Atletas de Juiz de Fora completam Ironman Brasil em pouco mais de 12 horas

Por

Segunda-feira, 30 de maio de 2011, atualizada às 12h06

Atletas de Juiz de Fora completam Ironman Brasil em pouco mais de 12 horas

Victor Machado
*Colaboração

Os atletas de Juiz de Fora Marco Capitão e Leonardo Poncinelli participaram do Ironman Brasil, considerada a maior prova de triatlhon do país, em Florianópolis, neste domingo, 29 de maio. Capitão terminou a prova em 12h1min19s, já Poncinelli fez o tempo de 12h27min17s. A prova, com 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42 km de corrida, contou com 1.823 triatletas de 34 países.

Segundo o treinador Marcos Hallack, o fato de os atletas conseguirem terminar o Ironman já é uma vitória. "É uma prova muito desgastante na qual o tempo não é o principal. O fato de terminar já é uma vitória, mas os atletas ficaram com bons tempos e não sentiram tanto durante os 180 km de ciclismo."

O treinador comenta que, durante uma prova de Ironman, o importante é conseguir superar os diferentes desafios que aparecem. "É um dia muito longo, com vários desafios. Acontece da bicicleta estragar, sofrer punições, tem o clima e o desgaste. É fundamental conseguir enfrentar todos os problemas e não desanimar, para terminar a prova."

Para Poncinelli, o maior desafio é aliar os treinamentos desgastantes e o trabalho. "A rotina é muito dura. O mais difícil é conseguir conjugar os treinos com o trabalho que, por si só, já causa um desgaste grande. Além disso, a prova é muito pesada." O atleta afirma que os ventos fortes em Florianópolis foram os maiores obstáculos naturais da prova.

Destaques

Hallack destaca o fato de Poncinelli ter tido que trocar de bicicleta duas semanas antes do evento. "A pessoa fica treinando e, de repente, tem um problema no equipamento. Ele teve que se adaptar a um novo posicionamento e ainda conseguiu melhorar em quase dez minutos a performance." O treinador ainda comentou a estreia de Capitão no torneio. "Foi excelente o tempo que ele conseguiu. Por ser a primeira vez, foi um ótimo resultado."

Outro destaque juiz-forano no fim de semana foi o atleta de elite Edson Nascimento, que chegou na segunda posição, em uma prova de 10 milhas (16 km), no Rio de Janeiro. "Entre 10 mil atletas, o Edson conseguiu a segunda posição. É um resultado importante, porque ele ficou entre os melhores do Brasil", afirma Hallack.

*Victor Machado é estudante do 7º período de Comunicação Social da Faculdade Estácio de Sá

Os textos são revisados por Thaísa Hosken