Linda para dormir Para mulheres que amam andar na moda, ? essencial fechar o dia com chave de ouro em uma bela e confort?vel lingerie noite

S?lvia Zoche
Rep?rter
13/09/2006
Clique no ?cone ao lado e veja algumas fotos de lingerie noite e tamb?m de pijamas infantis. Repare nos detalhes

Depois de um dia inteiro de compromissos em casa, no trabalho, com os estudos... o que se quer mesmo ? tomar um bom banho, colocar aquele velho pijama e "cair nos bra?os de Morfeu", n?o ? mesmo? Errado! O bom banho e dormir est?o corretos e merecidos, mas quanto ao velho pijama, h? controv?rsias. Argumentar que roupa de dormir mais "usadinha" ? mais confort?vel n?o ? desculpa. Roupas de dormir - que tamb?m podem ser chamadas de lingerie noite quando se tratam de mulheres - s?o confeccionadas para serem confort?veis e por que tamb?m n?o bonitas?.

Para a s?cia-propriet?ria de confec??o e de uma loja de lingerie noite, Rita de C?ssia da Matta Salim Gouv?a (foto abaixo), andar arrumada ? importante n?o s? na hora de sair na rua, mas na hora de dormir tamb?m. "Sempre gostei de dormir bem arrumada". Para Rita, as mulheres devem pensar em dormir com uma lingerie noite bonita n?o porque est?o na casa de algu?m ou somente para uma noite especial com o namorado. "Mas pra si mesmas, antes de tudo", diz.

Rita trabalha h? 17 anos com este ramo da moda, mas confessa que, apesar de muito antes j? gostar de belas roupas de dormir, n?o sonhava que este seria sua ?rea de trabalho. "A id?ia foi do meu marido para investir em confec??o em Muria?, mas pensando em vender para outros mercados". A parceria come?ou com a ajuda da m?e e da irm?. "As duas sempre foram muito criativas", conta.

E criatividade ? um dos requisitos importantes destacados por Rita para a elaborar uma cole??o, j? que, h? algum tempo, ? ela quem desenha e pensa nos modelos. "Fico atenta a tudo que vejo. N?o olho s? roupas de dormir. Se vejo uma blusa de sair com um detalhe interessante, j? imagino como ficaria na lingerie noite", e lembra que j? houv clientes que compraram o pijama para usar a blusa como roupa de sair.

"Gosto de seguir a moda, as cores, os tecidos. Tiro id?ia de tudo que eu vejo. Se estiver na moda o veludo, coloco um detalhe. Se ? a vez da renda, tamb?m uso". Atualiza??o ? outra palavra-chave, por isso sempre que pode, vai a feiras, como a Fenit e a Fenatex. "Tem que acompanhar as tend?ncias para ser diferente e inovadora", aconselha.

A cria??o de uma estampa exclusiva - a boneca Sany ? sua marca -, a combina??o dos chinelos com os pijamas, o pijama infantil no mesmo modelo do adulto, tecidos de boa qualidade s?o algumas das caracter?sticas que fazem a diferen?a na hora da compra.

"Uso bot?es nas camisas com tema de frutas, de pregador de roupa... Mas n?o incomodam, porque s?o s? para enfeites. Temos um modelo de pijama para os meninos com bot?es de carrinhos. Para as meninas, temos uma bonequinha de pano que fica no bolso do pijama", exemplifica.

O mais importante de tudo isso ? que Rita se sente gratificada com o que faz. "Eu gosto do que eu fa?o, eu adoro. Ter bom gosto e se modernizar tamb?m fazem a diferen?a", afirma.