Alto verão Roupas confortáveis, mas que não escondem a sensualidade da mulher

Sílvia Zoche
Repórter
09/11/06

Macacões e macaquinhos em jeans ou malha light. Qual modelo você prefere usar? Clique no ícone ao lado e responda.

Foto de uma cabideiros com vários estilos de roupas O calor parece que ainda está tímido e não dá o ar da graça com freqüência - pelo menos em Juiz de Fora. Há dias que é possível colocar um moleton para esquentar da friagem da manhã e da noite.

Mas quem disse que isso intimida as mulheres, que passam pelas vitrines da cidade e dão de cara com vários modelitos com a cara do verão? Mesmo que seja por curiosidade, elas entram nas lojas e vasculham as araras com peças coloridas, muitas delas em um tecido que já faz sucesso há algum tempo: a malha light.

Antigamente, ela era conhecida como malha fria, como explica a produtora de moda Tarcila Cajazeiras. A diferença é que a tecnologia também atua na produção de tecidos, que chegam mais resistentes, ecologicamente corretos, como os de fibra de bambu. Não só a malha light, mas vários são chamados de inteligentes.

Mais o light, especificamente, estão não só nas blusas e camisetas. Calças e bermudas foram muito usadas no outono/inverno e prometem invadir verão adentro. Porém, vão dividir o espaço e, talvez, até perder o lugar para os macacões e macaquinhos no alto verão.

Foto de Foto de Foto de

Macacões compridos ou de pernas curtas e os ombros à mostra. Quando são de malha light, a prioridade é que sejam mais largos, já que o tecido marca o corpo.

Os tecidos vem com diversos tipos de estampa, para todos os gostos. "A palavra moda vem de 'modo de vida'. Ela foi feita para as pessoas se adequarem", diz Tarcila. Flores, espirais, desenhos geométricos ou lisos. A escolha depende do projeto de coleção da grife. "Tem uma grife que lançou estamapas em torno do Cubismo, se inspirando em Tarcila do Amaral, Picasso. Isso depende do artista", analisa a produtora.

A estampa fica sobre fundos de tons claros como o bege ou o branco total. Para Tarcila, o azul e o verde predominam, enquanto as altas temperaturas não chegam. "A cartela de cores destas duas cores predominam. O vermelho e o amarelo devem ganhar força depois".

A gerente de uma loja de roupas somente em malha light, Luciene Quinelato, diz que as mulheres de Juiz de Fora não resistem ao preto básico e ao vermelho. "Com o verão, acho que as cores mais fortes vão ser mais vendidas", diz.

Além dos macacões de malha, os modelos jeans voltaram com força novamente. Eles chegam em modelos mais soltos no corpo ou mais justos e até com decotes super cavados para serem usados com uma camiseta que marque o corpo.

Foto de Foto de Foto de

Dependendo do que você coloca nos pés, é possível fazer um look básico, clássico, esporte e até clubber. Scarpim, salto fino, rasteirinha, plataforma. Dá para compor um visual diferente variando o modelo de sapato.

Os modelos de macacão dão chance para as mulheres que gostam de usar cordões compridos e grandes pingentes. Os cintos, tanto do mesmo tecido, quanto em couro ou em correntes são um charme todo especial e fazem uma bela composição.

Tarcila diz que o macacão é um revival dos anos 70, com um aspecto revitalizado, como a moda costuma fazer. "É bem estilo Dancin' Days", comenta a produtora de moda. ela enfatiza que as referências de moda do Brasil vem da Europa. "Cada estilista se identifica com alguma coisa".

Foto de Foto de Foto de

Tarcila gosta de fazer uma moda mais alternativa e atual, mas sem seguir o que todos fazem. "É claro que tenho algo comercial, mas prefiro algo mais alternativo, que não caia na overdose". Por isso, ela opta por ter em sua loja peças como saias, blusas e vestidos em balonê. São tecidos mais voltados para o linho, com bordados e babados. "Gosto muito dos short com corte de alfaiataria, dos babados, das batas grandes com bermudas".

Foto de Foto de Foto de
O que você usa
O que você prefere usar: macacão jeans ou de malha light?
      Malha light
      Jeans
      Os dois
      Não gosto de macacão nem de macaquinho
   

ATENÇÃO: o resultado desta enquete não tem valor de amostragem
científica e se refere apenas a um grupo de visitantes do Portal ACESSA.com.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.