Estilo Vitoriano
Cores cl?ssicas e visual majestoso

Ana Let?cia Sales
10/07/02

Babados, mangas fofas, curvas escondidas, rendas, fitas e nada de grandes decotes. Esse ? o estilo Vitoriano que, com combina?es muito rom?nticas e um ar para l? de retr?, est? com tudo neste inverno. O nome vem da moda da corte da Rainha Vit?ria, que reinou na Inglaterra de 1837 a 1901. Na Era Vitoriana vigoravam a cintura baixa, punhos enfeitados, combina??o de branco e preto (em geral roupa toda preta apenas iluminada por detalhes brancos), as famosas botinas la?adas, sapatilhas e sapatos baixos, pelerines curtas (pequenas capas sobre os ombros) ou compridas.

No ano 2002 a moda se rende novamente a este estilo, mas com algumas modifica?es. Agora o que est? em alta s?o corselets e tops com barbatanas, mangas bufantes (com modelagem sequinha), sobretudo com golas retas (que escondem tudo que est? por baixo), recorte nos blazeres formando uma leve basque na cintura.




A cintura baixa, ombros desestruturados, babadinhos ou franjas nos acabamentos, pelerines e capinhas de ombro bem curtinhas tamb?m fazem parte das tend?ncias deste inverno. Mas ? preciso tomar muito cuidado com o look total, aquele que faz voc? parecer estar usando um traje t?pico. Na d?vida, use apenas alguns detalhes, n?o h? como errar assim.

Acess?rios e detalhes


Para os acess?rios os brincos compridos e cheios de detalhes s?o a grande pedida. O pesco?o vem com muitas correntes e amarra?es de fitinhas que fazem parte deste estilo. As botas de bico fino tamb?m s?o resqu?cios da Era Vitoriana. J? os cabelos v?m em penteados simples, sem enfeites, mas com cachos. J? a maquiagem deve ser m?nima: o rosto quanto mais p?lido melhor. Um visual s?brio, mas majestoso.



Confira as fotos de desfiles com as novas vers?es do estilo Vitoriano:

Moda de muitas gera?es


Aproveite que esta tend?ncia j? foi moda em muitas ?pocas e vasculhe os arm?rios da sua m?e e da sua av?. Com certeza voc? vai achar acess?rios ideais para usar, como camafeus, colares de p?rolas (que devem ser usados mais desestruturados e com muitas voltas), brincos compridos e al?m das camisas e sapatos com rendas e fitinhas.