Xadrez invade o ver?o Aplicado a tecidos leves, xadrez ganha a cara do ver?o
em vestidos, batas, bermudas e acess?rios

Priscila Magalh?es
Rep?rter
12/09/2008

O xadrez remete o pensamento a roupas grossas, pesadas, t?picas de inverno. Entretanto, ao dar uma volta pelas lojas que j? exibem a cole??o de ver?o, percebe-se que ele foi aplicado a tecidos leves, ganhando a cara da pr?xima esta??o.

Segundo a produtora de moda Tarcila Pipa Cajazeira, a estampa est? aparecendo em tecidos mais leves, como o algod?o. Os outros mais finos tamb?m exibem o xadrez. Pode-se encontrar a estampa em cetim e tafet?. Mas, ser? que vai emplacar? A vendedora Alexandra Martins diz que as pessoas est?o aderindo e que a procura est? grande.

O mais curioso ? que durante o inverno, a estampa n?o esteve t?o forte, como observou Alexandra. "As pessoas n?o estavam procurando tanto pelo xadrez na esta??o passada quanto j? percebemos para o ver?o". Muitos consumidores preferem n?o investir na estampa por medo de ficar com a pe?a encalhada no arm?rio. Mas, Tarcila garante que, no ver?o, ele continua com for?a total.

foto de roupa xadrez foto de roupa xadrez foto de roupa xadrez

Entre as cores mais em alta est?o o preto e branco e as tonalidades de amarelo. Na loja onde Alexandra trabalha h? roupas em cores muito variadas. "J? vendemos cinza com roxo, preto com cinza, bege com preto, e laranja, amarelo, azul e pink". A estampa ? aplicada em vestidos, batas, cal?as, bermudas e acess?rios.

Colares, broches e chaveiros em xadrez podem ser encontrados no mercado. Eles s?o combinados com outras pe?as, como bot?es e outros penduricalhos dos cord?es. Nos broches, tecidos em xadrez s?o usados ao lado dos de bolinha e das fitas.

foto de acessorio xadrez foto de acessorio xadrez foto de acessorio xadrez

Alexandra diz que os tecidos em xadrez est?o vindo com a estampa mais grosseira e tamb?m mais delicada. Para n?o errar na hora de escolher, Tarcila d? uma dica. "O xadrez mais largo tende a deixar a pessoa maior e o menor ? mais discreto". Assim, se o interesse ? o de disfar?ar o excesso de peso, opte pela estampa menor.

Tarcila ainda garante que o xadrez pode ser usado com outras estampas. "Tudo depende da proposta da pessoa". E completa dizendo que misturar est? em alta, j? que a moda tem permitido ser mais ousado e chamar a aten??o. "A moda est? com cara de j? te vi", diz ela.

Quem ? mais ousado pode usar o xadrez com a bolinha, por exemplo. Mas ela alerta. "Para n?o errar, procure usar o tom sobre tom".

foto de roupa xadrez foto de roupa xadrez foto de roupa xadrez