• Assinantes
  • Autenticação
  • Mulher
    Aos pés da mule
    O chinelo de madame que ganhou as ruas

    Ana Letícia Sales
    9/08/02

    Sofisticadas e elegantes. Assim são um dos grandes sucessos da moda no momento, as mules. Aqueles tamancos estilo sapato chanel, mas sem abotoamento atrás, que viraram a febre da estação. O bico fino traz elegância para ocasiões mais formais, ao mesmo tempo que a abertura atrás confere um ar mais casual. Assim a mule se torna uma peça coringa que vai das ruas à boate e do barzinho ao trabalho.

    A mule na história


    No Egito, as sandálias eram feitas de folhas de palmeiras e identificavam a posição social. No século XIX, na França, os sapatos já haviam adquirido uma carga erótica, expressa na tela Olympia, de Manet, em que uma mulher nua calçava apenas uma mule (confira figura ao lado).


    Depois da Segunda Guerra, nos anos 40, cansadas do visual masculinos, as mulheres passaram a exibir os pés com sandálias. Mule significa "chinelo" em francês. O modelo da década de 40 era usado como chinelo feminino de quarto, com salto bem alto. Era o famoso "chinelo de madame", com plumas na parte de cima e, geralmente, cor-de-rosa.

    A mule e a moda

    Atualmente as versões são mais leves e baixinhas. E os materiais são inúmeros. Desde couro e camurça (com franjinhas) até os inabaláveis jeans, que compõem um visual super discontraído com calça capri jeans e camiseta branca. Aliás as combinações também são as mais variadas. A mule de salto baixo pode ser usada com calças amplas, como as pantalonas e com saias mais curtas ou na altura do joelho. Já as calças capri ou mais ajustadas pedem mules de salto um pouco mais alto.

    Mas cuidado! Jamais use meia com mule. Não tanto pela estética, mas pela segurança. Este tipo de calçado com meia escapa do pé e não dá firmeza.

    É o tipo de calçado que fica bem para quem tem uma agenda eclética. É uma opção confortável e elegante que permite ser usada o dia inteiro, com direito uma esticada noturna.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.