimento da crian?a. Para isso, ela pesquisou os anseios de pais e m?es no momento de contratar uma bab?. Inseguran?a, comportamento, educa??o e sa?de s?o algumas das quest?es que preocupam a maioria das fam?lias.

As aulas fazem um panorama completo da vida do beb? at? chegar a idade de seis anos. O conte?do aborda desde a conduta profissional da bab?, passando pelo relacionamento com pais e familiares, al?m de cuidados com a sa?de, formas de comunica??o com a crian?a, higiene, est?mulos, entre outros assuntos. "Se a bab? conhece todos os marcos do desenvolvimento da crian?a, poder? identificar algum problema e passar para a fam?lia", observa a psic?loga.

No primeiro contato com as bab?s, Bianca prefere cuidar de assuntos que permeiem o dia-a-dia nas fam?lias, falando de boas maneiras e do relacionamento com os integrantes da casa. "Indico at? mesmo um uniforme, por quest?es de higiene, mas tudo depende do lugar onde se trabalha", analisa.

Depois de pensar na fam?lia, a mentora do curso foca o conte?do na gesta??o. "Os cuidados com a m?e e tamb?m com o rec?m nascido podem fazer a diferen?a na hora de curar o umbigo ou no momento da amamenta??o, por exemplo" , garante a profissional. Logo ap?s, s?o tratados os est?mulos e brincadeiras que fazem parte da inf?ncia, de acordo com cada faixa et?ria.

Na ?ltima fase do curso, o medo, o sono e a imposi??o de limites fazem parte de uma tem?tica mais profunda, que visa desmistificar a educa??o infantil. Dessa forma, a psic?loga garante: "a bab? ser? uma colaboradora da fam?lia e poder? ajudar at? mesmo a evitar problemas posteriores, como autismo, hiperatividade e dificuldades no aprendizado".

Leia mais:

  • Com que deixar meu filho?