Na mira dos chocolates

Rep?rter: S?lvia Zoche
Edi??o: Ludmila Gusman
Designer: L?cio Tanini

Os pequenos ficam agitados com a chegada da P?scoa, porque sabem que v?o ganhar chocolate, acreditando ou n?o em coelhinho. Os pais devem ficar de olho para que essa crian?ada n?o exagere na comilan?a pra n?o ter, literalmente, dor de cabe?a depois.

De acordo com a nutr?loga Alice Amaral, comer muito chocolate, de uma vez s?, pode gerar, a curto prazo, enxaquecas, diarr?ias e at? intoxica??o. Nestes casos, ? indicado fazer hidrata??o caseira e fornecer alimentos leves. Em casos mais graves, o ideal ? levar ao m?dico.

A m?dio e longo prazo, o excesso de chocolate pode provocar, obesidade infantil (leia a mat?ria) e o aumento na taxa de triglic?rides e colesterol LDL (o chamado colesterol ruim). "A crian?a repete o que adulto faz. Se voc? pede pra ela n?o exagerar em determinada alimenta??o e v? voc? fazendo o contr?rio, n?o adianta".

Miriam Caldi d?Ornellas Bellotti e Fernando Eduardo Pinheiro Bellotti (foto abaixo), pais de Fernanda, 7 e Luiz Eduardo, 9 (foto acima), n?o conseguem controlar a vontade das crian?as no dia de P?scoa. "Quanto mais comem, mais eles querem", diz Miriam. "E quando comem, querem tudo de uma vez", completa Fernando. Mas afirmam que durante o resto do ano, a guloseima n?o faz parte do card?pio das crian?as. "Uma vez ou outra, eles ganham e costumo dar chocolate em p? no leite. No caso da Fernanda, eu misturo o light", diz Miriam.

E como na maioria das fam?lias, o que um filho ganha, o outro tamb?m tem que receber, eles costumam ser presenteados com o ovo de chocolate o preferido pelos dois. "Pode dar chocolate sim, mas de maneira equilibrada. Se parentes e amigos mais ?ntimos querem presentear, os pais podem combinar e negociar em dar outros presentes al?m do chocolate. Os pais d?o um ou dois ovos de chocolate somente, outra pessoa d? um brinquedo, roupa...", indica Alice.

Como Miriam vai ?s compras mais cedo, as crian?as acabam ganhando um ovo de p?scoa antes, al?m do que v?o receber na data. "Mas eu guardo, falo que n?o ? pra comer tudo e costumo esconder". S? que, como a maioria das crian?as, eles d?o um jeito de encontrar. Para Alice, o certo ? conscientizar em vez de esconder. "A crian?a ? esperta, inteligente. O melhor ? conversar e mostrar os motivos pra n?o comer chocolate toda hora".

Outra recomenda??o ? n?o dar nem barras de chocolates nem caixas de bombons, porque s?o alvos f?ceis de serem devorados. "Os ovos, hoje em dia, j? n?o v?m com tantos bombons e muitos s?o recheados com brinquedos. Neste ?ltimo caso, ? positivo, porque ? menos chocolate pra crian?a ingerir. Por outro, tem a crian?a que s? quer o brinquedo e acaba comendo chocolate a mais", analisa a nutr?loga (foto ao lado).

Outro conselho no dia de P?scoa ? fazer para a fam?lia uma refei??o gostosa e balanceada, levando o exemplo para o restante do ano.