Discutindo a rela??o - o famoso DR Se algo n?o est? certo, ? preciso tentar o di?logo, ben?fico para o relacionamento a dois. Mas por que ser? que os homens fogem tanto de conversas emocionais?

Fernanda Leonel
Rep?rter
10/02/2007

"Estamos precisando discutir a nossa rela??o". Para muita gente, essa frase chega a arrepiar do cabelo do bra?o ao dedinho do p?. Medo, inseguran?a do que vai ser dito, do que se pode descobrir sobre si mesmo, pregui?a de travar batalhas quase intermin?veis sobre algo que todo mundo j? se habituou a dizer que ? complicado: o relacionamento a dois. Tudo parece ser justificativa para o lend?rio "momento DR".

Nada de generaliza?es. Mas s?o as mulheres quem geralmente d?o um empurr?ozinho para essa conversa acontecer, e s?o eles quem mais adoram escapar. Tudo normal, como alivia a psic?loga L?cia Bargiona Geara (foto abaixo).

"A mulher consegue entender como esse tipo de conversa pode ajudar no relacionamento. Os homens j? s?o o contr?rio - fogem de di?logos emocionais. Se quiser falar sobre um filme, eles s?o capazes de n?o calarem a boca. Mas tudo que diz respeito a sentimento parece algo muito complicado aos olhos deles".

Como explica a psic?loga, quando se fala em sexos opostos que se complementam, ? sempre bom ter em mente que homens e mulheres s?o diferentes, e que em algumas situa?es essa percep??o fica ainda maior.

No caso de conversas que pretendam deixar claro algum ponto espec?fico do dia-a-dia a dois, eles, por caracter?sticas de cria??o ou pela pr?pria no??o de atua??o na sociedade, se portam de maneira oposta. "? preciso que a mulher tenha isso em mente antes de partir para a discuss?o do relacionamento. Sen?o a pr?pria dificuldade de se discutir a rela??o vira assunto na discuss?o da rela??o", brinca L?cia.

"N?o querer falar sobre o assunto ou sobre pontos emocionais de um relacionamento n?o significa dizer que o parceiro ? fraco, falso ou que n?o se importa com o que est? acontecendo entre dois", reafirma. Para L?cia, cabe a mulher que tem mais maturidade para falar de sentimento, conduzir a conversa, que ? extremamente v?lida para renova??o da rela??o.

"Eu daria uma dica: que a mulher sempre arrume um outro jeito de come?ar a conversar sem anunciar que vai fazer isso. Nada de frases como 'eu quero conversar' . Que tal um 'tenho que te dizer o que andei pensando?'. Parece bobo, mas faz toda diferen?a", afirma a psic?loga.

Outra indica??o ? que o casal n?o deixe acumular conversas, para depois sentar e deixar claro o que est? incomodando. Se a mulher optar por isso, pode correr o risco de deixar o parceiro paralisado com tanta informa??o afetiva. "? melhor conversar sempre que algo estiver errado e com um tom calmo. Nada de chegar discutindo a rela??o com cobran?a. N?o vai funcionar", afirma.

Discutir a rela??o ? importante

Para a psic?loga, n?o h? d?vidas que conversar sobre o relacionamento ? importante. Se um casal pensa em um futuro, ? preciso que um aprenda a colocar suas opini?es para o outro. "Se a gente j? precisa discutir ? porque tem algo errado, ? porque algo n?o est? dando certo. Ent?o, para ir pra frente, n?o tem como deixar pra l?," afirma.

"O ser humano tem mania de achar que o outro entendeu o que ele quer passar. Que ? obriga??o do outro entender. N?o adianta, isso ? coisa de cinema. Tem que sentar e deixar bem claro o que ? importante e o que n?o ?", complementa L?cia, na defesa do momento DR.

Para ela, uma boa dica ? perguntar para o parceiro; "o que voc? espera de mim?". Com isso claro, bem definido, fica mais f?cil para o outro - que certamente est? com voc? por algum motivo especial - saber como se portar, como agir para deixar o parceiro mais feliz.

Quer exemplos? Aprenda a passar a mensagem para o seu namorado, "ficante", marido ou dono de qualquer outra defini??o, que voc? gosta de quem te liga ? noite, que gosta de quem ? atencioso, que voc? morre de medo de ter algu?m do lado que pega no p? ou que ache que pode tentar controlar a sua vida. "Isso j? evita uma meia d?zia de momentos de discuss?o de relacionamento", brinca L?cia.

Eis um bom ponto! A quantidade dos "momentos DR". ? preciso n?o confundir a import?ncia de se falar sobre o assunto com a sua insist?ncia. Segundo os especialistas, se a discuss?o do relacionamento ganhar n?meros semanais ou at? mesmo di?rios, ? porque alguma coisa n?o vai bem mesmo. E a?, antes de discutir o que est? errado, vale a pensa pensar se d? tempo de salvar o que est? acontecendo.

"Discutir uma rela??o ? primordial. Quando a gente ama, quer aperfei?oar o momento, quer fazer com que tudo fique cada vez melhor. Dentro dos limites, a fun??o da DR ? essa mesma: aperfei?oar. Agora, se a conversa est? mesmo dif?cil, se o di?logo n?o flui, ? hora de tomar cuidado! Em um casamento, por exemplo, a sexualidade ? muito importante, mas at? na cama a gente conversa. ? preciso escolher um parceiro que dialogue com a gente, porque ? isso que um casal faz por mais tempo na vida", resume L?cia.