Nascidos em 29 de fevereiro Fazer aniversário de quatro em quatro anos é uma ilusão.
A psicóloga e astróloga Rosângela Rossi explica o porquê

Marinella Souza
*Colaboração
09/01/2008

Fazer aniversário de quatro em quatro em anos parece um sonho. Teoricamente seria uma maneira de enganar o tempo e retardar o envelhecimento. Há quem diga que os nativos dessa data peculiar é dotado de características especiais e uma energia ímpar.

Na verdade, o indivíduo que nasce no dia 29 de fevereiro envelhece como todos os outros e as influências astrológicas são as mesmas de todo pisciano. A única diferença é que a data do nascimento fica ocultada a durante quatro anos.

A psicóloga e astróloga Rosângela Rossi (foto) explica que o ano bissexto é uma reorganização matemática que tem mais caráter político do que astrológico. Na verdade, trata-se de uma convenção, a posição e interferência dos astros não foi alterada com a mudança do calendário.

Foto de Rosângela Rossi "O calendário juliano, embora fosse bastante conveniente para os astrólogos, não era exato, então, foi feita uma modificação matemática para que a contagem do tempo ficasse correta", explica.

Segundo Rosângela, a alteração no mapa astral é mínima, a polêmica em torno da data se deve a pouca informação sobre o assunto. "O que acontece é que as pessoas mistificam muito o tema. A alteração no mapa astral é de poucos graus, nem o signo muda", diz.

Foto Bruno Diotti Para Bruno do Carmo Diotti (foto ao lado) ter nascido no dia 29 de fevereiro é estranho. "É uma sensação, digamos, esquisita, pois quando falamos a data de aniversário, quase ninguém acredita, por ser uma data bem diferente. E é confuso até mesmo na hora de preparar festa ou falar o dia que comemoro (geralmente dia primeiro)".

Bruno conta que as pessoas sempre estranham a sua data de nascimento. "As pessoas pensam que fazer aniversário nesta data é coisa de outro mundo,mas pra mim é normal, eu só tenho datas de aniversário a menos, mas os anos são os mesmos", esclarece.

Foto Bruno Diotti Segundo a astróloga, esse tipo de reflexão como a de Bruno é importante para desmistificar as crendices em relação à data. "As pessoas têm que entender que aquele que nasce no dia 29 de fevereiro comemora o aniversário normalmente, apenas altera a data: ou comemora no dia 28 ou no dia primeiro. Os astros influenciam a sua personalidade da mesma maneira. O fato de o dia estar ocultado não atrapalha em nada essa influência".

Letícia Magalhães (foto ao lado) também é consciente de que sua data de aniversário não a torna diferente de ninguém. "Isso de ser especial ou diferente por ter nascido em uma data que só acontece a cada quatro anos não tem nada a ver. Só aconteceu! Nada demais", garante.

Letícia diz não ter problemas com a data, mas admite que gostaria de ter sido registrada em outro dia. "Seria melhor comemorar meu aniversário no dia certo". Ao contrário de Bruno, a moça prefere comemorar no dia 28.

Influências astrológicas

Rosângela explica que os astros exercem influências na personalidade dos indivíduos, mas é preciso ter muito cuidado com isso. Segundo ela, a astrologia é uma ciência exata que conjuga diversos fatores e não se pode generalizar.

"O grande problema com a astrologia é que, quando ela não é feita com seriedade, acaba agendando tipologias que não correspondem à realidade e, alguns indivíduos se pautam por características que nem sempre são próprias dele", ressalta.

A astróloga acrescenta que nem só o signo influencia na vida do indivíduo. "O que determina a personalidade de uma pessoa é todo o mapa astral. Depende da hora, do local que a pessoa nasceu. Tudo isso é importante".

Ela comenta que o signo é a missão da pessoa na Terra, o que não quer dizer que ela tenha obrigatoriamente que ter todas aquelas características agrupadas na sua personalidade. "Toda pessoa deveria saber seu mapa astral correto para poder guiar sua vida de acordo com essas ligações e entender o conjunto do céu interior com o céu exterior" , ensina.

Imagem do signo de peixes Segundo Rosângela, os nascidos em 29 de fevereiro são piscianos."Eles estão no meio do zodíaco. São pessoas que, normalmente têm a espiritualidade ressaltada, são sensíveis e idealistas".

Essas características, bem como tantas outras comuns ao signo de Peixes, podem aparecer em maior ou menor intensidade em cada um porque, como já se disse, a personalidade de uma pessoa é influenciada por diversos fatores.

*Marinella Souza é estudante de Comunicação Social da UFJF

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.