Acess?rios e biqu?nis para o ver?o
Moda compos?: voc? compra um biqu?ni e pode usar tr?s

* Renata Silva
19/12/03

O ver?o s? chega dia 22 de dezembro. N?o importa! O calor j? fez com que os biqu?nis invadissem as vitrines de Juiz de Fora. Cores c?tricas, estampas e acess?rios fazem da moda praia 2004 um verdadeiro estilo.

Para este ver?o, os pequenin?ssimos modelos resolveram sair de cena e dar lugar ?s tangas e suti?s mais comportados. Fio dental, nem se fala, s? mesmo para aquelas que est?o com tudo em cima, mesmo.

"A esta??o aposta em tend?ncias capazes de agradar a todos os gostos", afirma a propriet?ria de uma loja especializada em moda praia, Dirce Campobiango. A modelagem das calcinhas passa pelo sung?o, amarradinhos e tanguinhas.

Modelos para todos os gostos
Os suti?s valorizam os seios, atrav?s do bojo estruturado, do tomara-que-caia e frente ?nica, ou at? mesmo, do tradicional cortininha, que tamb?m aparece na vers?o cortin?o.

As cores acompanham a moda de rua e t?m o pink, o verde, o laranja e o azul como os carros chefes da areias escaldantes.



Os lisos e listrados podem ser conjugados, criando novas possibilidades. Por?m, a bola da vez ? o estampado, que pode ser de "flor?o", de "florzinha" e tamb?m de uma mistura de cores, formando algo psicod?lico.

As estampas florais v?m trabalhadas com apliques e bordados de mi?angas, respons?veis pelo glamour dos biqu?nis nesse ano. O formato das flores ? aproveitado para fazer um contorno com as mi?angas e dar um look fashion nas pe?as. Nos detalhes das laterais, podem ser usados o couro, a fibra de coco, a palha e a r?fia, materiais que d?o um toque de brasilidade.

A moda Compos?
A moda paria pode ser tamb?m criativa, ?nica e original. A empres?ria Denise Arbex, que trabalha h? 22 anos na ?rea, d? as dicas. Em sua loja, o biqu?ni ? montado pela cliente e ela garante que essa ? a f?rmula certa para se encontrar o biqu?ni perfeito! "A mulher n?o tem um corpo homog?neo e com isso passei a perceber nas clientes uma dificuldade de aceita??o dos moldes tradicionais, ?s vezes, uma tinha um quadril largo, mas a parte de cima era tamanho pequeno". A partir de ent?o, Denise resolveu inovar e conseguiu atender a muitas mulheres, vendendo as pe?as.

Nesse sentido, ela afirma que a cliente tem ainda a possibilidade de criar diferentes biqu?nis com apenas tr?s pe?as. "A pessoa pode adquirir um suti? vermelho com uma calcinha lisa da mesma cor e outra estampada nesses tons." Dessa forma, al?m de ter um modelo ?nico, ? permitido usar e abusar da criatividade.

(Clique nas imagens para ver as fotos ampliadas)



Acess?rios
O passeio ? praia ou ? piscina para ser completo tem que ter acess?rios. As sa?das de praia s?o indispens?veis para dar aquela esticada e tomar um banho de sol. Neste ano, elas v?m em tamanhos reduzidos, no formato de mini-saias, shortinhos e bermudas, mas nada impede que a boa e velha canga seja carregada na bolsa.

E por falar em bolsa, elas est?o com tudo e podem ser de palha, pl?stico e materiais sint?ticos. Em cores c?tricas ou transparentes mostram-se pr?ticas, com divis?rias para abrigar pentes, ?culos, protetor solar e todo o aparato de ver?o.

Os chinelos est?o cada vez mais originais, nos estilos traking e safari . Desenhados ou lisos eles est?o sendo aproveitados na moda de rua pelo conforto e leveza que proporcionam.

As pulseiras e braceletes de pl?stico ou palha v?m com apliques em cores exuberantes, combinando com o biqu?ni. Nos mesmos materiais, est?o os prendedores de cabelo e de canga, no formato de conchas e peixes. Um luxo!

(Clique nas imagens para ver as fotos ampliadas)



Apostando no Pac?fico
A gerente Jana?na Oliveira, explica que a cada ano sua grife trabalha com uma tem?tica diferente. "Para o ver?o 2004, buscamos inspira??o no Pac?fico Sul, atrav?s de estampas que exploram cores fortes e vibrantes". Os anos 60 tamb?m foram fonte para fazer uma releitura de tradicionais modelos de cal?as retas e largas, do mai? engana-mam?e e tomara-que caia.

Os bordados e detalhes v?m em murano italiano e ibisco. A modelagem mostra-se vers?til, com mai?s que podem ser usados como bodys, e camis?es que servem para a praia e para o dia-a-dia.

(Clique nas imagens para ver as fotos ampliadas)



Onde encontrar
  • Rosa Ros?
    (Galeria Constan?a Valadares, Loja 21) e Mister Shopping (Rua Mister Moore, 70) - (32) 3217-3066
  • Mac (Rua Batista de Oliveira, 235) e Mister Shopping (Rua Mister Moore, 70) - (32) 3215-5287

    Leia mais

  • A hist?ria do biqu?ni
  • Moda praia para crian?as

    *Renata Silva ? estudande do 5? per?odo de Comunica??o Social da UFJF